Seguidores

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CHUVAS ALIVIAM SECA NO NORDESTE


Contrariando as previsões de que o fenômeno El Niño não seria favorável as chuvas no Nordeste do Brasil, as imagens do dia 04.02.2015 mostram muitas instabilidades sobre a região com muita chuva, até mesmo no Sertão.





maxpressnet.com.br

Pautas | Somar Meteorologia | 04/02/2015 18:56:28 | 136 Acessos
Nordeste: Chuvas trazem alívio na agricultura
Diferente do mês passado, Nordeste tem pancadas de chuva com acumulados altos nas últimas 24 horas
Os estados de Maranhão, Piauí e Paraíba têm tido pancadas de chuva nos últimos dias, um cenário bem diferente ao mês passado. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas foi de 75,2mm em Carolina, no Maranhão, representando 28% do esperado para fevereiro. Já em São Pedro do Piauí e Patos, na Paraíba, os acumulados foram de 44mm e 32,8mm, respectivamente.
A diferença pode ser notada em Balsas, no Maranhão, que teve acumulado de 55,4mm em janeiro desse ano, 70% a menos do esperado para o período.
Mesmo com a intensidade, estas chuvas são normais para a época do ano. “Há uma zona de convergência que traz a umidade. Além disso, um sistema meteorológico chamado vórtice ciclônico de altos níveis atua sobre o sertão do Nordeste, fazendo com que as chuvas fortes cheguem ao Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte”, explica Tiago Robles, da Somar Meteorologia.
Previstas para durarem até março sobre a região, as chuvas trazem um alívio para os produtores que sofreram com a falta de chuvas em janeiro, que afetou drasticamente nas fases de florescimento e de enchimento de grãos nas lavouras.

http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/chuvas-trazem-alivio-na-agricultura/


05 de Fevereiro de 2015

Chove forte no Sertão e Cariri paraibano

Chove forte no Sertão e Cariri paraibano 
Choveu forte no Sertão e Cariri da Paraíba durante toda a noite desta quarta-feira (04). Em Sousa a chuva começou cedo e chegou a causar alagamentos. Agricultores da região comemoraram a chuva, e já preparam a terra para o plantio. A professora Lúcia Lopes de Sousa, moradora do Centro revelou por meio das redes sociais, que a chuva, levou a alegria para os sertanejos. Segundo ela, vários pontos da cidade ficaram alagadas. No Cariri do Estado também choveu forte durante a noite. Em Taperoá, a chuva durou mais de duas horas e também deixou os agricultores animados.

Em apenas dois dias, a cidade de Patos, no Sertão paraibano, a 307 km de João Pessoa, recebeu 90% da quantidade média de chuva esperada para o mês de fevereiro. Em dois dias choveu 115 mm na cidade de Patos. O ambientalista Ramiro Pinto publicou em seu facebook várias fotos mostrando a força da correnteza em Patos. Segundo ele, nos últimos dois dias choveu forte na cidade.

"Graças Deus! Ele seja louvado para sempre. Chove forte em Patos Amém", escreveu.;

Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa),  mostram ainda que, mesmo com as chuvas dos últimos dias, a situação dos dois açudes que abastecem a cidade continua preocupante. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, neste mês, a cidade de Patos "tem uma climatologia média de 130 mm, mas, em apenas dois dias, já atingiu 115 mm. Até o fim do mês, essa média de chuvas deve ser ultrapassada”, afirmou.

Severino Lopes

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário