Seguidores

domingo, 10 de março de 2013

CHUVAS NO BRASIL

10/03/2013 09h26 - Atualizado em 10/03/2013 09h26

Irregularidades nas chuvas prejudicaram a produção de flores

Cultivo das flores tropicais no Piauí começa a ficar ameaçado.
O período chuvoso não está sendo com o esperado, diz produtora.

Do G1 PI

No mês das mulheres aumenta o comércio das flores, mesmo com as chuvas irregulares deste ano que prejudicaram a produção das flores tropicais os produtores estão otimistas e acreditam no crescimento das vendas.
De acordo com a produtora de flores Graça Rodrigues, no ano de 2010 para 2011 as vendas tiveram um aumento de 20% e o negócio está cada vez mais lucrativo. “Isso é animador para quem trabalha no ramo de flores, mesmo com a preocupação no que diz respeito às chuvas, que ainda estão poucas”, fala.
Apesar do clima quente e úmido do Piauí ser favorável para o cultivo das flores, o plantio começa a ficar ameaçado. O período chuvoso não está sendo com o esperado, a produção de algumas espécies como os bastões, ficou comprometida e é uma das mais comercializadas no estado.
Graça Rodrigues disse ainda que a cada ano a produção aumenta, e ela acredita que o mercado ficará ainda mais aquecido. “Estamos aumentando a venda e com isso temos que elevar também a produção. Antes as pessoas não conheciam essas flores e hoje as pessoas admiram e logo compram”, afirmou a produtora.

Levantamento aponta poucas chuvas para os próximos meses no Estado do Piauí

sábado, 09 de março de 2013 • 15:46


Levantamento realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) revela que a análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil (Funceme, Inmet, Inpe) e do exterior (IRI, UK MetOffice, ECMWF, MeteoFrance), apontam para uma condição desfavorável às chuvas no Estado do Piauí, cujo prognóstico climático para o Estado foi a previsão, para o período de março, abril e maio de 2013, com maior probabilidade de chuvas abaixo da normal climatológica.
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a condição de neutralidade persiste no oceano atlântico, com predomínio da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) oscilando entre 0°C e -0,5°C, principalmente, no setor leste da bacia equatorial. No oceano Atlântico Tropical Norte e próximo à costa da África, ressalta-se a presença de anomalias positivas de TSM com valores em torno de 0,5°C. No setor sul da bacia, as anomalias de TSM ficaram com padrão entre normal e um pouco abaixo da média no centro do Atlântico sul e anomalias positivas superiores a 1°C ao longo da costa do continente Africano.

“Tivemos um mês de janeiro, de acordo com a climatologia, com poucas chuvas que se concentraram ao longo do setor oeste, com maiores acumulados na região dos Cerrados, cujo total no mês varia de 150,0mm a 250,0mm”, enfatiza Sônia. No setor Semiárido e Norte do Estado, os acumulados são de 76,0mm a 150,0mm. No mês de janeiro, observaram-se anomalias positivas (chuvas acima da média climatológica) na região Sul, mais precisamente no setor do Cerrado piauiense e anomalias negativas (chuvas abaixo da média climatológica) na região Norte e no Semiárido.

Pelo trabalho realizado pela equipe técnica da Semar, o mês de fevereiro registrou um abaixo da média climatológica na região Sul do Piauí, com desvios negativos que variaram de 100,0 mm a 200,0mm. Já no Norte do Estado, variaram de normal a levemente acima da média climatológica.
Sônia Feitosa acrescenta que o trimestre compreendido pelos meses março, abril e maio é caracterizado por chuvas fortes provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que principalmente em março e abril se aproxima de latitudes mais baixas (próximas ao Equador), promovendo condições favoráveis às chuvas mais volumosas no Piauí, principalmente na região Norte do Estado.

“Eventos fortes de precipitação são comuns nessa época do ano, haja vista os sistemas produtores de chuva atuantes no período, favorecerem precipitações com essa característica”, ressalta.

Neste trimestre, os acumulados de precipitação são maiores devido à proximidade da ZCIT sobre o Norte do Estado, cuja configuração favorece o aumento das chuvas na região Central e Norte do Piauí, quando nestas áreas, os totais acumulados no trimestre podem atingir valores superiores a 700,0 mm.

Fonte: Ccom
 
iBahia 
Publicada em 09/03/2013 às 06h44. Atualizada em 09/03/2013 às 06h44

Chuvas fracas e isoladas em Salvador e Região Metropolitana neste final de semana


Para a faixa litorânea do estado, incluindo a capital baiana, as temperaturas previstas serão típicas de verão


Editoria Notícias & Empregos
Segundo previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo em Salvador e Região Metropolitana neste sábado (9) e domingo (10), deixando o céu  parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas. As temperaturas deverão variar entre mínimas de 24°C e máximas de 34°C.

A massa de ar quente e seco que vem atuando há várias semanas sobre o Nordeste brasileiro continua influenciando as condições do tempo, mantendo a nebulosidade reduzida e com pouca possibilidade de ocorrer chuvas sobre esta Região.

Na Bahia, essa massa de ar deve atuar com mais intensidade nas regiões Norte, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e São Francisco, onde a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, e com pouca chance de ocorrer chuvas. Ainda assim, no extremo oeste do estado e nas áreas mais próximas ao litoral das regiões Sul e Recôncavo há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, sendo estas mais frequentes no final da tarde e durante a noite.

A permanência dessa massa de ar também está contribuindo para elevação das temperaturas em todo o estado, sendo que os maiores índices são esperados para as regiões Norte, Nordeste, São Francisco e Oeste, com máximas variando entre 35°C e 38°C. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as temperaturas serão mais amenas, essas máximas deverão oscilar entre 28°C e 34°C, enquanto que, as mínimas poderão chegar aos 17°C, principalmente nas áreas serranas dessas regiões.

Para a faixa litorânea do estado, incluindo a capital baiana, as temperaturas previstas serão típicas de verão, com valores oscilando entre 24°C (mínimas) e 34°C (máximas), de acordo com o INEMA.

 
 

9/3/2013 às 22h59 (Atualizado em 10/3/2013 às 08h54)

Duas pessoas são arrastadas por enxurrada e morrem durante temporal em São Paulo

Vítimas ficaram presas embaixo de carro na rua Vergueiro, no Ipiranga

Do R7
Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo Homem tentou salvar criança de enxurrada
Um homem e uma adolescente de 14 anos morreram afogados na noite deste sábado (9) após serem arrastados por uma enxurrada na rua Vergueiro, no bairro do Ipiranga, zona sul da cidade de São Paulo.

Segundo a Polícia Militar, a criança estava sendo arrastada pela água quando um adulto a viu e tentou salvá-la, por volta das 19h30. Porém, os dois acabaram se afogando e morreram no local.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para socorrer as vítimas, que ficaram presas embaixo de um carro. O caso será registrado no 16ºDP. 

Chuvas em São Paulo

As fortes chuvas que caíram na cidade de São Paulo neste sábado (9) deixaram diversos estragos por toda a cidade. No pico do temporal, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) registrou 37 pontos de alagamento em toda a capital, sendo que a Lapa (zona oeste) foi a região mais atingida. 
O CGE emitiu um novo aviso às 23h55, retirando todas as regiões do estado de atenção. Até as 23h, o órgão registrava 23 pontos de alagamento, sendo 13 intransitáveis e 10 transitáveis. A subprefeitura da Lapa esteve em estado de alerta das 18h57 às 20h54 devido ao transbordamento do córrego Ribeirão Vermelho. As subprefeituras de Perus e do Ipiranga entraram em alerta às 21h e 20h17, respectivamente.

A cidade inteira ficou em estado de atenção por quase seis horas, das 18h06 às 23h55. Por volta das 23h, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 17 árvores caídas e 125 semáforos com problemas, sendo 56 em amarelo intermitente e 69 apagados. Há também problemas na rede de trólebus na avenida São Luís próximo a Praça da República e na Praça Vilaboim.

A CET chegou a registrar, nos 868 km de vias em que monitora, durante o pico da chuva, um congestionamento maior que o dobro da média para o horário em uma tarde de sábado.

O Corpo de Bombeiros também registrou diversos caso de chamados para atendimento a pessoas ilhadas ou sendo levadas pela enxurrada.

Também houve alguns casos de desabamentos, um deles foi o piso de um estacionamento, também no bairro do Ipiranga, que cedeu, outro caso foi do teto da praça da alimentação do shopping Continental, no bairro Jaguaré, zona oeste da cidade, que também cedeu. Em ambos os casos niguém ficou ferido.

Entre os 23 pontos de alagamento, a região mais afetada pela chuva, foi a Lapa, com 11 locais alagados.

As linhas do Metrô da capital funcionaram com velocidade reduzida, à exceção da Linha 4-Amarela, administrada pela Via Quatro.


09/03/2013 10h09 - Atualizado em 09/03/2013 10h38

Simepar registra mais de 2 mil descargas elétricas em Cascavel

Tempo fechou no fim da tarde de sexta-feira (8).
Moradores se assustaram com a quantidade de raios.

DO G1 PR, em Cascavel

Raios em Cascavel (Foto: Jefferson Lobo / Arquivo Pessoal)Raios foram registrados entre às 20h e 23h de sexta-feira (8)  (Foto: Jefferson Lobo / Arquivo Pessoal)
Os moradores de Cascavel, no oeste do Paraná, se assustaram com a grande quantidade de descargas elétricas registradas na noite de sexta-feira (8). O tempo fechou no fim da tarde, mas não houve registro de chuvas. De acordo com o Intituto Tecnológico Simepar, o fenômeno é normal para esta época do ano devido às altas temperaturas.
Ainda segundo o Instituto, foram registrados 2.236 raios entre às 20h e 23h de sexta. Segundo o meteorologista Reinanaldo Kneib, houve registros de chuvas isoladas na área rural de Cascavel, mas não chegou à cidade. Como era noite, os moradores puderam ver melhor os raios que caíram a cerca de 20km da cidade.
O meteorologista também informou que há previsão de chuva acompanhada de temporais para a tarde deste sábado (9) devido ao calor elevado. No domingo (10) também há chances de pancadas de chuva em boa parte do dia. A temperatura deve ficar na casa dos 28º. 
Raios em Cascavel (Foto: Paula Viecelli / Arquivo Pessoal)Segundo o Simepar, raios são normais nesta época do ano (Foto: Paula Viecelli / Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário