Seguidores

segunda-feira, 4 de março de 2013

FORTE CICLONE EXTRATROPICAL EM PORTUGAL


Instituto Portugues do Mar e Atmosfera - Homepage

 

Chuva e vento forte até ao final da semana

Nesta segunda-feira, o distrito de Faro e a Madeira estão sob aviso laranja.
Semana será de chuva e vento, que será mais forte a partir de quinta-feira Manuel Roberto/Arquivo
A semana começa chuvosa e deverá manter-se assim até sexta-feira, com previsão de vento forte. Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito de Faro e a ilha da Madeira sob aviso laranja devido ao vento e ao mar agitado. O resto do país está todo sob aviso amarelo, à excepção de Bragança, onde não há qualquer aviso.
Faro está sob aviso laranja até às 15h59 desta segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem ir até aos quatro a cinco metros no Cabo de S. Vicente (Sagres). Até às 16h00, está previsto vento até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral. O distrito está também sob aviso amarelo até às 21h00 de terça-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e a possibilidade de ocorrência de trovoada. Devido ao mau tempo, estão encerradas as barras marítimas de Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António.
Na Madeira, deverá registar-se vento forte com rajadas que podem atingir os 120 quilómetros por hora nas regiões montanhosas. O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, está em vigor até às 6h00 de terça-feira.
Este é o resultado da passagem de uma "depressão complexa", segundo disse à TSF a meteorologista Ângela Lourenço. "O território do continente vai começar a ser afectado por uma depressão complexa, que está centrada sobre o Atlântico, entre os Açores e a região da Península Ibérica, e vai já hoje [segunda-feira] começar a ser afectada por chuva forte, essencialmente nas regiões acima do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. O vento também a soprar com intensidade, com rajadas nas terras altas, essencialmente na Serra da Estrela, poderá atingir os 110 quilómetros por hora, e também o vento a soprar com alguma intensidade no litoral, com rajadas que poderão atingir 85 quilómetros por hora", explicou a meteorologista.
Com base nessas previsões, o IPMA colocou 17 distritos de Portugal continental e os grupos central e oriental dos Açores sob aviso amarelo. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu, Coimbra e Aveiro estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte (até às 23h59 desta segunda-feira) com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Leiria, Setúbal, Beja e Faro por causa da previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 110 quilómetros por hora nas terras altas e períodos e chuva acompanhados de trovoada.
Ainda sob aviso amarelo estão os distritos de Évora e Santarém, prevendo-se períodos de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoadas até às 23h59.
O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os grupos Central e Oriental dos Açores devido à previsão de vento, chuva e agitação marítima.
Subida da temperatura mínima
Na região Norte prevê-se para esta segunda-feira céu muito nublado, períodos de chuva em geral fraca a partir do meio da manhã, tornando-se moderada a partir da tarde, vento fraco a moderado de sueste, soprando forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Para as regiões do Centro e Sul, a previsão aponta para céu muito nublado, períodos de chuva por vezes forte nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e acompanhados de trovoada. Deverá nevar nos pontos mais altos da Serra da Estrela, registando-se ainda vento moderado a muito forte nas terras altas, com rajadas até aos 110 quilómetros hora e uma pequena subida da temperatura mínima.
O tempo chuvoso deverá manter-se até ao final da semana, com o vento a passar de moderado a forte na quinta-feira e sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário