Seguidores

domingo, 4 de novembro de 2012

Aumentam chuvas no Brasil

 
Análise Sinótica - 06Z

Na análise da carta sinótica de superfície das 06Z do dia 04/11, observa-se uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) atuando entre o sul e oeste da BA, divisa de GO com TO e nordeste de MT. Uma região de alta pressão migratória apresenta valor pontual de 1016 hPa atuando a leste da Região do Sul do Brasil. Nota-se a atuação de outro ciclone extratropical também em oclusão, cuja baixa de 967 hPa está posicionada em 53S/45W. Desse centro se estende uma frente fria até as proximidades do leste do Uruguai. Observa-se uma baixa pressão oclusa a sudeste da Terra do Fogo, Argentina. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) está bastante desconfigurada e seu núcleo é amplo e fraco com valor de 1016 hPa a leste de 212W/18S. A Alta Subtropical do Pacífico Sul (ASPS) encontra-se bastante alongada zonalmente, com núcleo principal de 1020 hPa e valor pontual de 1022 hPa entre 30S e 37S e entre 80W e 92W. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) oscila em torno de 06N/10N sobre o Pacífico e entre 06N/09N sobre o Atlântico. 

CPTEC INPE
Elaborado pelo Meteorologista Luiz Kondraski de Souza 





 Chuva localmente forte em grande parte do Brasil Neste domingo (04/11) o dia será com pancadas de chuva em grande parte do Sudeste, no Centro-Oeste, sul e oeste da Região Norte, sul do MA e do PI e na BA. Um canal de umidade (ZCOU) reforça a umidade entre a BA, norte de MG e no ES, norte de GO e nordeste de MT. Por isso, deverá chover forte de forma localizada, e também em algumas áreas haverá acumulado significativo como no sul e no recôncavo da BA e em algumas áreas do oeste e centro de GO e norte de MG. Na Região Sul pode chover rápido a partir da tarde em algumas áreas, de forma isolada, entre SC e o PR. Entre SE e o CE, demais áreas do PI e do MA, norte e nordeste do PA, AP, RR e nordeste do AM e no RS o dia será com sol e poucas nuvens e calor. 
Imagem do satélite GOES 12 das 12h mostra nuvens chegando ao Uruguai e Rio Grande do Sul vindas da Argentina. Podem causar chuvas fracas em alguns lugares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário