Seguidores

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

RECORDES DE FRIO NA AMÉRICA DO NORTE



BBC BRASIL

Massa de ar do Ártico pode gerar novos recordes de frio na América do Norte

Atualizado em  5 de janeiro, 2014 - 18:22 (Brasília) 20:22 GMT

Frio no meio-oeste americano (AP)
Onda de frio começa a atingir o meio-oeste americano
Uma corrente de ar extremamente frio vinda do Ártico começa a atingir o meio-oeste dos Estados Unidos e as temperaturas poderão bater novos recordes.
Em algumas regiões a temperatura já chegou a -30ºC, mas, com o vento, a sensação é de ainda mais frio.
As temperaturas muito baixas são resultado de um vórtice polar, uma massa de ar densa e fria que gira no sentido anti-horário.
Meteorologistas afirmam que as temperaturas no Meio Oeste americano poderão cair até -50ºC com o efeito do vento frio.
"O clima mais frio dos últimos anos será notado da parte alta do Meio Oeste até a região do meio-Atlântico", afirmou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos em uma declaração.
Os Estados de Ohio, Dakota do Sul e Illinois estão entre os que serão atingidos e, segundo o serviço de meteorologia, a onda de frio deve durar até terça-feira.
Autoridades alertaram os moradores das regiões afetadas para permanecerem em casa por uma questão de segurança e também para manter ruas e estradas livres para a retirada da neve.
O Estado de Minnesota determinou o fechamento das escolas nesta segunda-feira para evitar que as crianças saiam de casa.
Mas, não apenas o meio-oeste americano está sendo afetado pela onda de frio. Uma tempestade de inverno já cobriu áreas do Canadá e o nordeste dos Estados Unidos com até 60 centímetros de neve.
Ainda no Canadá, dezenas de milhares de pessoas na ilha de Newfoundland ainda estão sem energia elétrica devido a um incêndio em um transformador ligado à nevasca pesada na região.
A onda de frio na América do Norte já causou o cancelamento de mais de 5 mil voos desde quarta-feira e a morte de 16 pessoas.

Derrapagem

Além do cancelamento dos voos, a onda de frio e neve também leva o perigo às pistas dos aeroportos.
Um avião vindo de Toronto, no Canadá, derrapou na neve depois de pousar no aeroporto JFK de Nova York. Ninguém ficou ferido no incidente, mas os voos no aeroporto foram suspensos por duas horas devido ao gelo nas pistas.
O Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago e o Aeroporto Internacional Liberty Newark, em Nova Jersey, estariam entre os mais afetados dos Estados Unidos pela onda de frio.
A última onda de frio deverá seguir do meio-oeste americano para o nordeste.
E, com isto, a região poderá enfrentar as temperaturas mais baixas das duas últimas décadas.
"A última grande massa do Ártico realmente grande foi em 1994", disse à agência de notícias Reuters Bob Oravec, um meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.
No Canadá as temperaturas já caíram para -29ºC em Toronto e -38ºC em Quebec, a mais baixa das últimas duas décadas.
Nos nordeste dos Estados Unidos, escolas estão fechadas e sistemas de transporte estão parados. Os moradores foram orientados a ficar em casa.
Estados como Nova York, Connecticut e Massachusetts já foram afetados por nevascas.
Boston seria a cidade mais atingida com 45 centímetros de neve.

tvi24.iol.pt/ 

EUA: frio recorde caminha para o Canadá

Frio recorde e consumo de eletricidade recorde, com parte do país a meio-gás, com serviços fechados e transportes condicionados

Por: Redacção / CF    |   2014-01-08 11:18
O frio polar que se abate sobre os Estados Unidos nos últimos dias já soma nove mortos. Uma vaga de frio recorde deixa metade do país em alerta para o frio e neve, com as temperaturas a caírem 14 a 20 graus celsius em relação ao normal para a época.

Chicago com menos 17 graus, Detroit desceu até aos 18 negativos, Washington com menos sete ou Boston com menos nove. O Central Park de Nova Iorque, vestido de branco, com menos 16 graus.

Mas, as temperaturas baixas não são o único recorde batido nos Estados Unidos. A massa de ar fresco vinda do Ártico também elevou os índices de consumo da eletricidade, como noticia a Reuters. Mas, o gelo já obrigou ao fecho de algumas centrais elétricas.

Por estes dias, uma grande preocupação das autoridades prende-se com os sem-abrigo, o que tem levado a um aumento dos locais onde estas pessoas podem proteger-se do frio ímpar. As temperaturas muitos graus abaixo de zero já fizeram nove vítimas, pelo menos, no leste. Ao todo, o número cifra-se em quase duas dezenas no país. A maioria morreu na sequência de acidentes de trânisito, como refere a CNN.

Estradas cortadas, comboios parados, voos cancelados ou escolas encerradas. Têm sido assim os últimos dias em grande parte do país, mas, há boas notícias: a massa de frio polar está a dirigir-se para o Canadá, como avança a CNN esta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário