Seguidores

domingo, 3 de março de 2013

ÁGUAS DE MARÇO FECHANDO O VERÃO

DO CLIMATEMPO

Muita chuva no Sul nos próximos 10 dias

3 de março de 2013 às 07:41 por André Madeira

 
Nos próximos dez dias o ar quente e úmido que chega do norte do continente ainda favorecerá a formação de muita instabilidade sobre o Sul do País. Os volumes de chuva serão mais elevados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Até dia 6 o total de chuva fica por volta de 100mm no norte gaúcho e sul catarinense, podendo passar de 150mm em alguns pontos destas áreas. Entre os dias 7 e 11 o volume de chuva aumenta ainda mais. No centro-norte e no oeste do Rio Grande do Sul os acumulados de chuva podem passar de 200mm.

Linha de instabilidade junto a costa paraense

3 de março de 2013 às 06:56 por Paulo Takeshi
 
Zona de Convergência Intertropical, uma formação de nuvens que se desenvolve pelo encontro de alísios de dois hemisférios, está mais próximo ao continente. Com isso, aumento de umidade e vento de oeste mais forte sobre a costa do Maranhão e do Pará disparam uma extensa linha de instabilidade, que se propaga para o interior do continente. Esta formação provocou fortes pancadas de chuva em Belém no início da noite de sábado, e durante a madrugada alcançou o oeste do Maranhão e norte de Tocantins. Esta linha de instabilidade segue avançando pelo interior do Pará ao longo do dia, organizando nuvens carregadas inclusive sobre o leste de Amazonas.

Mais chuva no sul do Espírito Santo

2 de março de 2013 às 09:04 por André Madeira

O ar quente e úmido que chega do Norte do Brasil, juntamente com a presença de uma frente fria que atua no oceano, ao largo da costa do Sudeste, formou as nuvens carregadas que nas últimas 12 horas provocaram muita chuva no sul do Espírito Santo. A estação automáticas do INMET de Alegre registrou nas últimas 24 horas 51mm acumulados. Neste domingo a nebulosidade diminui. A chuva também diminui, mas ainda está presente.

Previsão de chuvas acima da média no litoral SP em março

As chuvas desse verão provocaram muito mais transtornos no Estado de São Paulo do que o último. Segundo dados da Defesa Civil, enquanto a estação de 2011/2012 teve 58 municípios atingidos, neste já são 148. O número de mortes é mais que o dobro nesse verão com 26 vítimas, contra 12 no ano passado. As pessoas desabrigadas e desalojadas também são maiores: 7030 esse ano e 1680 no verão passado.
Muitos desses transtornos foram registrados na última semana, quando a passagem de duas frentes frias sobre Estado causou muita chuva, especialmente no litoral do Estado, onde houve deslizamentos, rios e córregos transbordaram e invadiram casas, deixando centenas de pessoas desabrigadas.
Apesar desses problemas, as chuvas foram irregulares no Estado ao longo desse mês de fevereiro. Enquanto o acumulado ficou entre 400mm e 500mm em cidades do litoral, no interior o volume foi de apenas 115mm em Fernandópolis e 85mm em Lins.
E segundo os meteorologistas da Somar, a previsão para março é de chuva abaixo da média no centro e norte do Estado e volume acima do normal no litoral de São Paulo e nas cidades que fazem divisa com o Paraná. E devido a proximidade com o litoral, a Capital paulista também pode ter acumulados mais altos.
“Aliás, a combinação de água do mar mais quente que o normal, frentes frias acompanhadas de massar de ar frio mais intensas e topografia (serra do Mar) deve fazer com que tenhamos acumulados de chuva extremamente elevados na costa de São Paulo. Por isso, há condição para novos episódios de deslizamentos de encosta e inundações”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.

REDENOTICIA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário