Seguidores

domingo, 16 de dezembro de 2012

CICLONE TROPICAL EVAN NAS ILHAS FIJI

15.12.2012 12:47

Ciclone "Evan" dirige-se para as Fiji, depois de causar pelo menos três mortos em Samoa 

 
Reuters

As autoridades das Fiji estão a  preparar-se para a chegada do ciclone "Evan" que avança pelo Pacífico, depois  de ter causado pelo menos três mortos à sua passagem por Samoa, na quinta-feira,  informou hoje a imprensa local. 

A Nova Zelândia enviou ajuda humanitária e especialistas em catástrofes  para Samoa, onde prosseguem os trabalhos de limpeza e reparação na sequência  dos danos causados pelo ciclone, o mais forte a atingir aquele estado nos  últimos 20 anos. 
As autoridades de Samoa confirmaram hoje a morte de três pessoas na  ilha devido às inundações provocadas pelas chuvas torrenciais e fortes ventos  com rajadas de até 160 quilómetros por hora, indicando ainda que sete pessoas,  entre as quais crianças, foram dadas como desaparecidas.   
Os serviços meteorológicos classificaram o "Evan", como um ciclone de  categoria 3, numa escala de 5, prevendo que a tempestade tropical ganhe  ainda mais força à medida que se dirige para as Fiji, onde se espera que  chegue na noite de domingo. 
"Evan" é o primeiro ciclone a ser designado com um nome neste verão  no Pacífico Sul, região habituada a este tipo de fenómenos naturais.  

Notícias TERRA
   

Fiji evacua moradores e turistas perante chegada de ciclone

16 de Dezembro de 2012 05h37 atualizado às 07h01

 
Moradores e turistas foram evacuados para refúgios pelas autoridades de Fiji por causa da chegada neste domingo do ciclone Evan", que depois de causar pelo menos quatro mortos em Samoa, se aproxima reforçado ao arquipélago fijiano, segundo informa a imprensa local.
Os serviços meteorológicos elevaram "Evan" a categoria 4 em uma escala de 5, à medida que esta tempestade tropical se aproxima de Fiji, onde se prevê que chegue esta noite, com ventos de 165 km/h e sequências que podem atingir os 230.
"Devemos nos preparar perante um aumento da força do vento a última hora do dia", disse Misaele Funaki, do serviço meteorológico fijiano, à rádio estatal, onde também alertou de altas do nível do mar de até cinco metros.
Perante as previsões que apontam para ventos destrutivos e fortes chuvas, as autoridades fijianas evacuaram moradores de áreas baixas suscetíveis de ficar inundadas e transferiram para a ilha principal de Viti Levu os turistas que estavam em complexos de férias nas ilhas Yasawa e Mamanuca.
O primeiro-ministro interino de Fiji, Frank Bainimarama, advertiu da "seriedade" de uma situação na qual "cada fijiano se verá afetado". Companhias aéreas como Air Pacific e Jet Star suspenderam cinco voos entre Fiji e aeroportos da Austrália e Nova Zelândia previstos para hoje e amanhã.
Evan é o primeiro ciclone ao qual foi atribuído um nome no presente verão no Pacífico Sul, uma região acostumada a estes fenômenos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário