Seguidores

domingo, 31 de março de 2013

FORTES CHUVAS EM PORTUGAL


 
atualizado às 18h45

Fortes chuvas fecham estradas e provocam inundações em Portugal

No total, de acordo com as autoridades portuguesas, 17 distritos declararam estado de alerta amarelo em função das precipitações


As fortes chuvas deste fim de semana acarretaram no fechamento de dezenas de estradas em Portugal e também provocaram inundações, transbordamento de rios e deslizamentos de terras.

Segundo os serviços de Defesa Civil de Portugal, 40 estradas nacionais foram fechadas ou tiveram sua circulação limitada nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Santarém e Viseu, no centro e norte do país.

No total, de acordo com as autoridades portuguesas, 17 distritos declararam estado de alerta amarelo.

O de Santarém, no centro do país, foi o mais afetado. Por conta de transbordamentos no Rio Tejo, pelo menos 16 estradas foram cortadas neste distrito, que também sofreu com inundações na região agrícola.

O caso mais grave foi registrado na aldeia Reguengo do Alviela, onde os moradores ficaram isolados após os acessos à cidade terem ficado debaixo d'água.

As chuvas deste fim de semana também provocaram o transbordamento do Rio Douro, que, em sua passagem pelo Porto, inundou comércios da região portuária da cidade.

Na região central do país, outros rios também transbordaram, como o Degebe, que corta a cidade alentejana de Évora, e o Sizandro, que também causou perturbações no trânsito em Torres Vedras.

Na cidade de Braga, no norte do país, a chuva provocou o deslizamento de terras e pedras em uma das vias principais de acesso à cidade, que, por sinal, foi fechada ao tráfego de veículos.

Os problemas causados pelas chuvas também provocaram a morte de duas pessoas na última sexta-feira em Arouca, a cerca de 20 quilômetros do Porto, onde um automóvel foi arrastado pela enchente até o Rio Arda.


EFE 
JN    


Chuvas fortes e vento até 90 km/h para este sábado

Publicado em 2013-03-29

Quatro distritos de Portugal continental estão, este sábado, sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido a previsões de chuva forte e persistente, ventos de rajada e agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
foto Henriques da Cunha / Global Imagens
Chuvas fortes e vento até 90 km/h para este sábado
A chuva e os fortes caudais nos rios Tejo e Zêzere provocam inundações na zona ribeirinha da vila de Constância
Os distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra e Aveiro são os quatro que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) considera estarem em "situação meteorológica de risco moderado a elevado" até às 9 horas, devido a "períodos de chuva forte e persistente, em especial nas zonas elevadas".
Estas regiões também estão sob aviso amarelo, ou seja, apresentam riscos para determinadas atividades, devido ao vento de rajada e, nas zonas litorais, a ondas de quatro a cinco metros.
Outros 10 distritos - Bragança, Braga, Porto, Viana do castelo, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Lisboa e Setúbal - estão sob aviso amarelo devido a chuva forte a vento de rajada e, nas zonas litorais, a agitação marítima, refere o IPMA.
De acordo com o instituto, a previsão do tempo para este sábado aponta para céu geralmente muito nublado e chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro, em especial até meio da tarde.
Nestas zonas é também possível ocorrer trovoada e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

 IONLINE

Mau Tempo: cerca de 150 pessoas resgatadas em Campo Maior

Por Agência Lusa, publicado em 31 Mar 2013 - 21:58 | Actualizado há 1 hora 46 minutos
  
  • Chuva
Cerca de 150 pessoas de Campo Maior (Portalegre), que se encontravam acampadas junto ao rio Xévora, estão a ser resgatadas pelas autoridades, após a subida do caudal, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
“As pessoas, entre as quais crianças, estão isoladas, mas ninguém corre perigo de vida. Muitas destas pessoas perderam tudo no acampamento e por isso estão mais afetadas com o sucedido”, relatou Ricardo Pinheiro.
Anualmente, na época da Páscoa, as populações do concelho de Campo Maior deslocam-se para o campo, para junto da Ermida de Nossa Senhora da Enxara, junto à aldeia de Ouguela, onde realizam vários festejos de caráter religioso, permanecendo naquele lugar durante vários dias.
A subida do nível da água no Rio Xévora, poderá ter sido provocada por descargas na barragem de Abrilongo e devido à chuva forte que está a assolar aquela região alentejana.
Nas últimas horas, o pontão de circulação rodoviária ficou submerso, deixando isoladas cerca de 150 pessoas.
“As pessoas não conseguem chegar à igreja e nós estamos a efetuar o resgate com veículos todo o terreno, a partir do lado de Albuquerque, em Espanha, pois do nosso lado as vias estão intransitáveis”, relatou.
De acordo com o autarca, desde Espanha até aquele local as viaturas têm que percorrer “vários quilómetros, entre ribeiros”.
Ricardo Pinheiro acrescentou ainda que as autoridades não vão proceder ao resgate de todas as pessoas que se encontram no local, uma vez que existem “vários grupos” que querem permanecer naquele lugar e “esperar” que os caudais baixem.
Em declarações à Lusa, Maria Cordeiro, de 70 anos, relatou que costuma frequentar aquela romaria “desde sempre” e que “nunca” tinha assistido a uma situação deste tipo.
“Estou muito nervosa, as barracas estão todas afundadas, não temos nada”, lamentou.
Maria Cordeiro acrescentou ainda que, quando se apercebeu que as águas estavam a subir, refugiou-se num ponto alto para se “salvar”.
Além dos meios do município que estão a efetuar o resgate, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou à Lusa que estão no terreno 23 elementos de cinco corporações de bombeiros (Campo Maior, Alter do Chão, Gavião, Nisa e Sousel), auxiliados por 10 viaturas e um barco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário