Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TEMPORAIS NO RIO GRANDE DO SUL


17/12/2012 07h34 - Atualizado em 17/12/2012 09h02

Temporal com vento de 100 km/h no RS destelha casas e causa estragos

Segundo Defesa Civil, municípios devem encaminhar Nopred pela manhã.
Pelo menos 15 casas foram destelhadas em Santa Maria, no Centro.

Do G1 RS
 
 
O temporal com ventos de mais de 100 km/h que atingiu parte do Rio Grande do Sul na noite deste domingo (16) causou estragos na Região Central e na Fronteira Oeste. Segundo a Defesa Civil Estadual, os municípios estão avaliando os prejuízos e devem encaminhar as notificações preliminar de desastres (Nopred) ainda na manhã de segunda.
Em Santa Maria, no Centro do RS, pelo menos 15 casas foram destelhadas, e árvores e postes caíram sobre casas e ruas segundo a Defesa Civil do município, como mostra reportagem da RBS TV (assista ao lado). Mais de cinquenta metros quadrados de lona foram distribuídos a moradores.
Na Fronteira Oeste, a chuva foi mais intensa em Santana do Livramento, onde foram registrados ventos de 116 km/h. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 14 casas foram destelhadas. Dom Pedrito também teve chuva forte, e três árvores foram derrubadas.
Também choveu em Porto Alegre. Por volta da meia-noite desta segunda, o vento chegou a 80 km/h. Chegou a faltar energia elétrica em alguns bairro, como Menino Deus e Petrópolis. A energia seria estabelecida ainda nesta manhã, informou a CEEE.
A falta de energia elétrica decorrente do mau tempo atinge na manhã desta segunda-feira cerca de 87 mil consumidores no estado. A concessionária RGE informou que até o final da noite de domingo havia 12 mil clientes com o serviço interrompido, principalmente nas regiões Metropolitana, das Missões e Serra.
Segundo a CEEE, cerca de 20 mil clientes estão sem luz. A região mais afetada é a de Pelotas, no Sul do estado, onde 12 mil endereços não têm energia. O problema atinge também Porto Alegre e Região Metropolitana (4,2 mil), Osório, no Litoral Norte (1,4 mil); Bagé (1,2 mil), na Campanha; Camaquã (900) e Rio Grande (300), no Sul.
Já a AES Sul tem 55 mil clientes sem energia nas regiões Central e Fronteira Oeste. A concessionária mobiliza 1,5 mil profissionais trabalham para restabelecer o serviço.
Após a tempestade, o clima deve ser seco e com clima quente durante a tarde. Deve voltar a chover a partir desta quarta-feira (19), quando as precipitações devem ser mais intensas na Fronteira Oeste, no Centro, na Campanha e na Região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário