Seguidores

domingo, 2 de dezembro de 2012

CHUVAS FORTES EM SÃO PAULO


 
 

Chuva põe regiões de São Paulo em estado de atenção

01 de dezembro de 2012 16h07 atualizado às 19h23
Nuvens carregadas ameaçam forte chuva em São Paulo. Foto: Willians Queiroz/Futura Press Nuvens carregadas ameaçam forte chuva em São Paulo
Foto: Willians Queiroz/Futura Press


Devido à chuva que atinge São Paulo, boa parte da cidade ficou em estado de atenção por cerca de duas horas na tarde deste sábado. Às 15h40, a Defesa Civil decretou estado de atenção para enchentes na zona leste; às 16h40, o aviso foi estendido às zonas norte e centro e à Marginal Tietê; às 17h17, foi a vez das zonas oeste e sudeste, além da Marginal Pinheiros. A situação foi normalizada apenas às 18h10, com o fim do alerta.
A partir das 18h10, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura, as chuvas perderam força. Imagens de radar apontavam apenas chuva fraca em pontos isolados da capital paulista e região metropolitana.
O maior volume acumulado de chuva foi registrado na estação do Jardim Romano, com 44 mm, seguido do aferido na avenida Ragueb Chohfi (40 mm) e em Belenzinho (37 mm). Para as próximas horas, a previsão é de que o tempo siga instável. Áreas de chuva que se encontram nas imediações de Sorocaba ainda podem se deslocar em direção à capital, provocando precipitação de fraca à moderada intensidade. Além disso, no decorrer da noite outras áreas também podem se deslocar do interior em direção à faixa leste do Estado.
A Defesa Civil está realizando o Plano Preventivo para as chuvas de verão. O órgão disponibilizou um site com orientações para que "vidas sejam preservadas e desastres evitados", segundo nota.
Próximos dias
Segundo o CGE, o domingo ainda começa abafado com sol e variação de nuvens na capital paulista. As mínimas oscilam em torno dos 20°C, enquanto que as máximas podem superar os 29°C. No período da tarde, áreas de instabilidade associadas ao sistema frontal no oceano provocam aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, o que eleva o potencial para alagamentos em toda a Grande São Paulo.

Na segunda-feira, o tempo permanece instável, com maior cobertura de nuvens e temperaturas um pouco mais baixas, principalmente em função dos ventos úmidos que passam a soprar do oceano. Os termômetros variam entre mínimas de 19°C e máximas que não devem superar os 26°C. Esperam-se chuvas fracas e chuviscos, alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário