Seguidores

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ENTRE AS MAIS CHUVOSAS DO PLANETA

Entre as mais chuvosas do planeta em 29 nov 2012

29 de novembro de 2012 às 21:05 por Josélia Pegorim


Um CCM – Complexo Convectivo de Mesoescala – se desenvolveu sobre o Paraguai e nordeste da Argentina nesta quinta-feira, 29 de novembro. As tempestades provocadas por este sistema ficaram entre as mais volumosas registradas neste dia no planeta. Até por volta das 20 horas, hora de Brasília, nas áreas em roxo e rosa forte, os acumulados de chuva em 24 horas variavam de 100 a até quase 160 milímetros de chuva. A imagem acima é um dos produtos do programa de pesquisa TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission), da Nasa, e pode ser observada on line em http://trmm.gsfc.nasa.gov/publications_dir/dump_24hr.shtml

Segundo informes dos alertas emitidos pelo serviço meteorológico oficial do Paraguai, a capital, Assunção, já havia recebido mais de 100 milímetros de chuva entre a madrugada até o meio da manhã desta quinta-feira. O enorme volume de chuva que caiu sobre a cidade fez com arroios transbordassem deixando ruas e avenidas parecendo rios com violentas correntezas. A força da água arrastou carros e houve mortes.

Os CCM são sistemas de tempo severo que se desenvolvem em geral entre o norte da Argentina e o Paraguai, mas algumas vezes influenciam partes do Sul e do Centro-Oeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário