Seguidores

sexta-feira, 22 de março de 2013

CHUVAS NO BRASIL

Tragédia | 22/03/2013 14:26

Aumenta para 33 número de mortos pelas chuvas em Petrópolis

Segundo o governo, os trabalhos de buscas prosseguem no bairro de Quitandinha

Tânia Rêgo/ABr
Bombeiros trabalham em áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro
Bombeiros trabalham em áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Petrópolis: de acordo com a Defesa Civil, o temporal provocou 21 pontos de deslizamento ou alagamento em Petrópolis.
Rio de Janeiro - O número de vítimas fatais em decorrência das chuvas que atingiram na madrugada de domingo para segunda-feira passada a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, aumentou para 33, segundo a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o governo, os trabalhos de buscas prosseguem no bairro de Quitandinha. O Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) permanece monitorando as condições do tempo e possíveis registros de problemas nas cidades atingidas pelas chuvas.
De acordo com a Defesa Civil, o temporal provocou 21 pontos de deslizamento ou alagamento em Petrópolis. Das 33 vítimas fatais, três morreram em hospitais da cidade.


22/03/2013 08h41 - Atualizado em 22/03/2013 08h45

Funceme diz que há 40% de chances das chuvas ficarem abaixo da média

Há também 35% de chances para chuvas em torno da média.
Previsão é referentes aos meses de abril, maio e junho.

Do G1 CE

As chuvas devem continuar abaixo do normal no Ceará e nos outros estados do Nordeste nos dois últimos meses da quadra chuvosa (abril e maio) e o primeiro mês da pós-estação (junho). As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgadas nesta sexta-feira (22). Segundo o órgão, há 40% de chances para as precipitações ficarem abaixo da normal, 35% para chuvas em torno da normal e 25% de chances de chover uma quantidade acima da normal no período.
Em uma reunião realizada em Recife (PE), entre os demais órgãos responsáveis pelo estudo e previsão do tempo em todo Nordeste, a Funceme informou que não considerar significativa as mudanças das condições atmosféricas e oceânicas. Desta forma, apontaram probabilidades de chuvas semelhantes às do mês de março.
“Apesar dos registros de chuva em vários municípios cearenses durante esta semana, resultado da atuação de um sistema meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Ar Superior, as condições atmosféricas e oceânicas analisadas não se alteraram e deveremos ter um período chuvoso com precipitações abaixo da normal. O Pacífico mantém uma neutralidade e o Atlântico permanece com temperaturas desfavoráveis à aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuvas no Ceará, mas está posicionada distante do Estado”, explica Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme. Ela ressalta que, nos anos com chuva abaixo da normal, as precipitações têm característica de irregularidade temporal e espacial.
Previsão do Tempo
Segundo a Funceme, o Ceará permanece sob a influência de um Vórtice Ciclônico que deverá deixar o céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea, sul e Ibiapaba. “Houve registro de boas chuvas entre os dias 15 e 20 de fevereiro, por consequência de um Vórtice que atraiu a Zona de Convergência para o Estado. Agora, em março, outro vórtice favoreceu a ocorrência de precipitações até intensas nos dias 19, 20 e 21. Esses sistemas são típicos da pré-estação (dezembro e janeiro), mas podem atuar durante a quadra chuvosa. Eles têm baixa previsibilidade e, por isso, é importante o acompanhamento diário da previsão do tempo disponibilizada no site da Funceme”, destaca Meiry Sakamoto.

I

 Animação de imagem de 21.03.2013 as 22h.

15:25:24

Nordeste // Ceará

Ceará registra chuvas em 116 municípios em dois dias

Publicado em 21.03.2013, às 10h36


5691782106806395d306ef45bfe6993a.jpg
Chuva registrada no bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza, no dia 19 de março
Foto: Instagram/reprodução

Leonardo Heffer Do NE10/Ceará
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 116 dos 184 municípios cearenses entre os dias 19 e 20 de março. As chuvas claro variam entre 110mm e 14mm, ams significam um alívio rápido as regiões que estão sofrendo com a seca.

As chuvas, como reza a tradição cearense, vieram justo no dia de São José, padroeiro do estado. Para os cearenses, se chover até o dia 19 de março, é sginificado de bom inverno no estado. Mas a Funceme alerta para cautela, já que a previsão é de chuvas abaixo da média até maio.

As precipitações registradas nos últimos dois dias são resultado da atuação de um vórtice ciclônico, sistema meteorológico diferente do principal causador de chuvas no Estado, que é a Zona de Convergência Intertropical.

O Vórtice, que tem atuação mais curta, se aproximou do Ceará e está se distanciando. Assim, a previsão é de que haja uma diminuição da intensidade das chuvas até o fim da semana. Já a Zona de Convergência permanece sobre a parte norte do Oceano Atlântico, afastada do Nordeste brasileiro, reforçando a previsão divulgada pela Funceme em janeiro, apontando maior probabilidade de chuvas abaixo da média entre fevereiro e maio.

Segundo o boletim diário de chuvas da Funceme, entre 7 horas da manhã de terça-feira (19) e 7 horas desta quarta-feira (20), foram registradas precipitações em 116 municípios cearenses, sendo o maior registro em Mauriti (com 110 milímetros), seguido de Aurora (80mm) e Massapê (70,2mm). Na Capital, choveu 14,7 milímetros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário