Seguidores

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

EL NIÑO MODOKI

 Está ocorrendo um El Niño Modoki?
Parece que sim. Vejamos o que é esse novo tipo de fenômeno El Niño.

 JORNAL CORREIO DO POVO

ANO 117 Nº 269 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2012

Outro sinal de iminente evento de El Niño


Média de 30 dias da SOI hoje é a menor desde o começo de 2010, quando havia El Niño<br /><b>Crédito: </b> BoM / MetSul / CP
Média de 30 dias da SOI hoje é a menor desde o começo de 2010, quando havia El Niño
Crédito: BoM / MetSul / CP
O valor diário da SOI atingiu neste domingo -41,19, mais um sinal de um iminente El Niño no Pacífico. A SOI, sigla para Southern Oscillation Index, nada mais é que uma oscilação calculada diariamente com base na diferença de pressão atmosférica entre Taiti e Darwin, na Oceania. Valores positivos acompanham episódios de La Niña e negativos eventos de El Niño. A última vez que a oscilação esteve tão negativa nesta época do ano foi em 2004 e em 2009. Em junho de 2009, ela atingiu -49,5. Em 2004, a segunda metade do ano teve chuva irregular no Rio Grande do Sul com precipitações mais abundantes em outubro e no começo de novembro, secando muito logo na sequência com o falso El Niño (Modoki) que levou à grande estiagem do verão de 2005. Em 2009, ao contrário, sob um episódio de El Niño clássico, o segundo semestre foi extremamente chuvoso e a safra de verão de 2010 teve grande produtividade.


The El Niño Modoki
 
El Niño Modoki is a coupled ocean-atmosphere phenomenon in the tropical Pacific. It is different from another coupled phenomenon in the tropical Pacific namely, El Niño. Conventional El Niño is characterized by strong anomalous warming in the eastern equatorial Pacific (see figure below). Whereas, El Niño Modoki is associated with strong anomalous warming in the central tropical Pacific and cooling in the eastern and western tropical Pacific (see figure below). Associated with this distinct warming and cooling patterns the teleconnections are very different from teleconnection patterns of the conventional El Niño. Hence, the new phenomenon is of interest to the climate community.

Anomalous SST during El Niño Anomalous SST during El Niño Modoki
El Niño SST El Niño Modoki SST
The name " El Niño Modoki " was first coined by Prof. Yamagata in various press releases. Researchers of the Climate Variations Research Program of Frontier Research Center for Global Change (FRCGC) lead by Prof. Yamagata documented this phenomenon for the first time. This phenomenon appears as second dominant mode of interannual variability in the tropical Pacific:

First EOF mode of SSTA representing El Niño Second EOF mode of SSTA representing El Niño Modoki
El Niño SST El Niño Modoki SST



El Niño Modoki Impacts
The El Niño Modoki phenomenon is characterized by the anomalously warm central equatorial Pacific flanked by anomalously cool regions in both west and east. Such zonal SST gradients result in anomalous two-cell Walker Circulation over the tropical Pacific, with a wet region in the central Pacific.

Skin Temperature during El Niño Skin Temperature during El Niño Modoki
El Niño Skin Temperature El Niño Modoki Skin Temperature
Rainfall during El Niño Rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall
The El Niño Modoki significantly influences regional climates in China, Japan and US.

China, rainfall during El Niño China, rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall
Japan, rainfall during El Niño Japan, rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall
USA, rainfall during El Niño USA, rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall



Event status

Evolution of the El Niño Modoki Index(EMI)
El Nino Modoki Index
 
Pacific Ocean SST Anomaly and SST Distribution
Pacific SSTA
SST anomalies are shaded (red color is for warm anomalies and blue is for cold). 
http://www.jamstec.go.jp/frcgc/research/d1/iod/enmodoki_home_s.html.en





24/09/2009 - 09h13

El Niño do futuro vai trazer seca ao Sul e Sudeste do Brasil


 
REINALDO JOSÉ LOPES
da Folha de S.Paulo

 
O aquecimento global tem grandes chances de mudar a dinâmica do El Niño, um dos fenômenos periódicos mais importantes para o clima da Terra. A forma mais atípica do fenômeno pode se tornar cinco vezes mais comum, trazendo consequências como secas no Sudeste e no Sul do Brasil.
O declínio do El Niño convencional e a ascensão do chamado El Niño Modoki (palavra japonesa que significa "parecido, mas diferente") foi previsto em simulações de computador, detalhadas em artigo na revista científica "Nature" de hoje.
Sang-Wook Yeh e seus colegas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Oceânico da Coreia do Sul assinam a pesquisa, que usou os dados históricos sobre o El Niño (de 1850 até hoje) e as projeções sobre o aquecimento para avaliar como será o fenômeno neste século.
"Desde os anos 1980, o El Niño Modoki já está aparecendo com mais frequência. Yeh e seus colegas mostram que é viável associar isso com o aumento da temperatura que vem acontecendo desde então", explica Karumuri Ashok, do Centro Apec do Clima, na Coreia do Sul, que comentou a pesquisa a pedido da "Nature".
Mudança de estilo
A diferença entre os dois tipos de El Niño tem a ver principalmente com a região do oceano Pacífico que passa por um aquecimento anormal de suas águas, desencadeando os efeitos do fenômeno. Enquanto o El Niño tradicional está ligado às águas relativamente quentes no leste do Pacífico, perto da costa peruana, o Modoki aparece na região central do oceano --daí outro de seus apelidos, "El Niño da Linha Internacional da Data", por estar perto da linha imaginária usada para marcar a mudança de um dia para outro nos fusos horários.
Por enquanto, o El Niño Modoki fica muito atrás da forma normal do evento em número de ocorrências --apenas sete contra 32 casos nos últimos 150 anos. O aumento projetado na nova pesquisa indica que o Modoki poderia se tornar tão comum quanto a forma normal do El Niño. "O Nordeste do Brasil vai receber mais chuva do que o normal, impacto que é o contrário do que ocorre no El Niño tradicional", diz Ashok.
Já o Sul e o Sudeste terão menos chuva do que o normal, outra inversão da forma típica do fenômeno. Isso, é claro, se mais pesquisas confirmarem as simulações. "Lembre-se de que os modelos ainda não são perfeitos", afirma o pesquisador.

Arte/Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário