Seguidores

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESTIAGEM NO RIO GRANDE DO SUL

 Como já era previsto pelo El Niño Modoki...

G1

26/11/2012 15h51 - Atualizado em 26/11/2012 16h05

Rio Grande do Sul deve enfrentar mais um verão com pouca chuva

Prognóstico é de boletim divulgado pelo Inmet e CPPMet da UFPel.
Segundo pesquisador, estiagem pode não ser tão forte quanto a última.

Do G1 RS

O verão deve ser novamente marcado pela estiagem no Rio Grande do Sul. É o que indica o boletim climático para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro divulgado nesta segunda-feira (26) pelo 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
De acordo com o prognóstico, as precipitações devem ficar dentro do padrão climatológico na maior parte do estado no mês de dezembro, com variação de cerca de até 25 milímetros em relação à média de chuva de cada região. A variação chega a até menos 50 milímetros em janeiro e fevereiro e de menos 75 milímetros nesse último mês, em algumas regiões do Norte e Noroeste do estado.
“Talvez não seja tão forte quanto no ano passado e início deste ano, mas a tendência é de estiagem. Os efeitos devem ser agravados principalmente em regiões do estado em que já chove menos, com o Sul e a Campanha. Os modelos indicam a tendência de irregularidades de chuvas também nos próximos anos”, resume o pesquisador do CPPMet, Julio Marques.
Com previsão de pouca chuva no verão, o boletim recomenda cuidados especiais com as possíveis reservas hídricas acumuladas até o final de primavera. Nos próximos dias, órgãos técnicos ligados ao setor agropecuário gaúcho e cooperativas devem divulgar orientações gerais aos produtores rurais e específicas para o plantio de cada cultura durante o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário