Seguidores

terça-feira, 12 de março de 2013

VOLTA A SECA NO NORDESTE

 Seca no Nordeste, é outra característica de El Niño.

DO CLIMATEMPO

Secura no Nordeste

12 de março de 2013 às 13:50 por Josélia Pegorim

O ar muito seco que predomina sobre o Nordeste impede o crescimento de nuvens na maior parte da Região. No começo da tarde desta terça-feira, a umidade relativa estava abaixo de 20% no interior da Paraíba e de Pernambuco.

Às 14 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a umidade relativa do ar era de 18% em Patos, no sertão da Paraíba, e de 19% em Serra Talhada e Cabrobó, duas cidades do interior de Pernambuco. Em Ibimirim (PE), o nível de umidade era de 20%.

Muitas áreas do interior da Bahia, do Ceará, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte registravam índices de umidade entre 20% e 30%, às 14 horas, mas com tendência de baixar ainda mais.

A falta de umidade inibe o crescimento das nuvens e afasta a chuva.

Na imagem de satélite do Nordeste, do começo da tarde desta terça-feira, as regiões em cor muito escura no nordeste da Bahia, interior de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco indica as áreas com os menores índices de umidade do ar.



Esta situação não vai se alterar muito nos próximos dias. Há previsão de pancadas de chuva para o Maranhão, Piauí e em locais do centro-oeste e sul da Bahia. Mas para as outras áreas do Nordeste, a chance de chover é remota, pelo menos até o dia 16 de março.





12/03/2013 17h58 - Atualizado em 12/03/2013 18h02

Defesa Civil alerta para temporais e ondas de 2 a 3 metros de altura em SC

Há chance de granizo isolado e ventania com rajadas acima de 100km/h.
Instabilidade aumentou por causa do deslocamento de um ciclone.

Do G1 SC

Instabilidade predomina em Florianópolis, com previsão de temporais (Foto: Géssica Valentini/G1)Instabilidade predomina em Florianópolis, com previsão de temporais (Foto: Géssica Valentini/G1)
Após o registro de temporais nos últimos dias em Santa Catarina, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a possibilidade de novas ocorrências entre esta terça-feira (12) e madrugada e manhã de quarta-feira (13). A previsão é de temporal com granizo isolado e ventania com rajadas acima de 100km/h e risco de alagamentos e deslizamentos.
O órgão também alerta que há risco à navegação e possibilidade de ressaca, especialmente entre Florianópolis e o Sul. As ondas variam entre 2 a 3 metros de altura e o vento pode fazer com que a água chegue à costa, o que pode causar a invasão do mar e erosão em áreas suscetíveis.
De acordo com a Epagri/Ciram, nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte há risco maior de alagamentos e deslizamentos, pois o solo está encharcado e a rede de drenagem foi afetada pelas chuvas nos últimos dias.
Ainda conforme a Epagri/Ciram, a instabilidade e a nebulosidade aumentaram ao longo do dia por causa do deslocamento de um ciclone por Santa Catarina. O fenômeno causa chuvas em todas as regiões, especialmente do Oeste ao Sul do Estado. Nestas regiões estão previstos índices acumulados de 60 a 80mm. Em algumas regiões o nível pode chegar a 100mm.
Ao longo do dia, o tempo melhora e podem ocorrer aberturas de sol em quase todo o estado. Já na quarta (13) e início de quinta-feira (14), a previsão é de vento moderado a forte, com rajadas de 60 a 90km/h, associadas a um sistema de baixa pressão (ciclone) próximo a costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário