DO CLIMATEMPO
Austrália também vive onda de calor
9 de janeiro de 2014 às 22:16 por Josélia Pegorim
Assim
como o Brasil, o Uruguai, Paraguai e Argentina, a Austrália também está
imersa numa onda de calor. Mas lá, as temperaturas são mais extremas
ainda, com grande parte do país experimentando temperaturas acima dos
40°C.O mapa elaboradao pelo serviço nacional de meteorologia da Austrália mostra como ficaram as temperaturas máximas nos últimos sete dias, entre 1 e 8 de janeiro de 2014. Pelas cores nota-se que grande parte do país vem tendo temperaturas acima dos 39°C.
BBC BRASIL
Onda de calor extrema na Austrália gera alerta e temor de incêndios
Atualizado em 15 de janeiro, 2014 - 13:47 (Brasília) 15:47 GMT
Fãs de tênis estão estão enfrentando altas temperaturas em Melbourne (Foto: Getty)
Uma forte onda de calor vem atingindo o sudeste da Austrália, onde as temperaturas tem atingindo mais de 40ºC em algumas áreas.
Segundo autoridades, relâmpagos foram responsáveis por mais de 250 incêndios na terça-feira à noite no estado de Vitória.Em Melbourne, onde acontece o Aberto da Austrália de tênis, um jogador e um catador de bola desmairam com o calor.
A temperatura na cidade permaneceu acima de 30ºC por boa parte da noite de terça-feira.
O porta-voz dos bombeiros, Euan Ferguson, disse que "as temperaturas extremas em Vitória nos últimos três dias serão um teste para os bombeiros e para a comunidade". "É muito importante diminuir o risco de outros incêndios antes de sexta-feira", afirmou.
Os bombeiros conseguiram conter a maioria dos incêndios no estado, mas alguns continuam foram de controle.
Em 2009, incêndios em Vitória matram 173 pessoas e destruíram 2 mil casas.
Desmaios e falta de luz
Na Tasmânia, houve relatos de uma estrada que derreteu com o calor.
No Aberto da Austrália de tênis, em Melbourne, o tenista canadense Frank Dancevic desmaiou durante uma partida. Ele disse aos jornalistas que o calor o deixou "tonto" e com alucinações.
A chinesa Peng Shuai disse que a alta temperatura fez com que ela vomitasse durante a partida. Um menino que apanhava bolas também desmaiou durante outro jogo.
Tim Wood, diretor médico do torneio, admitiu que "alguns jogadores apresentaram problemas relacionados ao calor". "Mas não houve nenhum jogador que precisou de intervenção médica significativa depois de ter completado um jogo", disse.
Os incêndios no oeste da Austrália destruíram mais de 50 casas no início desta semana, segundo o correspondente da BBC em Sydney, Jon Donnison.
Donnison disse ainda que novas questões sobre o impacto das mudanças climáticas foram levantadas depois que o ano de 2013 foi o mais quente já registrado na Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário