Seguidores

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CICLONE IAN DEIXA DESTRUIÇÃO EM TONGA

DO CLIMATEMPO 

Ciclone tropical Ian provoca ventos 194 km/h

10 de janeiro de 2014 às 22:09 por Josélia Pegorim
Um poderoso ciclone tropical está sendo monitorado no oceano Pacífico, na região das ilhas Fiji, Tonga e Samoa. Pelas análises dos serviço de meteorologia de Fiji, às 17h do dia 10 de janeiro de 2014 (hora de Brasília), o ciclone tropical Ian tinha um mínimo de pressão de 938 hPa e era avaliado como um ciclone tropica de categoria 4 (muito forte). O sistema se movimentava de forma lenta, com aproximadamente 12 km/h para sul-sudeste.


A estimativa é de que os ventos constantes provocados por Ian chegassem aos 105 nós (194 km/h), mas com rajadas mais intensas. A previsão é de diminuição dos ventos para 65 nós (120 km/h) até as 15 horas deste sábado (hora de Brasília).


A região das ilhas Fiji ficam sujeitas aos ciclones tropicais normalmente de novembro até abril. Porém, o pico da temporada de ciclones tropicais vai de janeiro a março. Ciclones tropicais são sistemas de tempo severo semelhantes aos furacões.







11/01/2014 21h20 - Atualizado em 11/01/2014 23h01

Ciclone ao norte das ilhas Tonga deixa pelo menos um morto

Ciclone atingiu magnitude 5, a mais alta da escala.
Casas e árvores foram derrubadas na ilha, em que vivem 8 mil pessoas.

Da France Presse e G1

Pelo menos uma pessoa morreu em consequência do ciclone Ian, que chegou às ilhas Ha'apai, ao norte do arquipélago polinésio de Tonga. Danos materiais severos também ocorreram por conta da tempestade Ian lashing, anunciaram fontes oficiais no domingo, em Tonga, ainda este sábado (11) no Brasil.
Imagem mostra o ciclone tropical cobrindo a ilha de Tonga. (Foto: HO / NASA/NOAA GOES PROJECT / AFP)Imagem mostra o ciclone tropical cobrindo a ilha de Tonga. (Foto: HO / NASA/NOAA GOES PROJECT / AFP)
Nas primeiras horas do domingo dia foi possível perceber a magnitude dos danos causados após as comunicações terem sido parcialmente restabelecidas. O ciclone foi de magnitude 5, a mais alta.
Além da pessoa falecida, foi registrada uma possível quantidade de casas devastadas e árvores arrancadas pelo temporal. Nas ilhas Ha'apai vivem 8.000 pessoas. Ali também é um local muito apreciado pelos turistas.

Jornal da Mídia

Polinésia é atingida pelo ciclone mais forte de sua história


Agência ANSA Alofa – O ciclone mais potente da história da Polinésia atingiu na manhã deste domingo (12) a paradisíaca ilha de Tonga, uma das preferidas dos turistas, destruindo vilarejos inteiros e deixando pelo menos uma pessoa morta, segundo o primeiro balanço divulgado pelas autoridades locais.
Já na ilha de Ha’apai, onde vivem 8 mil habitantes, 70% das casas foram ao chão por conta do vento. O governo local declarou estado de emergência. (Ansa Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário