Seguidores

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VENTOS DE MAIS DE 120 Km/h NO RIO GRANDE DO SUL

 Imagem das 03h da madrugada de 11.12.2012 mostra intensa Frente Fria sobre o Rio Grande do Sul com formação de um ciclone extratropical sobre o Oceano. Aqui em São Leopoldo também ventos foram muito fortes com chuva e trovoadas. Não houve queda de granizo.




JORNAL ZERO HORA
Virada no tempo11/12/2012 | 03h08Atualizada em 11/12/2012 | 06h33

Temporal com ventos de mais de 120 km/h provoca estragos na Região Metropolitana e no Interior

Bombeiros de Porto Alegre atenderam quase 50 casos de destelhamentos e árvores derrubadas


Temporal com ventos de mais de 120 km/h provoca estragos na Região Metropolitana e no Interior Eduardo Bordini/Leitor-repórter
Leitor Eduardo Bordini registrou temporal em Santana do Livramento no início da madrugada Foto: Eduardo Bordini / Leitor-repórter
O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira destelhou casas, derrubou árvores e bloqueou rodovias em cidades do Interior e na Região Metropolitana. Há registros de falta de luz em municípios da Região Sul, da Serra, do Litoral Norte, dos Vales e da Região Metropolitana 

O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre informou que há mais de 50 casos de destelhamentos e de árvores derrubadas. Às 2h30min, a velocidade do vento chegou a 97 km/h na Capital, conforme mediação da Estação Meterológica do Grupo RBS. Por volta das 4h, o risco de voltar a ocorrer um novo vendaval era baixo, conforme Sistema Metroclima, órgão da prefeitura.

Na Rua Bento Rosa, bairro Sarandi, zona norte da Capital, uma casa pegou fogo. Vizinhos contaram que as chamas iniciaram após um curto circuito na rede elétrica. Em Alvorada, um galpão em construção desabou no bairro Jardim Aparecida. Em Estância Velha, no Vale do Sinos, a chuva abriu uma cratera na frente de uma casa do bairro União.


Temporal derrubou galhos de árvores na zona sul de Porto AlegreFoto: Bruno Alencastro/Agencia RBS
No Interior, estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram rajadas de vento que superaram os 120 km/h em Quaraí. Em Dom Pedrito, onde os ventos chegaram a 90 km/h, os bombeiros atendem a chamados de casas destelhadas e estragos no bairro São Gregório.

Em Bagé, duas árvores caíram no centro da cidade no início desta madrugada. Em Farroupilha, na Serra, pelo menos quatro casas foram destelhadas.
Às 5h, o vento chegou a 122,5 km/h em Torres, no Litoral Norte.

— Começou com rajadas de vento muito fortes e relâmpagos. Desesperador, principalmente pra quem viveu o Catarina — disse a moradora da cidade Ana Chemin, pelo Facebook.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, pelo menos 20 chamadas foram registradas em decorrência de quedas de árvores e destelhamento de casas. Porém, ainda de acordo com os bombeiros, não houve informações sobre feridos.

Em Pelotas, na Região Sul, tempestade foi no início da madrugada
Foto: Nauro Júnior/Agencia RBS

Conforme o meteorologista Cléo Kuhn, o mau tempo deve avançar em direção à Região Norte do Estado nas próximas horas. A previsão é que o tempo chuvoso continue predominando pelo menos até sexta-feira.



11/12/2012 07h01 - Atualizado em 11/12/2012 08h12

Temporal no RS causa estragos na madrugada e deixa clientes sem luz

Segundo a Somar Meteorologia, velocidade do vento passou de 120 km/h.
Municípios ficaram sem luz, árvores caíram e casas ficaram destelhadas.

Do G1 RS

Parte de árvore caiu na Avenida Borges de Medeiros, Centro de Porto Alegre (Foto: João Laudi/RBS TV)Parte de árvore caiu na Avenida Borges de Medeiros, Centro de Porto Alegre (Foto: João Laudi/RBS TV)
Como previam os institutos de meteorologia, o mau tempo chegou ao Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (11). A combinação do avanço de uma frente fria e altas temperaturas originou uma linha de instabilidade, segundo a Somar Meteorologia. Os temporais se iniciaram na Campanha e na Fronteira Oeste, e em seguida se espalharam para outras regiões.
Somente em uma hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 16,2 milímetros com rajada de 121 km/h na cidade de Quaraí. Em Santa Maria e São Gabriel fez quase 32°C na madrugada, com sensação térmica de 36°C. Já em Alegrete e Caçapava do Sul os termômetros marcam 30°C.
Árvore caiu na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, e bloqueou o trânsito (Foto: João Laudi/RBS TV)Árvore caiu na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, e
bloqueou o trânsito (Foto: João Laudi/RBS TV)
Porto Alegre e Região Metropolitana
Na capital gaúcha, galhos ficaram espalhados pelas ruas e dificultaram o trânsito. Alguns trechos tiveram de ser interrompidos. O vento forte derrubou árvores pelas ruas. No bairro Cristal, na Zona Sul, houve registros de casas destelhadas. Não houve, entretanto, registro de feridos. O mau tempo também deixou diversos bairros às escuras.

O Corpo de Bombeiros recebeu, até o início da manhã, cerca de 40 ocorrências de destelhamentos somente em Porto Alegre. "Isso desde 2h50, 3h da madrugada. Atendemos mais ou menos a metade até o momento. Predominou a queda de árvores. Não houve feridos nessa chuva", disse o tenente Soares, por telefone, ao programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. Ainda segundo ele, a Zona Norte foi a região com mais problemas na capital.
Por volta das 6h30 já não chovia mais em Porto Alegre, mas o Inmet mantém o alerta - tanto para a capital como para o restante do estado - sobre a possibilidade de mais chuva forte e vento até o fim do dia.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou quedas de árvores em diversas ruas e colocou equipes nas ruas pela manhã para auxiliar os motoristas no trânsito. Os locais com algum tipo de bloqueio: Vasco da Gama, próximo da Felipe Camarão; Ângelo Crivellaro, próximo da Cristiano Fischer; Marcio Dias com a Nonoai, Alameda Eduardo Guimarães, próximo da Nilo Peçanha; Vasco da Gama, próximo da Ramiro Barcelos; e Luis de Camões.
Segundo a EPTC são, no total, 11 árvores caídas, três postes, 19 cruzamentos sem energia e dois fios caídos em vias.
Interior
Em Santa Cruz do Sul foram atendidas pelo menos 30 ocorrências desde às 2h da madrugada. A maioria dos casos é devido a quedas de árvores e destelhamentos. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já distribuíram cerca de 300 metros de lonas em diferentes bairros. A Defesa Civil estima que os ventos tenham chegado a 90 km/h no município.

Em Rio Pardo alguns bairros estão sem energia elétrica. Em Pantano Grande a BR-290 está parcialmente interrompida no km 197, em função da queda de uma árvore. Bombeiros trabalham na remoção.
No Vale do Taquari também houve queda de árvore na ERS-332, em Doutor Ricardo. Em Passa Sete caíram árvores na ERS-400, onde o trânsito ficou interrompido por cerca de 40 minutos. Na Serra, em Farroupilha, o Corpo de Bombeiros informou que quatro casas foram destelhadas em três bairros diferentes: Centenário, 1º de Maio e Alvorada. Um muro caiu sobre uma casa no Centenário, mas ninguém ficou ferido.
"A região de maior incidencia de ligações foi de Uruguaiana, Santana do Livramento, Santa Maria. Ontem já havíamos ligado para as regionais e informado a situação de atenção do mapa meteorológico", relatou o tenente-coronel Ederson Franco, da Defesa Civil do estado, também à RBS TV. "Não tivemos informações de condições mais graves, mas sim danos materiais, sem vítimas", completou.

Mais de 600 mil pessoas estão sem luz no RS após temporal

Forte chuva e rajadas de vento durante a madrugada causaram estragos



Da Redação



Porto Alegre  - Em todo o Rio Grande do Sul, cerca de 648 mil pessoas estão sem luz devido ao temporal que atingiu o Estado durante a madrugada. Na área de concessão da AES Sul, são 123 mil clientes sem energia elétrica. 1,5 mil equipes trabalham para restabelecer o serviço.
Conforme a Rio Grande Energia (RGE), são 55 mil clientes sem luz, especialmente nas regiões das Missões, Serra, Encosta Superior do Nordeste e Região Metropolitana. As equipes trabalham desde as 3 horas da madrugada.
Na área de cobertura da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), são 470 mil clientes afetados. 


Vento atingiu 216 km/h no Parque Eólico de Osório na madrugada

Velocidade das rajadas foi aferida pela central de geração de energia no Município

Da Redação



DIÁRIO DE CANOAS

Osório  - No Litoral Norte, durante a tempestade da madrugada desta terça-feira, os ventos chegaram a atingir a força de um tornado. Houve rajadas de até 216 km/h entre as 3h08 e 3h23 da madrugada desta terça-feira. O número foi registrado a 100 metros de altura pelos aerogeradores do Parque Eólico de Osório, segundo o engenheiro responsável pela usina, Glauco Saraiva, que foi entrevistado pelo portal Litoral em Movimento. Ainda na cidade, uma casa desmoronou na Rua Terra de Areia, mas ninguém se feriu.


 

Uruguai: homem morre após ser atingido por contêiner em temporal

11 de dezembro de 2012 00h34 atualizado às 01h19

Um marinheiro morreu na tarde dessa segunda-feira no Uruguai depois de ser atingido por um contêiner levado por uma rajada de vento de cerca de 150 km/h enquanto trabalhava, na cidade de Conchillas. É a primeira morte registrada por causa de um temporal que atingiu todo o território uruguaio, de acordo com informações do El Pais.
Já em Carmelo, a mesma tempestade, que atingiu ventos superiores a 150 km/h, derrubou dois ônibus. Um deles transportava cerca de 40 passageiros, dos quais 20 ficaram feridos - o número certo de pessoas que necessitaram atendimento médico não é exato.
Em Colonia del Sacramento, Paraje Santa Rosa e Juan González se registraram destelhamento de várias residências, queda de árvores e cortes de energia. A Dirección Nacional de Meteorología do país elevou seu nível de alerta para tormentas em todo território.
A frente fria que atingiu o Uruguai se dirigiu no final da noite dessa segunda-feira ao Rio Grande do Sul, provocando temporais no centro-sul do Estado. De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), ventos de até 119 km/h foram registrados em Quaraí. Segundo a Climatempo, o risco de chuva e ventos fortes com raios persiste ao longo da madrugada desta terça-feira em todo o centro-sul gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário