Seguidores

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MAIORES ONDAS DA EUROPA

Ciclones extratropicais causam ondas gigantes na Europa, como esse no início de Janeiro de 2014 na tempestade "Hercules".

Tempestade Hércules coloca big riders em alerta no Atlântico Norte

JORNAL ZERO HORA  04 de janeiro de 2014 0
Foto NOA/Divulgação
Foto NOA/Divulgação
O fim de semana promete ser de grandes ondas no Atlântico Norte e os big riders locais já estão de plantão nos principais picos da Europa. Apelidado de Tempestade de Inverno Hercules, o intenso sistema de baixa pressão que provocou queda de neve de até dois metros e causou cancelamentos de voos se desloca para o mar em direção a Irlanda podendo gerar ondas de mais de 50 pés.
Alguns big riders da Califórnia e do Havaí já se deslocaram para a Europa esperando surfar essa ondulação. Os picos mais expostos, como Nazaré, em Portugal e Mullaghmore Head, na Irlanda, estão sujeitos a fortes ventos, mas o swell ainda vai chegar nas costas mais protegidas com força e potencial.
Foto Eric Bellande
Gautier Garanx já pegou uma boa em Belharra Reef. Foto Eric Bellande
Novas fotos e vídeos das maiores ondas deste swell serão postadas na página do Facebook do Billabong XXL e no site do evento a partir da próxima semana. O ciclo do prêmio anual vai até o final do inverno, com os indicados anunciados no final de março . Os vencedores dos 14º Billabong XXL Awards serão anunciados em maio em uma cerimônia de gala no sul da Califórnia , com distribuição de mais de 120 mil dólares em prêmios aos melhores desempenhos deste ano.

Tempestade Hércules dá as caras e coloca o litoral europeu em alerta vermelho

JORNAL ZERO HORA  06 de janeiro de 2014 
Kurt Rist, em Mullaghnore Head, na Irlanda. Foto Camila Neves/ Billabong XXL
Kurt Rist, em Mullaghnore Head, na Irlanda. Foto Camila Neves/ Billabong XXL
A tempestade Hercules chegou com tudo no Velho Continente e fez soar o alerta vermelho em todo o litoral europeu. Picos de big surf como Mullaghmore Head, na Irlanda; Nazaré, em Portugal; e Bellharra e Biarritz, na França, amanheceram com ondas monstruosas. Em Mullaghmore Head, na Irlanda, as ondas entraram com uma formação melhor e pintou o primeiro registro de ação feito pela fotógrafa Camila Neves com o surfista norte-americano Kurt Rist tentando colocar para dentro de um tubão. Mais fotos podem ser vistas neste link da página do Facebook da Offshore Watersports Mullaghmore Head.
Belharra amanheceu assim no dia 6 de janeiro. Foto Stephane Salerno / Billabong XXL
Belharra amanheceu assim no dia 6 de janeiro. Foto Stephane Salerno / Billabong XXL

Um vídeo amador enviado para o site francês MyTF1 News mostra o poder das ondas em Biarritz. Já o povoado de Sennen Cove, no Reino Unido, não deve ter conseguido dormir apenas com o barulho das ondas que batiam no rochedo e encharcavam o vilarejo.
Em Porto (vídeo abaixo), Portugal, uma onda gigante invadiu a foz do Rio do Douro e fez muita gente correr.
Em Aberystwyth, no País de Gales, casas, escritórios e residências estudantis situadas em frente ao mar foram evacuadas devido a maré alta. Além de ondas de 27 pés (8 metros), a tempestade também trouxe ventos de até 113 quilômetros por hora. Confira mais fotos da tempestade no Reino Unido neste link: http://news.yahoo.com/monster-waves-slam-uk-us-storm-172757883.html
As ondas batendo em um porto ao Sul do País de Gales. Foto Ben Birchall / AP
As ondas batendo em um porto ao Sul do País de Gales. Foto Ben Birchall / AP
Em Nazaré, muito storm. Foto André Botelho/ Billabong XXL.
Em Nazaré, muito storm. Foto André Botelho/ Billabong XXL.
As ondas estourando nas rochas em Nazaré. Foto Jorge Leal / Billabong XXL
As ondas estourando nas rochas em Nazaré. Foto Jorge Leal / Billabong XXL
No Arquipélago de Açores. Foto Kathy Rila
No Arquipélago de Açores. Foto Kathy Rila

 JORNAL i
ionline.pt
Surfistas portugueses espalhados pela Europa à espera das ondas de “Hércules”


Mesmo com tamanho, hoje não houve espectáculo na Nazaré
Alguns dos melhores surfistas nacionais de ondas grandes estão prontos para a maior ondulação do ano e, considerada por alguns, a “maior do século”. A postos para aproveitar o que a tempestade de inverno, conhecida por “Hércules”, tem para lhes dar, estão Hugo Vau e o surfista franco-brasileiro Eric Rebiere, em Portugal, no canhão da Nazaré, o luso-germânico Nicolau von Rupp, pela Irlanda do Norte, e José Gregório e Ruben Gonzalez, no sudoeste francês.
“O mar está a começar a subir agora, falta pouco mais de uma hora, mas já está a escurecer por isso, amanhã partimos às 7h30”, contou ao i José Gregório, garantindo que o jet-ski está pronto para entrar na água. A surfar desde os 11 anos, “Grego”, como também é conhecido, sempre procurou ondas grandes. Em 2000 começou com o tow-in, tendo em 2005 surfado ondas com tamanho na Madeira e na Baía de Cascais. “Estava grande e entrou ali na Baía”, explicou.
A viver na Ericeira há vários anos, tem acompanhado Garrett McNamara na Nazaré, mas este ano não pudemos contar com ele, devido a uma lesão. Agora está em França com o também big rider Ruben Gonzalez. “Segundo as previsões, o tamanho das ondas para esta zona pode chegar aos 30 metros”, afirmou. “É a primeira vez que vamos surfar aqui…estamos na expectativa do que pode acontecer, vamos ver”, acrescentou o surfista de 40 anos.
Nicolau von Rupp, por seu turno, remou até à Irlanda. Segundo o próprio, "estamos perante um dos maiores swells que há registo no Atlântico norte”, o que o deixa com algum nervosismo. “Não vou mentir, estou com medo do que possa aí vir mas sinto-me preparado."
Por águas lusas, o franco-brasileiro Eric Rebiere e Hugo Vau não conseguiram surfar no canhão da Nazaré. “Hoje não conseguimos entrar, estivemos à espera de um jet ski do Zon North Canyon, mas já estava a ficar tarde e não estava muito bom para surfar”, disse-nos Eric, acrescentando que as previsões não “parecem favoráveis” para o canhão. “Temos algumas opções, como Peniche (Papoa), Galiza ou França”, disse o atleta de 35 anos que, depois de ter competido no circuito mundial de surf, decidiu dedicar-se às ondas grandes e fixar-se também na Ericeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário