Seguidores

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

INSTABILIDADES NO RIO GRANDE DO SUL


Agora a tarde, 17h de 12.12.2012, formaram-se instabilidades em toda a Região Sul. Como vemos na imagem abaixo do Google Earth, há ALTAS temperaturas(37°C) no Paraguai e norte da Argentina o que junto com a alta umidade, alimentam as instabilidades.
 


Hoje, 12.12.2012 09h, nova instabilidade sobre o Rio Grande do Sul causa chuvas e trovoadas, mas sem fortes temporais.
 

 

 JORNAL DO COMÉRCIO
Clima Notícia da edição impressa de 12/12/2012
Temporal deixa mais de 800 mil clientes sem luz no Rio Grande do Sul
Fornecimento de energia deve ser normalizado durante esta quarta-feira

JOÃO MATTOS/JC
Na Capital, vento de 100 km/h derrubou árvores e postes
Na Capital, vento de 100 km/h derrubou árvores e postes
Conforme previu a MetSul Meteorologia, o temporal que caiu na madrugada de segunda para terça-feira causou destruição em todo o Rio Grande do Sul. Mais de 800 mil residências ficaram sem energia elétrica – o que corresponde a mais de três milhões de gaúchos. Em Porto Alegre, o vento chegou a 100 km/h, destelhando casas e derrubando árvores. Segundo a MetSul, não houve nenhum evento similar nos últimos cinco anos no Estado.

Este foi o primeiro evento climático que mobilizou o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), e os principais atendimentos foram em função das quedas de energia elétrica e de árvores, que dificultaram o trânsito da cidade. A rua João Guimarães, no bairro Santa Cecília, chegou a ser interditada devido à queda de galhos e fios de energia elétrica.

A Defesa Civil atendeu a 55 ocorrências, distribuindo 26 lonas e trabalhando em seis destelhamentos parciais de casas, principalmente na zona Sul da Capital. Não foram registradas vítimas. Quatro famílias foram encaminhadas para casas de familiares, recebendo colchões e cestas básicas.

O coordenador da Defesa Civil e adjunto do Ceic, Léo Antonio Bulling, explicou que o centro, por ter um olhar mais amplo do município, agilizou o trabalho dos agentes. “Como reunimos os serviços essenciais da cidade, estamos em contato direto com as equipes que estão atendendo as ocorrências, selecionando os casos prioritários. Com o centro, temos um verdadeiro processo de cidade inteligente, recolhemos e analisamos as informações, gerenciamos a tomada de decisões e damos uma resposta mais rápida para a cidade”, afirmou.

Mesmo com várias cidades gaúchas tendo registrado ventos superiores a 100km/h, as coordenadorias municipais da Defesa Civil deram conta do trabalho e não precisaram de ajuda da entidade estadual. “Com o apoio dos bombeiros, elas administraram a situação. Houve muitas quedas de árvores e de energia, além de destelhamentos. Ainda bem que não tivemos registros de vítimas”, diz o tenente Marcelo Abade, da Defesa Civil do Estado.

O temporal foi resultado do avanço de uma frente fria em uma atmosfera extremamente quente e com pressão atmosférica em valores raramente baixos, o que criou condições muito favoráveis para vento, de forte a intenso.

Empresas trabalham 24 horas para restabelecer energia

Após o temporal da madrugada, a estimativa das concessionárias de energia era de que 200 mil clientes estivessem sem luz no Estado às 19h de terça-feira.

A RGE declarou que todos os pontos onde houve interrupção de energia elétrica já estão identificados e que está operando em regime de 24 horas para resolver a situação. “O trabalho de recuperação da rede começou pelo atendimento a estabelecimentos como hospitais, pontos de bombeamento e distribuição de energia, serviços de segurança e regiões com maior número de clientes”, diz a assessoria da empresa.

Devido aos milhares de galhos e árvores caídos sobre os fios, transformadores avariados por raios, postes quebrados, danos diversos em equipamentos da rede, a AES Sul manterá sua equipe trabalhando até o restabelecimento do serviço.

No final da tarde de ontem, a CEEE divulgou balanço de que ainda havia 153 mil clientes sem energia no Estado, sendo 80 mil na Região Metropolitana. Aproximadamente 530 mil consumidores tiveram interrupções no fornecimento de energia em toda a área de concessão da companhia. O município com maior registro de ocorrências foi Porto Alegre e os principais problemas na rede foram condutores rompidos devido à interferência de árvores na rede. A previsão das empresas é de que até o final do dia de hoje o serviço esteja normalizado.

Porto Alegre registra 146 quedas de árvores e galhos

Na Capital, a precipitação média foi de 15mm de chuva durante a madrugada de temporal. Foram registradas 146 quedas de árvores e galhos. Também caíram quatro postes e dois pontos de fios elétricos nas vias. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atendeu a 157 ocorrências. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recebeu, através do Ceic, 17 chamados extras para a remoção da vegetação.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mobilizou 230 agentes de trânsito e seis equipes de manutenção posicionadas nos pontos de maior movimento da cidade. Dos 1.070 cruzamentos existentes em Porto Alegre, 286 apresentaram problemas pela queda de energia elétrica, número que baixou para 152 por volta das 8h30min. À tarde, ainda havia dez cruzamentos sem energia.

A prefeitura de Porto Alegre informou que com a falta de energia elétrica, estações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estavam paralisadas. Segundo o Dmae, não há previsão de normalização dos sistemas. Estão sem água os bairros abastecidos pelas estações de tratamento de água da Tristeza, Belém Novo, Ilha da Pintada; e de bombeamento de água tratada do São Luiz, Cristiano Fischer, Santa Tereza I, II, e III,  São Jorge I,  Belém Velho II, Vila dos Sargentos, Brasília, Juvenal Cruz, Balneários, Praça Moema, Manoel Elias I e Lomba do Sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário