Seguidores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FRENTE FRIA SOBRE A REGIÃO SUL DO BRASIL


Satélite MSG
A plataforma espacial Meteosat de Segunda Geração (MSG) é localizada sobre o equador a 35.800km de altitude. Possui mesma velocidade angular da Terra (órbita geoestacionária) e imageamento do disco planetário voltado ao satélite. O principal objetivo é a obtenção de imagens da atmosfera e da superfície dos continentes africanos e europeu e oceanos adjacentes. O Meteosat posicionado em 0° de longitude é importante para o Brasil pela cobertura do Oceano Atlântico e da região Nordeste. 
Nessa imagem das 11h do dia 23.11.2012 vemos A Zona de Convergência do Atlântico Sul mais fraca, a Frente Fria sobre a Região Sul e a Zona de Convergência Intertropical bem ao norte sobre o Oceano.
  http://pocanga.cptec.inpe.br/repositorio2/met9/web/ams_color_alta/2012/11/S11147928_201211231215.jpg

Imagem do satélite GOES 12 das 10h de hoje, 23.11.2012 mostra a Frente Fria sobre a Região Sul do Brasil com instabilidades que vem da Bolívia e Peru intensificadas pelo Fenômeno El Niño.

 

  Muitas nuvens sobre a Região Sul



G1
Edição do dia 23/11/2012
23/11/2012 10h09 - Atualizado em 23/11/2012 10h09

Nova frente fria leva temporais para o Sul e o Sudeste no fim de semana

Nesta sexta à noite a frente fria deve chegar ao Sul e pode provocar temporais. No sábado, ela avança para o Sudeste.

Uma nova frente fria deve chegar ao Sul e ao Sudeste. Depois de uma semana de muito calor, vem o sábado e o domingo com tempo mais fechado. Nesta sexta-feira (23) à noite, a frente fria deve chegar ao Sul e pode provocar temporais, com rajadas de vento e granizo, em praticamente toda a região.
Na quinta já choveu forte em Candelária, no Rio Grande do Sul. Um cinegrafista amador registrou o momento em que pedaços de um telhado foram arremessados para a rua. Três mil casas ficaram sem luz.
No sábado, a frente fria deve avançar para o Sudeste. E as pancadas de chuva devem atingir São Paulo e o Rio de Janeiro, à tarde; Belo Horizonte, só no domingo. E vai ser no domingo que o céu vai ficar mais nublado ainda e com chuva a qualquer hora, nessas três capitais. Ou seja, a Fórmula 1 pode ter esse tempero a mais de adrenalina.
A chuva, com trovoadas, também está prevista para o oeste de São Paulo e o noroeste de Minas Gerais; o oeste da Bahia e de Pernambuco e o sul do Piauí e do maranhão; todo o sul da região Norte e o Centro-Oeste.
No centro do país, está chovendo bastante porque está quente e a umidade do ar está alta. Na quinta, em Jataí, Goiás, poucos minutos de muita chuva alagaram parte do comércio da cidade.
Nesta sexta, só em Brasília que os termômetros podem ficar abaixo dos 30°C. Já no Sul, o calor vai diminuir um pouco no fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário