Seguidores

sábado, 21 de fevereiro de 2015

VORTEX POLAR CONGELA ATÉ A FLÓRIDA


 Vemos na imagem animada do Radar Doppler do dia 21.02.2015, a chegada de mais neve(em azul) para o leste dos EUA. Em rosa o granizo e em verde a chuva.
Abaixo vemos na imagem animada do satélite, que se trata de uma frente fria cruzando o centro dos EUA sendo abastecida com umidade do Pacífico, na região do El NIño.




Forecast Image

ROXO DE FRIO

 Aqui temos as temperaturas no dia 20.02.2015 da América do Norte, e nota-se em azul o avanço da massa de ar polar até o sul dos EUA, chegando à Flórida.
Veja abaixo, a anomalia de Temperatura do ar chega a estar até 20°C abaixo do normal para essa época do ano, em roxo.



 Compare aqui, com as anomalias de temperatura do ar com o resto do Planeta. Não há lugar mais frio do que o leste dos EUA no momento.




Logo Observador PORTUGAL

Washington prepara-se para massa de ar polar enquanto vários estados batem recordes de frio

Temperaturas em Washington vão atingir -18ºC entre esta quinta e sexta-feira, ao mesmo tempo que vários estados da costa Leste continuam com mais de 30 cm de neve e temperaturas negativas.


Washington vai voltar a ficar coberta de neve
AFP/Getty Images
A cidade de Washington prepara-se para dois dias de frio extremo. Este é o desenvolvimento mais recente de uma semana que gelou a costa Leste dos EUA, atingindo especialmente os estados da Georgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Maine e Massachusetts. Espera-se que esta sexta-feira seja um dia para bater vários recordes de picos máximos de frio, com a cidade de Washington a poder chegar aos -18ºC, o que não acontece desde 1994.
Os vários serviços meteorológicos indicam que a capital dos Estados Unidos vai ser atingida por um vórtex polar entre esta quinta e sexta-feira. O vórtex polar é o ar mais frio do hemisfério norte que se localiza normalmente junto ao Ártico durante o inverno, podendo ocasionalmente descer e atingir os países localizados mais a norte. Esta nova vaga de frio, segundo o National Weather Service, está a descer do Canadá e promete instalar-se na Costa Leste dos Estados Unidos da América até ao fim de sexta-feira. A cidade de Washington ficou paralisada na terça-feira depois de um nevão cobrir completamente as estradas, fazendo com que as pessoas não se pudessem deslocar.
Entretanto, vários alertas estaduais durante esta semana têm chamado a atenção das populações para as dificuldades que podem enfrentar nos próximos dias. Pat McCrory, governador da Carolina do Norte disse que o longo período de temperaturas baixas faz com que a situação seja “perigosa”. Em Boston, o presidente da câmara pediu mesmo aos cidadãos que não se atirem da janela das suas casas diretamente para a neve, uma tendência que tem vindo a subir devido aos desafios que correm nas redes sociais (#BostonBlizzardChallenge) e à falta de outros entretenimentos, já que as estradas estão bloqueadas e muitos estabelecimentos fechados. “Parem com esta parvoíce”, disse Marty Walsh, autarca desta cidade norte-americana.

JN PORTUGAL
MundoFrio congela cataratas do Niágara



As baixas temperaturas que atingiram parte dos EUA congelaram as cataratas do Niágara
foto Lindsay DeDario/REUTERS
 

As baixas temperaturas que atingiram parte dos EUA congelaram as cataratas do Niágara

foto Lindsay DeDario/REUTERS
 
 
 
 
 
 




  ATLÂNTICO NORTE BASTANTE AGITADO

Situação sinótica do dia 21.02.2015, mostra 03 frentes frias passando pelo Atlântico Norte com ciclones extratropicais(L).
Vemos também, duas alta pressões H(anticiclones) que lá, giram no sentido horário.


Aqui temos os ventos e a pressão atmosférica  sobre o Atlântico Norte em 21.02.2015. Em roxo, os ventos mais fortes.

As anomalias de TSM positiva(em vermelho) favorecem os ciclones extratropicais.


 Temos aqui a previsão de ondas para os próximos dias que indicam altas ondas em direção à Europa.




Publicada em 2015-02-19



Nenhum comentário:

Postar um comentário