Seguidores

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

VENTO FORTE E TORNADO EM PORTUGAL


Tornado no Algarve

IM registou "fenómeno extremo de vento" (COM VÍDEO)

O Instituto de Meteorologia classifica como "fenómeno extremo de vento" e "tempo severo" a situação ocorrida esta sexta-feira no Algarve, que provocou avultados estragos e deixou pessoas feridas, admitindo que pode repetir-se por se tratar de algo imprevisível. "O que nós identificámos que tenha acontecido no Algarve foi um fenómeno extremo de vento", disse à agência Lusa a meteorologista Margarida Gonçalves.

Destruição causada por ventos fortes em Silves e em Lagoa

Os técnicos não podem ainda dizer que tipo de fenómeno de vento extremo foi: "Isso faz-se 'a posteriori' no terreno, com observação dos estragos, eventualmente o deslocamento da tempestade". Questionada sobre a possibilidade de voltar a ocorrer nas próximas horas, a especialista afirmou que existem condições para que possa repetir-se, embora não seja possível fazer esse tipo de previsão.
"Isto são fenómenos imprevisíveis, agora posso dizer que há condições para que eles possam ocorrer", referiu. Ventos muito fortes atingiram hoje ao início da tarde os concelhos de Lagoa e Silves, arrancando algumas telhas de habitações e árvores, virando carros e partindo vidros de janelas e grades de varandas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil dá conta, na sua página na internet, de oito feridos. Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica informou haver vários feridos, num número ainda por determinar, alguns dos quais "inspiram cuidados". O comandante dos Bombeiros de Lagoa, Vítor Rio, disse haver registo no concelho de cinco feridos ligeiros.
Segundo fonte da Câmara de Lagoa, os ventos causaram estragos sobretudo nas zonas sul e oeste da cidade que ainda estão a ser apurados.  Na estrada nacional 125, junto à entrada para Lagoa, a Lusa constatou existirem árvores, placas de trânsito e 'outdoors' publicitários derrubados, além de telhados danificados.
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro confirmou à Lusa a ocorrência de vento forte em Silves e em Lagoa.
Também hoje de manhã, em Albufeira, o mau tempo causou inundações na via pública, alagando casas e lojas da cidade, mas a situação já está regularizada.


Precipitação e vento forte a partir das 18 horas de hoje

IM coloca Madeira e Porto Santo sob aviso amarelo

Actualizado ontem, às 06:28
FOTO ARQUIVO

Lobo Marinho liga hoje as ilhas do arquipélago devido ao estado do mar
A ilha da Madeira está hoje sob aviso amarelo devido à precipitação e vento forte. Os aguaceiros por vezes fortes e trovoada deverão ocorrer a partir das 18 horas de quinta-feira prolongando-se até às 6 horas de sexta-feira em toda ilha. Nas regiões montanhosas o vento apresentar-se-á de sudoeste forte a muito forte (45 a 60 km/h) com rajadas a atingir os 90 quilómetros horários.
O aviso relativo à precipitação é extensível ao Porto Santo. As duas ilhas estão ainda sob aviso amarelo no que toca ao estado do mar. O Instituto de Meteorologia prevê ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, evoluindo gradualmente para os 5 metros na costa Norte da Madeira e Ilha de Porto Santo.
Devido ao estado do mar, o navio 'Lobo Marinho' não efectua hoje a ligação marítima entre a Madeira e o Porto Santo.


Portugal em alerta: vento pode chegar aos 90 km/hora

Chuva forte também ameaça

Por: tvi24 / CLC    |   2012-11-16 08:31
Todos os distritos de Portugal Continental e a costa norte da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento e chuva forte, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

O aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro e que implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, vai vigorar até às 23:59 de hoje em 11 distritos.

Segundo o IM, para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo e Leiria está previsto vento forte com rajadas que poderão chegar aos 90 km/hora.

Nos distritos de Évora, Portalegre, Beja, Lisboa, Leiria, Coimbra, Faro, Setúbal e Santarém, o aviso amarelo (em vigor até às 05:59 de sábado) foi colocado pelo IM devido à previsão de períodos de chuva às vezes forte.

Faro está ainda sob aviso amarelo até às 05:59 de sábado perante a previsão na costa sul de ondas de sueste de dois a três metros, passando a ondas sudoeste com três a 4,5 metros.

Sob aviso amarelo está também a costa norte da Madeira e o Porto Santo devido à previsão de forte agitação marítima.

O IM prevê para hoje céu em geral muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes na região Sul a partir da tarde, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, pequena descida da temperatura máxima e vento fraco a moderado de sueste, tornando-se moderado a forte no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, com rajadas da ordem dos 70 km/hora e rodando gradualmente para sudoeste.

Nas terras altas, o vento forte vai soprar muito forte de sul com rajadas que podem chegar aos 100 km/hora.

Para a Madeira e Açores estão previstos aguaceiros fracos e vento fraco (sendo forte no arquipélago dos Açores).

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 19 graus Celsius, no Porto 18, Funchal 22 e Ponta Delgada 18. 


EM BAIXO: Mau tempo no Reino Unido
Mau tempo no Reino Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário