Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2013

CHUVAS ACIMA DA MÉDIA

DO CLIMATEMPO

Chuva de março em São Paulo

11 de março de 2013 às 00:55 por Josélia Pegorim

A chuva de sábado, 9 de março, caiu forte por toda a cidade. Na zona norte, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou um acumulado de 75,6 mm na estação meteorológica do Mirante de Santana, entre 10 horas de sábado e 10 horas do domingo. Foi o maior volume de chuva em 24h registrado este ano neste local da cidade. A última chuva tão volumosa em 24 horas registrada pelo Inmet foi de 114,3 mm, entre os dias 14 e 15 de dezembro de 2012.

Embora em outros locais da capital o volume de chuva de sábado tenha sido até mais elevado do que o do Mirante, a quantidade de chuva que caiu por lá fez com que o volume acumulado em março atingisse pouco mais da metade da média normal para o mês.  O total de chuva acumulado em 10 dias está 95 mm, sendo que a média normal fica em torno dos 180 mm.



As pancadas de chuva serão frequentes esta semana à tarde e à noite, com risco de novos temporais. Além calor e da umidade alta, a passagem de mais uma frente fria pelo litoral paulista nesta segunda-feira vai facilitar a formação das nuvens de temporal.

  

Isso é ou não é influência de um El Niño fraco ou moderado???
Tá certo que também o Oceano Atlântico Sul também está mais quente, principalmente no litoral de São Paulo e Paraná, mas as frentes frias estão chegando com mais intensidade e isso só pode ser resultado da influência do Oceano Pacífico, ou seja, EL NIÑO. Ninguém fala sobre isso. A imprensa nem questiona sobre essa possibilidade. Mas pra mim, está muito claro, visível nas imagens de satélites esse fenômeno, que está ocorrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário