Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2013

CHUVAS NO NORDESTE E SUDESTE

Funceme registra chuvas em 118 municípios após Dia de São José

Redação Web | 09h55 | 20.03.2013

Durante o feriado, o órgão chegou a registrar precipitações em 102 cidades cearenses


Atualizada às 13h45
Após a quantidade generosa de chuvas no Interior do Ceará na última terça-feira (19), Dia de São José, 118 municípios do Ceará registraram precipitações até às 13h desta quarta-feira (20).
118 dos 184 municípios cearenses registraram chuvas após o Dia de São José. FOTO: Reprodução/Funceme
>102 municípios registram chuvas no Dia de São José
O maior índice pluviómetrico foi constatado em Aurora (80 mm), a 465 km de Fortaleza, na região do Cariri. Chuvas acima de 50 mm também aconteceram nas cidades de Massapê (70,2 mm), Sobral (65,6 mm), Meruoca (59 mm), Cascável (51 mm), Mulungu (54 mm), Ipueiras (57 mm), Brejo Santo (57 mm) e Missão Velha (51,5 mm) 
No feriado da última terça-feira, a Funceme chegou a registrar chuva de 65,4 mm em Icó, que alagou ruas da cidade e causou transtornos à população. A previsão para as próxima 72h é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea, sul e Ibiapaba.
Segundo a crença popular, chuvas no Dia de São José indicam boa safra nas lavouras. Desde de novembro de 2012, 178 dos 184 municípios estão em estado de emergência devido à estiagem.

20/03/2013 13:47 - Atualizado em 20/03/2013 13:54

Sobe para 28 número de mortes após chuvas em Petrópolis

Mulher sofreu esmagamento das pernos e braço, além de uma fratura na costela

Subiu para 28 o número de mortos em decorrência dos temporais na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Drucilaine Alves Luminato, de 30 anos, estava internada desde a manhã de segunda-feira na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Santa Teresa.

A mulher morreu por volta das 19h de terça-feira, óbito que foi confirmado nesta quarta pela instituição médica. Ela foi uma das sete pessoas soterradas no bairro Alto Independência, no fim da noite de domingo. Resgatada por moradores na manhã do dia seguinte, a vítima sofreu esmagamento das pernas e do braço direito e fratura de costelas.

Há informações de que pelo menos dois filhos dela também morreram na tragédia, mas as mortes das crianças, que teriam quatro e dois anos, ainda não foram confirmadas.

O Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelos corpos de outras vítimas. Operários da prefeitura continuam retirando lixo e lama das ruas da cidade. A situação no Centro está normalizada, mas em bairros mais afastados ainda há diversas vias interditadas.


 Início

Chuvas deixam 219 desabrigados em Cubatão

Elaine Patricia Cruz - 20.03.2013 - 19h36 | Atualizado em 20.03.2013 - 19h48
 
São Paulo – Após as fortes chuvas que ocorreram nos dias 22 de fevereiro e 17 de março em Cubatão (SP), a prefeitura contabiliza 219 desabrigados na cidade. Eles são atendidos em dois abrigos: um deles no Centro Esportivo Castelão e o outro na Associação Cubatense em Defesa das Pessoas Deficientes.
Segundo a prefeitura, uma pessoa está desaparecida desde o último domingo. Equipes do Corpo de Bombeiros continuam na busca por um homem, de 40 anos, que acabou perdendo o equilíbrio enquanto se banhava em uma cachoeira, caiu e foi levado pela correnteza.
No domingo (17), quase um mês após ter sido devastada por inundações, Cubatão voltou a ser afetada por fortes chuvas. Em razão do transbordamento do Rio Cubatão e do afluente Pilões, e da maré alta, que atingiu 1,1 metro de altura, sete famílias do Caminho dos Pilões tiveram de ser retiradas de suas residências e levadas para o centro esportivo.
Os novos abrigados se juntaram às famílias que estão no ginásio desde a última enchente, em 22 de fevereiro. Ontem (19), mais 17 famílias da mesma região tiveram que ser removidas para o ginásio municipal. Segundo a prefeitura, as famílias recebem assistência, enquanto aguardam o auxílio moradia.
A prefeita Marcia Rosa e o coordenador do Programa Sócio-ambiental Serra do Mar, Fernando Chucre, se reuniram para definir o pagamento do auxílio moradia para as famílias desabrigadas.
A prefeita comprometeu-se a encaminhar, até o final desta semana, a lista dos desabrigados, acompanhada por um laudo sobre o estado de cada uma das moradias prejudicadas pelas chuvas. A lista será enviada para o governo estadual e, após dois dias, acredita-se que o dinheiro estará liberado para o pagamento.
O valor do benefício, segundo a prefeitura, é estimado em R$ 400. A primeira parcela, no entanto, será de R$ 1,2 mil, valor maior para ajudar no pagamento do seguro caução, que costuma ser cobrado nos contratos de aluguel das moradias.
Edição: Beto Coura

Nenhum comentário:

Postar um comentário