Seguidores

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

TEMPORAL EM SÃO PAULO

Imagem das  23h30min de  12.01.2014 mostra forte instabilidade sobre SP onde causou temporal.


Sobe para dez número de mortos pela chuva no interior de SP


Agência Brasil

São Paulo – O número de mortos pela chuva que atingiu Itaóca, município do sudeste do estado, no último domingo (12), foi atualizado para dez, informou a Defesa Civil. Com a ajuda de quatro cães farejadores, bombeiros trabalham na busca de 12 desaparecidos.
A cidade foi inundada pelas águas do Rio Palmital, que transbordou com a tromba d'água. Houve queda de três barreiras, o que dificultou o acesso à cidade.
Segundo o levantamento da Defesa Civil, 100 casas foram afetadas pela forte enxurrada, 83 famílias (332 pessoas) estão desalojadas e nove desabrigadas em uma escola municipal. Em Apiaí, cidade vizinha, a chuva também danificou 50 casas.
A Defesa Civil montou um posto de ajuda para o fornecimento de colchões, água e alimentos na Escola Municipal Elias Lages Magalhães. Uma pá carregadeira e dois caminhões fornecidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) auxiliam na retirada de escombros.
O governador Geraldo Alckmin vistoriou a cidade ontem (13) e disse que uma força tarefa foi montada na região. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e pelo menos 40 homens foram deslocados para auxiliar feridos e buscar desaparecidos.


 
13/01/2014 19h35 - Atualizado em 14/01/2014 09h23

Número de mortos após chuva em Itaóca, SP, sobe para oito

Novo balanço foi divulgado pela Defesa Civil por volta das 20h.
Defesa Civil afirma que doze pessoas permanecem desaparecidas.

Alexandre Lopes Do G1 Santos
 
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou, por volta das 20h desta segunda-feira (13), um novo boletim sobre os estragos causados pelas chuvas em Itaóca, no interior de São Paulo. De acordo com o novo levantamento, oito corpos foram encontrados até o momento. Segundo informações da prefeitura da cidade, pelo menos doze pessoas permanecem desaparecidas.
A cidade de Itaóca foi atingida por um forte temporal, que começou na noite de domingo (12) e continuou durante a madrugada de segunda-feira (13). A Defesa Civil trabalha na cidade com a ajuda do Corpo de Bombeiros para tentar chegar em áreas que permanecem isoladas. Apiaí, município vizinho de Itaóca, também foi atingido pela tempestade. Não há registro de mortes, mas 50 moradias ficaram inundadas. Os moradores de Apiaí já voltaram para casa. O governador Geraldo Alckmin passou a noite na região acompanhando o trabalho das equipes e destacou que o mais importante nos trabalhos era salvar vidas.
Moradores começam a se organizar após chuva devastar parte de Itaoca (Foto: Ivan Edson / VC no G1)Moradores se organizam após chuva devastar parte
de Itaoca (Foto: Ivan Edson / VC no G1)
Uma força tarefa do Corpo de Bombeiros foi enviada para a cidade de Itaóca. No total, cinco viaturas, quatro cães farejadores e quinze homens foram deslocados para auxiliar no atendimento a feridos e nas buscas por desaperecidos. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) disponibilizará maquinário para limpeza da região. Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) auxiliará nos trabalhos de reconstrução da cidade, com a doação de uma pá carregadeira e dois caminhões para retirada de escombros.
Além dos 200 colchões, 330 cestas básicas, 110 agasalhos e kits de higiene pessoal com 180 toalhas, escovas de dente e creme dental,  equipes da Defesa Civil, que trabalham no resgate das famílias ilhadas, estão levando à cidade de Itaóca a quarta remessa de ajuda humanitária.
A Defesa Civil também montará um posto de controle na escola municipal Elias Lages Magalhães, onde serão concentrados colchões, água e alimentos que o órgão enviará ao município. A Sabesp fornece água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.
Temporal
As chuvas que causaram estragos em Itaóca e nas cidades vizinhas começaram no início da noite do domingo (12) e se prolongaram durante boa parte da madrugada. Um dos rios que corta o município de 3 mil habitantes chegou a transbordar e afetou pelo menos 100 casas, que tiveram de ser desocupadas.
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, João Batista Belizário, o Rio Palmital transbordou na noite de domingo (12) e causou a enchente. A cidade ficou sem luz, e a Prefeitura ainda contabiliza os estragos.
De acordo com Belizário, o número de mortos pode ser ainda maior. "Duas pessoas morreram quando um carro rodou em uma ponte e caiu dentro do rio. Várias outras morreram no bairro Guarda Mão. As casas foram arrastadas pela chuva com os moradores dormindo dentro delas", conta.
  •  
Interior de loja ficou destruído após temporal em Itaoca, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo (Foto: Ivan Edson/VC no G1)Interior de loja ficou destruído após temporal em
Itaoca (Foto: Ivan Edson/VC no G1)
No início da manhã, o prefeito da cidade, Rafael Rodrigues de Camargo (PSD), decretou estado de calamidade pública em Itaóca. A Defesa Civil agora trabalha no resgate das famílias que estão ilhadas. Ainda segundo informações da Prefeitura, o centro da cidade foi inundado. Todo o município ficou sem energia elétrica, reestabelecida apenas por volta das 11h30 desta segunda-feira.
De acordo com a Defesa Civil, além das 100 moradias afetadas, houve queda de três barreiras, o que dificulta o acesso à cidade. O órgão informa que os trabalhos de limpeza e desobstrução das vias estão em andamento. A Força Tarefa do Corpo de Bombeiros também está a caminho do local para ajudar no resgate de possíveis vítimas soterradas.
Governador Geraldo Alckmin visitou área atingida pelas chuvas no Vale do Ribeira, interior de São Paulo (Foto: Solange Freitas / TV Tribuna)Governador Geraldo Alckmin visitou área atingida
por temporal (Foto: Solange Freitas/G1)
Visita do governador
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) cancelou parte da agenda desta segunda-feira (13) para poder visitar a cidade de Itaóca, no interior de São Paulo. "Nós tivemos, lamentavelmente, uma tromba d’água. Teve óbitos e pessoas desaparecidas", disse o governador.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do governador, ele saiu de São Paulo, de helicóptero, por volta das 14h30 e ficou na cidade até às 18h30. Alckmin foi até o local para ver pessoalmente a destruição causada pela chuva em Itaóca, cidade da região do Alto Ribeira que possui pouco mais de três mil habitantes.
Temporal destruiu ruas e casas em Itaóca, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo (Foto: Gilmar dos Santos Araujo / VC no G1)Marcas em parede mostra onde chegou o nível da água em Itaóca (Foto: Ivan Edson/VC no G1)
Água invadiu casas em Itaóca, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo (Foto: Gilmar dos Santos Araujo / VC no G1)Água invadiu casas em Itaóca, nterior de São Paulo (Foto: Ivan Edson/VC no G1)
Temporal deixou mortos e desaparecidos em Itaóca, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo (Foto: Gilmar dos Santos Araujo / VC no G1)Temporal deixou mortos e desaparecidos em Itaóca, interior de SP (Foto: Ivan Edson/VC no G1)
Carro fica preso entre pedaços de árvores em Itaóca, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo (Foto: Gilmar dos Santos Araujo / VC no G1)Carro fica preso entre árvores em Itaóca, interior de São Paulo (Foto: Ivan Edson/VC no G1)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário