Seguidores

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Brasil Sudeste e Centro-Oeste

Está presente e ficará todo o Verão, a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a Região Sudeste do Brasil. O que trará temporais com fortes chuvas durante este final de Primavera e todo o Verão. É preciso ficar ALERTA, pois poderemos ter El Niño no verão, o que intensifica os temporais.
Imagem de hoje, 02 de novembro de 2012, das 12h.
 
 A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é caracterizada como uma banda persistente de precipitação e nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende desde o sul da Amazônia até o Atlântico Sul-Central por alguns milhares de quilômetros. A ZCAS pode ser identificada por imagens de satélite diárias na banda do infravermelho ou utilizando o campo de onda longa emergente (ROL em português ou OLR em inglês ? Outgoing Long-wave Radiation). As bandas do infravermelho demonstram através de uma análise indireta, a qualidade das nuvens e suas respectivas alturas, o que pode auxiliar na detecção de possíveis nuvens de chuvas. Mapas de ROL são utilizados para inferir convecção e precipitação em escala global. Atualmente, o satélite NOAA obtém dados de ROL diariamente. As regiões com altas radiações de onda emergente significam áreas com ausência de nuvens altas, inibindo a convecção, como é o caso dos grandes desertos. No entanto, as regiões com baixas radiações de onda longa emergente (geralmente abaixo de 220 Wm-2) significam áreas frias, que podem estar relacionadas com nuvens altas (nos trópicos), assim como também com superfícies geladas (em latitudes médias e altas). Porém, a ROL é utilizada para inferir convecção apenas nos trópicos.

No Centro-oeste a mesma coisa, linhas de instalidades se forma com o calor e alta umidade vinda da Amazônia, onde também ocorre fortes temporais nessa época.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário