Seguidores

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

AQUECIMENTO DAS ÁGUAS DO ATLÂNTICO SUL

Vemos nos mapas abaixo, que houve um aumento de 1°C já no período entre os dias 09  e 13 de dezembro de 2012 tanto no Atlântico Sul, quanto na região de El Niño no litoral do Equador, Peru e norte do Chile.
 

Acima a temperatura no litoral do Equador era de 20°C e passou para 21°C. No Atlântico Sul, região sul do Brasil, temperatura era de 22°C e passou para 23°C.
 

Vejamos aqui, as implicações nisso:

Aquecimento no oceano pode trazer chuva

Nenhuma área do Atlântico Sul apresenta temperatura do mar tão acima da média como a área entre a costa de Buenos Aires e o litoral do Rio Grande do Sul, neste momento. São várias as conseqüências deste aquecimento. Primeiramente, o mar aquecido tende a favorecer mais chuva no Leste gaúcho, Região Sul e Região Sudeste. Além disso, o Atlântico quente atenua um pouco os efeitos da neutralidade no Pacífico que torna a chuva mais irregular no território gaúcho, com potenciais prejuízos para o campo, sobretudo a cultura de milho nesta época.

Também é conseqüência o aumento da intensidade dos ciclones e sistemas de baixa pressão que se formam ao redor do Rio da Prata. O Uruguai teve dois intensos em setembro e outubro. No mar aquecido, favorece a presença de águas-vivas. Nos últimos dias, na praia do Cassino, em Rio Grande, foi observada uma grande quantidade de medusas (águas-vivas). 

Fonte:
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=475998 

Nenhum comentário:

Postar um comentário