Seguidores

domingo, 19 de janeiro de 2014

GRANDE SECA NOS ESTADOS UNIDOS

Na imagem do dia 18.01.2014, vemos que as frentes frias não chegam na Califórnia, onde tem uma forte massa de ar seco impedindo as chuvas.

17/01/2014 20h45 - Atualizado em 17/01/2014 21h43

Estado americano da Califórnia declara emergência por seca

É a pior seca no estado em um século.
Rios e reservatórios estão com apenas 20% das reservas normais de água.

Da France Presse e G1

Bombeiros passam pela região das montanhas de San Gabriel nesta sexta-feira (17), perto de Azusa, na Califórnia (Foto: Jae C. Hong/AP)Bombeiros passam pela região das montanhas de San Gabriel nesta sexta-feira (17), perto de Azusa, na Califórnia (Foto: Jae C. Hong/AP)
A pior seca da Califórnia em um século está devastando sua agricultura e destruindo suas matas, que vem sendo consumidas por incêndios florestais, afirmou o governador Jerry Brown, ao declarar emergência no estado.
A declaração de emergência permite às autoridades californianas solicitar acesso à ajuda federal para combater a seca, que tem deixado grandes extensões de floresta seca, vulnerável a incêndios.
Na quinta-feira, enormes labaredas ardiam nos arredores de Los Angeles, causando danos a várias casas e forçando os moradores a deixar a área, onde o risco de incêndios está elevado há semanas.
Brown convocou os moradores do estado a reduzir o consumo de água em pelo menos 20%.
'Eu declarei esta emergência e estou convocando todos os californianos a economizar água de toda forma possível', declarou, em um comunicado.
'Não podemos fazer chover', acrescentou. 'Mas podemos ficar mais bem preparados para as terríveis consequências que a seca da Califórnia agora traz, inclusive menos água para nossas comunidades e fazendas e maior incidência de incêndios em áreas urbanas e rurais', prosseguiu.
Brown disse a jornalistas em San Francisco que as condições atuais eram da 'pior seca que a Califórnia já viu desde que os registros começaram, cerca de 100 anos atrás', segundo informes da imprensa.
A região sofre sua terceira seca seguida no inverno.
A Califórnia e estados do oeste americano são frequentemente atingidos por incêndios florestais durante o verão, mas incêndios no inverno como os atuais são relativamente raros.
Os rios e reservatórios californianos atingiram níveis recorde de baixa, com apenas 20% das reservas normais de água decorrente do degelo da neve, que desce de montanhas como a Sierra Nevada, de norte a sul.

 
VOZ DA RÚSSIA

 17 Janeiro, 11:10

Incêndio leva a evacuação de cidade em Califórnia

incêndio, EUA, Califórnia, acidente, evaquação, Los Angeles, Glendora
Foto: EPA

Os serviços de emergência anunciaram uma evacuação urgente da cidade de Glendora, localizada em Los Angeles (Califórnia), devido à proximidade de um forte incêndio florestal.

Dos mil pessoas foram levadas para abrigos, o fogo destruiu três casas e ameaça quase mil outras.
O incêndio eclodiu na manhã de quarta-feira. Trata-se, presumivelmente, de um incêndio premeditado, a polícia prendeu três indivíduos suspeitos de tal ato.
Para combater o fogo foram mobilizadas cerca de 700 pessoas e veículos aéreos.
Apesar de um forte vento e a temporada seca, que dificultam o trabalho dos bombeiros, estes últimos conseguiram parar a propagação do fogo na direção de outras áreas residenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário