Seguidores

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

MAIS CHUVAS FORTES EM SÃO PAULO

Imagem das 09h de 16.01.2014, mostra muitas instabilidades sobre o Brasil causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.

16/01/2014 14h18 - Atualizado em 16/01/2014 15h45

Chuva forte deixa SP em estado de atenção nesta quinta-feira

Na Zona Norte, houve queda de granizo por volta das 13h.
Regiões Leste e Sul entraram em estado de atenção para alagamentos.

Do G1 São Paulo

Leitora registra alagamento na Zona Norte da cidade  (Foto: Andreia Adriana S. A. Rocha/VC no G1)Leitora registra alagamento na Zona Norte da cidade (Foto: Andreia Rocha/VC no G1)
Uma chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (16) levou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, a decretar estado de atenção nas regiões Oeste, Norte, no Centro e nas marginais Pinheiros e Tietê por volta das 13h. Às 13h27, as regiões Leste, Sudeste e Sul entraram em estado de atenção para alagamentos.
A chuva perdeu força e, por volta das 15h30, apenas a Zona Sul permanecia em atenção. Segundo os meteorologistas do CGE, pode voltar a chover durante a noite.
Granizo
No bairro de Lauzanne Paulista, na Zona Norte, houve queda de granizo às 13h. O mesmo ocorreu às 13h30 em Itaquera, na Zona Leste. Segundo a Defesa Civil, às 15h, as regiões de Santana, Pirituba, Jaraguá, Freguesia do Ó, Vila Maria, Vila Guilherme e Casa Verde estavam em estado de atenção para enchentes.
Árvore cai na Avenida Rio Branco, no Centro (Foto: Márcio Pinho/G1)Árvore cai na Avenida Rio Branco, no Centro (Foto: Márcio Pinho/G1)
Quedas
Na Avenida Rio Branco, no Centro, uma árvore foi arrancada do chão e caiu no meio da via. Ela atingiu um carro que passava pela pista central. O motorista não ficou ferido. Um poste também foi derrubado pela força da chuva e atingiu um veículo. Às 14h20, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a via no sentido bairro, entre as ruas Vitória e Aurora.
“Ouvi um barulho e vi a árvore caindo em cima da gente”, disse o motorista de um dos carros. “Tivemos sorte de não nos machucarmos.” Os galhos atingiram o capô e o vidro traseiro de seu carro, acertando três notebooks e uma CPU que levava. “Contando o dano no carro e nos computadores, calculo prejuízo de R$ 10 mil.” Já o poste caiu sobre uma Mercedes-Benz. A rede de trólebus também foi derrubada na avenida.
Aeroportos
O mau tempo também provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade, durante 21 minutos. O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, operava normalmente na tarde desta quinta-feira. O CGE registrou ventos de 76 km/h às 13h25 em Cumbica e 52 km/h no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte.
Alagamentos
De acordo com o CGE, a cidade registrava, às 15h10, 15 pontos de alagamentos, quatro deles intransitáveis. Na Zona Norte, a chuva inundou a Rua Coronel Marques Ribeiro, na altura da Rua José Bernardo Pinto. No Centro, o alagamento foi registrado na Rua Barra do Tibaji, em ambos os sentidos, na região do Bom Retiro. Na Zona Leste, o alagamento interdita a Rua Casimiro de Abreu, na altura da Rua Silva Teles, na Mooca. Na Zona Sul, há alagamento na Avenida Professor Abarão de Morais.
A Avenida Roque Petroni Júnior, na Zona Sul de São Paulo, também tinha um trecho totalmente alagado às 15h35, apesar de ainda não constar no horário no levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Carro de luxo foi atingido por um poste que caiu durante a chuva em São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)Carro de luxo foi atingido por um poste que caiu durante a chuva em São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)
Previsão
O avanço de uma frente fria sobre o Oceano na costa sul do País e áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo irão provocar chuvas com maiores volumes até sexta-feira (17). O dia deve amanhecer com sol e céu parcialmente nublado. As temperaturas variam entre mínima de 19ºC e máxima de 27ºC.
Segundo o CGE, o tempo sofrerá mudanças a partir do sábado (18). O dia ficará com maior quantidade de nuvens e probabilidade de chuva fraca e garoa, principalmente ao amanhecer e no fim da tarde. Mínima de 18°C e máxima de 28°C. No domingo (19), a chance de chuva diminui significativamente. A temperatura não sobe muito e a máxima prevista é de 28°C.


DO CLIMATEMPO

São Paulo teve mais 2000 raios nesta tarde

16 de janeiro de 2014 às 16:44 por Josélia Pegorim
O mapa mostra a quantidade de descargas elétricas detectadas entre o meio-dia e 15h30 da tarde desta quinta-feira, pela medição da rede Earth Network, parceira da Climatempo no monitoramento de raios por todo o Brasil



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário