Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

HOJE RIO GRANDE DO SUL MAIS SECO


Dia mais seco que no Nordeste Brasileiro!

Tarde deve ser muito seca no Rio Grande do Sul

28 de novembro de 2012 às 10:50 por Fabiana Weykamp
Uma grande massa de ar seco cobre a maior parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e a umidade pode atingir valores críticos nesta tarde.

Às 10 horas da manhã, a umidade já estava em 48% na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado. Em Canoas, na Grande Porto Alegre, neste mesmo horário a umidade era de 42%, de acordo com os dados da Aeronáutica.

O sol continua forte nas próximas horas no Rio Grande do Sul e a temperatura sobe rapidamente. À medida em que o calor aumenta, a umidade cai mais no Estado.

Abaixo segue o mapa de previsão de umidade para esta tarde. Os menores índices são esperados para a Fronteira Oeste, onde há indicação de valores entre 12% e 20%, o que determina estado de alerta. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, a indicação é de valores entre 20% e 30%.


Saliento que a indicação do mapa é proveniente dos modelos meteorológicos e que os meteorologistas não descartam a possibilidade de que sejam registrados valores ainda mais baixos do que estes em algumas localidades.

Valores abaixo de 12% determinam estado de emergência.





Temporal no sul gaúcho

28 de novembro de 2012 às 02:07 por Valdir Herrmann
Uma linha de instabilidade avançou sobre o sul gaúcho entre a noite de ontem e começo de madrugada desta quarta-feira e provocou ventania em Rio Grande. A chuva não chegou a ser volumosa (3,4 mm entre meia-noite e 1h), mas o vento ganhou intensidade e foram registradas rajadas de até 57,6 km/h. E toda essa instabilidade também favoreceu a ocorrência de muitas descargas elétricas na região de Rio Grande. Ao longo da madrugada a instabilidade tende a se afastar para alto-mar. Entre 1 e 2h ainda foram registradas rajadas de vento de até 43,2 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário