Seguidores

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MUITA CHUVA NA MAIOR PARTE DO BRASIL

27/12/2012 21h41 - Atualizado em 27/12/2012 21h41
Do Jornal Nacional 

Temporais atingem a Região Sul nesta sexta-feira (28)

Nas áreas entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, os volumes de chuva serão altíssimos e as tempestades podem vir com ventania.

No fim de semana, o tempo continua abafado no Rio, mas não será mais aquele calor exagerado dos últimos dias. Principalmente no domingo (30), quando a máxima deve ser de 32ºC. Refresca ainda mais em São Paulo, onde a temperatura não passa dos 26ºC. Em Florianópolis, o destaque é a chuva que vem com força. Já Recife, terá sol e muito calor.
Os temporais de verão vão continuar pelo Brasil. Nesta sexta-feira (28), chove principalmente na Região Sul. Nas áreas entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, os volumes de chuva serão altíssimos. Em um único dia, o equivalente ao de duas semanas. E as tempestades podem vir com ventania.
A responsável é uma área de baixa pressão que se formou no Paraguai e na sexta avança para o sul. As nuvens que já estão sobre a região vão ficar ainda mais carregadas e outras devem se formar. O mar fica agitado, com ondas de até três metros de altura nas praias.
Deve cair muita água também em São Paulo, mas por outros motivos: o calor e a alta umidade. Chove ainda entre o sul de Minas Gerais, Mato Grosso e o Acre. O tempo fica firme em Roraima, em parte do Rio Grande do Sul e do norte do Rio de Janeiro ao Ceará. Deve fazer 31ºC em Manaus e em Goiânia, 33ºC em São Luis e 34ºC em Vitória.

Verão deve ser mais quente do que o de costume

A previsão para janeiro, fevereiro e março é de chuva acima da média no Sul do país, e abaixo do normal na área que vai da Bahia ao Amapá.

  Nesta sexta, 21.12.2012, começou o verão - pontualmente às 9h11, horário de Brasília. É o chamado solstício, o dia mais longo do ano, com mais horas de sol. Para nós, é o início do verão. No hemisfério norte, começa o inverno.
No Brasil, a nova estação deve ser mais quente do que o de costume, e espera-se que chova bastante na maioria das regiões. A previsão para janeiro, fevereiro e março é de chuva acima da média no Sul do país, e abaixo do normal na área que vai da Bahia ao Amapá.
No Sul, deve chover mais porque a temperatura da água do mar estará mais quente, aumentando a evaporação e deixando as nuvens carregadas. Na outra área (nordeste) é o contrário: a superfície do mar estará mais fria.

Quinta, 27 de Dezembro de 2012 - 20h59

Clima-Rio: Após o dia mais quente em 97 anos, temperatura cai 5ºC

FolhaPress





RIO DE JANEIRO, RJ, 27 de dezembro (Folhapress) - Depois do recorde de 43,2ºC registrado ontem, a temperatura máxima no Rio de Janeiro caiu hoje cinco graus e ficou em 37,3ºC, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A temperatura máxima foi registrada no bairro da Saúde, na zona portuária da cidade.

A previsão para amanhã é de céu claro a parcialmente nublado. De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas rápidas em áreas isoladas. A mínima deverá ficar em torno dos 24º C. A máxima deve atingir os 37º C.



 
Calor recorde

Ontem o carioca enfrentou o dia mais quente desde 1915, quando a medição começou a ser feita. Os termômetros marcaram 43,2ºC em Santa Cruz, na zona oeste. Em Copacabana, na zona sul, a máxima ficou em 36,5ºC.

Com a elevada umidade do ar e o vento quente que soprava do norte, a sensação térmica foi ainda maior: 47ºC em Santa Cruz. Em Realengo, também na zona oeste, chegou a 41,5ºC.

O dia de mais quente do ano havia sido registrado no fim do inverno, em 19 de setembro. Naquele dia, uma onda inesperada de calor fez os termômetros atingirem 41,2ºC, em Santa Cruz.

São Paulo

A Grande São Paulo registrou mais um dia de forte calor hoje. A temperatura máxima foi de 32ºC, registrada em Tremembé, no extremo norte da capital paulista. Ontem, os termômetros atingiram 30,6ºC.

Em dezembro, a média das temperaturas está quase 3,5ºC acima do normal para o mês. "São elevadas para os padrões de São Paulo", diz a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário