Seguidores

sábado, 7 de fevereiro de 2015

RADAR METEOROLÓGICO DE LONTRAS/SC ESTÁ PARADO



anima RADAR

06/02/2015 08h27 - Atualizado em 06/02/2015 08h33

Radar meteorológico de Lontras está parado há mais de duas semanas

Previsão é que até março radar esteja novamente funcionando.
Descarga elétrica durante uma tempestade pode ter provocado problema. O Radar, custou ao Estado, 10 milhões de reais.

Do G1 SC
Uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina trabalhar para consertar uma fonte de alimentação do radar meteorológico instalado em Lontras, no Vale do Itajaí. O equipamento está sem funcionar há cerca de duas semanas.
O equipamento não estava operando durante as chuvas que caíram na região nos últimos dias. A previsão da Defesa Civil estadual é que até o final de março o radar esteja funcionando novamente.
Segundo o órgão, a fonte de alimentação é um complexo circuito de conversão de potência, fabricado nos Estados Unidos. O problema foi constatado no dia 19 de janeiro.
Uma das hipóteses sobre o problema é de uma descarga elétrica provocada por um raio durante uma tempestade. Apesar do sistema de para-raios estar instalado conforme as normas técnicas da ABNT, dependendo da descarga, o raio ainda pode causar danos. Outra possibilidade é a fonte de alimentação ter algum defeito.
A Defesa Civil informou que está fazendo uma investigação das possíveis causas e já fez o acionamento da garantia. A nova peça foi encomendada e deve ser enviada ao Brasil nas próximas semanas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário