Seguidores

sábado, 2 de março de 2013

NOVA FRENTE FRIA CHEGA AO BRASIL



 Imagem das 09h de hoje, mostra Frente Fria sobre a fronteira sul do Brasil com formação de ciclone extratropical.


Carta sinótica de hoje mostra ciclone com pressão de 998hPa.






DO CLIMATEMPO

Frontogênese no leste da Argentina

 

Frontogênese no leste da Argentina


2 de março de 2013 às 01:37 por Paulo Takeshi

Um sistema de Baixa Pressão desenvolve no leste argentino iniciando a formação de uma nova frente fria no nordeste do país. Instabilidade associada ao sistema já provocou fortes temporais em Cordova durante a madrugada. A frente se organiza sobre o Uruguai na manhã deste sábado e deverá atingir o oeste gaúcho no final do dia. Ainda no decorrer do dia, Baixa Pressão se aprofunda ao largo da costa da província de Buenos Aires intensificando o vento pré-frontal com fortes rajadas no centro-sul e leste gaúcho. Vento intenso contribui também para aumentar a agitação no mar em toda a costa gaúcha e catarinense. Este vento deverá provocar forte aquecimento na região central do RS por conta da interação com a topografia, fenômeno conhecido como efeito Föhn. Após a passagem frontal, a massa de ar polar que acompanha este sistema deverá provocar esfriamento na quarta-feira, quando a região serrana gaúcha e catarinense deverá amanhecer com temperatura inferior a 10 graus. 





DO BOM DIA BRASIL  G1


Edição do dia 01/03/2013
01/03/2013 09h21 - Atualizado em 01/03/2013 09h21

Frente fria chega ao sul do país e provoca chuva no fim de semana

A sexta começa com uma Zona de Convergência de Umidade, que concentra nuvens carregadas entre Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

As chuvas de fevereiro bateram recorde em São Paulo. Choveu mais do que em fevereiro do ano passado.
E as águas das duas primeiras semanas de março devem ficar dentro da média em boa parte do sudeste do país. Em São Paulo, Rio de Janeiro e no leste de Minas deve chover entre 50 e 100 milímetros. Já no norte de Minas a estiagem deve continuar.
Em Monte Azul, no semiárido mineiro, a seca está castigando os agricultores. Rios estão praticamente secos, quando deveriam estar cheios por causa dessa estação que é a mais chuvosa. As lavouras não vão produzir o esperado.


Neste fim de semana, uma nova frente fria deve chegar ao sul do país e provocar chuva do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná. E tem boa notícia para o Nordeste: pode voltar a chover na faixa leste da região.


 O DIARIO.COM
  • Chuvas em fevereiro superam em 96,25% a média histórica para o mês em Maringá

  • Larissa Ayumi Sato

Maringá encerrou fevereiro com 96,25% mais chuvas do que a média histórica para o mês. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os 314 mm registrados são os maiores volumes contabilizados em fevereiro desde o início dos trabalhos do Simepar, em outubro de 1998.
No mês passado, choveu 154 mm a mais do que os 160 mm de média em Maringá. No dia 13, o Simepar já havia registrado precipitação de 163 mm.
"É normal, para a época do ano, chover muito. São chuvas de sistemas que se formaram sobre a região, com comportamento não regular. Como fez bastante calor e muita umidade se formou sobre a Argentina e o Paraguai, isso acabou influenciando nas chuvas que caíram sobre o Paraná", afirma a meteorologista do Simepar, Vanessa D'Ávila.

 Ponta Grossa, Sábado, 02 de Março de 2013
JORNAL DA MANHà


Publicado em 02 de Março de 2013, às 00h00min | Autor: Daniel Petroski

Chuvas deixam produtores da região em alerta

A quantidade de chuva foi quase o dobro do esperado para o mês de fevereiro segundo dados do Simepar. Com isso, a colheita de milho foi comprometida e parte da produção do estado


Credito: Clebert Gustavo Credito: Clebert Gustavo
O excesso de chuvas comprometeu em partes a produção de milho do estado

Segundo dados do Instituto Tecnológico Simepar, choveu 328,5 milímetros no mês de fevereiro no Paraná. A meteorologista do Simepar, Angela Beatriz Costa, revela que a quantidade de chuva foi quase o dobro do esperado para o período. “Nossa expectativa era de que fosse registrado 185 milímetros de chuva”.
Para a profissional, isso se deu por inúmeras variações climáticas que ocorreram no período. “Normalmente esse mês já é chuvoso. Todavia, alguns fatores contribuíram para aumentar ainda mais. Entre eles está o aquecimento do Atlântico Norte, Oscilações climáticas em direção à região sul e sudeste, Frentes frias que também se deslocaram rapidamente para nossa região, enfim, foi uma junção de fatores que culminou nesse resultado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário