Seguidores

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RECORDES DE CALOR NO BRASIL

J0RNAL DIÁRIO GAÚCHO
23/01/2014 | 09h01

Calor e recorde no consumo de energia causam problemas na rede de distribuição da Ceee

Na Zona Norte, moradores ficaram sem luz por mais de 12 horas


Calor e recorde no consumo de energia causam problemas na rede de distribuição da Ceee Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Dona Iolanda passou a noite sentada na área da casa, abanando-se com um leque Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS
A madrugada e a manhã de quarta-feira foram de provação para um grupo de moradores da Rua Braile, na Zona Norte da Capital. Durante quase 12 horas, sob uma
temperatura que transformou Porto Alegre em um forno, a dona de casa Iolanda Dutra, 54 anos, e vizinhos, residentes no setor 3 do Bairro Costa e Silva, ficaram sem luz. Ou seja, em boa parte do tempo, suaram no escuro.

O calor e o consequente aumento no consumo de energia levaram a Ceee a registrar a maior demanda da história no Estado. Quarta, a marca chegou a 6.686 megawatts (MW) às 14h32min, quando fazia 38,1ºC na Capital.
Segundo o Operador Nacional do Sistema, a estimativa de capacidade do sistema energético gaúcho é 6.900 MW. Ou seja: faltou luz mesmo com consumo abaixo do teto.

Passou a noite na sacada
Sem poderem ligar o climatizador de ar e o ventilador, Iolanda e seu marido, o vigilante
Albino Diniz, 72 anos, valeram-se de uma alternativa inusitada para aliviar o calorão. O casal passou a madrugada sentado em cadeiras na sacada da residência.

- Meu quarto estava um forno, por isto passamos a noite sentados aqui - afirmou Iolanda.

Nem abriu o congelador
Ao lado do medidor de energia elétrica, o bombeiro Arnaldo Ribeiro, 72 anos, era a imagem da desolação. Apavorado com a possibilidade de perder os alimentos armazenados, ele nem abriu o congelador.

- Tem de aguentar no osso - disse.

Na Rua Braile, faltou energia da 0h30min ao meio-dia, quando foi trocado um transformador queimado. Nas áreas da RGE e da AES-Sul, os problemas em pontos isolados foram resolvidos.
Ceee falam em caso pontual
Foi registrada falta de energia, também, em bairros de Guaíba, Viamão e Alvorada, igualmente sob concessão da Ceee, Canoas e São Leopoldo, municípios atendidos pela AES-Sul. Rubens Wawrick, da diretoria de distribuição da Ceee, garantiu que os casos de falta de luz foram pontuais, ao contrário do verão de 2013, em que o problema era recorrente e de maior amplitude.

Ao longo do dia, foram registradas menos de 200 reclamações na área de concessão da Ceee.

- Com esse calor pode dar um problema nos condutores, transformadores, mas hoje
estamos melhor do que no ano passado - garantiu.

Segundo Rubens, nos últimos 12 meses, a demanda (necessidade de mais energia) é
inferior à oferta do serviço na Capital. Enquanto a capacidade aumentou 12%, os pedidos de mais energia cresceram somente 6% por conta da compra de arcondicionado, climatizador e outros equipamentos eletrônicos.
Promessas
- Duplicação de duas subestações e construção de uma nova, elevando a capacidade para 125 megawatts.
- Investimento de R$ 150 milhões em 2013, e o mesmo valor este ano, em melhorias
nas redes de distribuição.
- Construção de oito novas subestações de energia, em andamento na Capital.
- R$ 250 milhões em obras contratadas para melhorar o fornecimento do serviço na área de concessão (72 municípios, 1,5 milhão de consumidores).


22 de janeiro - A temperatura em Florianópolis atingiu a marca de 36,5ºC
 
O forte calor registrado neste sábado deixou lotadas as principais praias de Santa Catarina desde o início da manhã. Banhistas aproveitam a chegada da segunda onda de calor do verão. As temperaturas, antes mesmo das 9 horas, já se aproximavam dos 30ºC em vários municípios do Estado.

Em Florianópolis, quem deixou para ir às praias mais procuradas depois do meio dia enfrentou muita fila e dificuldades para encontrar um espaço na areia. Os termômetros de rua marcaram 33ºC por volta das 13 horas. O acesso às praias da Joaquina e Mole, pela avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, estava completamente congestionado no início da tarde.

Na região sul da cidade, banhistas aproveitaram o mar calmo para aliviarem o calor na água. “O Campeche normalmente é muito agitado, mas hoje parece uma piscina”, afirmou Matheus Hertisz, 32 anos, morador da região metropolitana de Florianópolis. “Valeu a pena enfrentar o trânsito. Vamos deixar a praia apenas no início da noite”.

Em Bombinhas, no litoral norte do Estado, os banhistas também aproveitaram o céu aberto e calor para lotar as areias das principais praias. 

De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais do Estado (CIRAM) a nova de calor deve trazer temperaturas extremamente elevadas pelos próximos dias. A primeira onda de calor no sul do Brasil, igualmente causada pela permanência de uma massa de ar seco na região, ocorreu no final de dezembro. 

Colaborou com esta notícia o internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.
 
 


Calor aperta e Rio das Ostras, RJ, libera uso de bermudas no expediente

Por  | Para: CBN FozUso de bermudas em Rio das Ostras (Foto: Gabriel Sales/Secom Rio das Ostras)Os fiscais de obras Renato Reis e Fernando Navega já usam as bermudas (Foto: Gabriel Sales/Secom Rio das Ostras)

Com temperaturas alcançando a casa dos 38ºC e 40ºC, e com a sensação térmica chegando a 50ºC em alguns dias, a Prefeitura de Rio das Ostras, no interior do estado do Rio, liberou que os servidores usem bermudas durante o expediente. As peças devem estar na altura dos joelhos e serem discretas. A medida passou a valer na última sexta-feira (17), mas foi comunicada nesta terça-feira (21).
Os trajes podem ser usados nas repartições e em serviços externos até o próximo dia 31 de março, quando termina o verão. O uso das bermudas ou bermudões está liberado para todas as Secretarias de Governo, Instituto de Previdência e Fundação de Cultura, respeitando a razão das situações específicas de cada órgão.
Bermudas em Rio das Ostras (Foto: Gabriel Sales/Secom Rio das Ostras)Ezequiel Gomes usa bermuda e o ventilador para
amenizar o calor durante o expediente
​ (Foto: Gabriel Sales/Secom Rio das Ostras)
A medida causou alívio principalmente para os servidores que realizam trabalho externo. O agente de fiscalização Ezequiel Gomes Rodrigues celebrou a medida. "Assim que soube da novidade não perdi tempo. Os dias estão muito quentes e usar bermuda no trabalho me trouxe mais conforto no ambiente profissional. Pelo menos neste período em que os termômetros estão altos a gente fica tem essa chance de ficar mais a vontade", conta o servidor.
O fiscal de obras Fernando Navega lembra que fica mais tempo na rua do que dentro da Secretaria de Obras, por isso aprova a liberação da nova vestimenta. "Trabalho mais tempo na rua que dentro da Secretaria de Obras. A bermuda chegou em uma boa hora, pois os dias estão bem quentes. O verão chegou pra valer este ano. A iniciativa só melhorou nosso bem-estar profissional", comemora.
"Foi muito boa esta decisão de liberar o uso das bermudas neste período quente. Enquanto tiver esse calorão estarei usando, até porque meu trabalho é externo", completou o fiscal de obras Renato dos Reis Morgado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário