Seguidores

quarta-feira, 27 de março de 2013

TREMOR DE 2.6 GRAUS ATINGE NORTE DO CEARÁ


 

Tremor de 2,6 graus atinge norte do Ceará

 
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou dois tremores de terra na região de Sobral, no norte do Ceará, nesta quarta-feira. Segundo os especialistas, o primeiro foi registrado pela manhã, e o segundo, às 12h41 (horário local), sendo este de 2,6 graus de magnitude e sentido com maior intensidade.

O subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, informou que casas nas cidades de Alcântaras, Meruoca e Sobral tiveram danos materiais. Segundo ele, ninguém ficou ferido.

Os pesquisadores da UFRN afirmam que a direção do epicentro dos abalos de hoje é a mesma de tremores anteriores, ocorridos nos dias 17 e 24 de março. "A conclusão é que o tremor de hoje ocorreu na parte mais profunda da Falha do Riacho Fundo sendo que os eventos anteriores ocorreram na parte mais rasa", informaram os especialistas. A atividade sísmica na Serra da Meruoca vem sendo monitorada e estudada pela UFRN desde 2008. 

Terra
 
Editoria: Astronomia
Sábado, 23 mar 2013 - 08h41    APOLO 11

Vídeo mostra bola de fogo cruzando estados da costa leste dos EUA

Uma pequena bola de fogo foi registrada na noite de sexta-feira sobre a costa leste dos EUA. O objeto se rompeu na alta atmosfera antes de atingir o solo provocando um clarão que foi registrado por uma câmera de segurança.
Bola de fogo sobre os EUA
Clique para ampliar
Pelo relato de testemunhas, o objeto se partiu em três pedaços e provocou um estampido, mas não há informação de que a passagem em alta velocidade tenha produzido alguma onda de choque. Futuros testemunhos poderão confirmar ou não essa informação.
A queda do meteoro foi registrada por uma câmera de segurança de um estacionamento na cidade de Seaford, no estado do Delaware, mas não mostra qualquer fragmento resultante da ruptura, talvez devido à distância ou baixa resolução da câmera. Informes locais indicam que o meteoro se deslocou no sentido sudeste.
Normalmente, rochas com mais de 30 quilos de massa inicial não se desintegram totalmente na atmosfera e seus fragmentos podem ser encontrados na forma de meteoritos após a atingirem o solo. Pelas imagens mostradas esse meteoroide tinha aproximadamente o tamanho de uma laranja e foi totalmente pulverizado pelo calor do atrito na atmosfera.
Pelas imagens, o brilho aparente do bólido atingiu magnitude negativa de -5, cerca de duas vezes e meia mais brilhante que o planeta Vênus.

Estatísticas
A Terra é constantemente bombardeada por pequenos asteroides e outros detritos espaciais, criando uma espécie de garoa de meteoros, alguns são tão brilhantes que podem ser vistos até mesmo de dia.

De acordo com cálculos feitos pelo astrônomo Bill Cooke, ligado à Nasa, bolas de fogo tão brilhantes quanto o planeta Vênus, como esse meteoro, ocorrem mais de 100 vezes por dia. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário