Seguidores

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

AQUECIMENTO PODE PROVOCAR ERA DO GELO?

DM.com.br
Enviado em 26/01/2014 às 20h48, última atualização: 27/01/2014 às 10h11.

Bem-vindos à nova Era do Gelo!

Cientistas alertam que mundo entra na Era do Gelo a partir deste mês. Frio será mais intenso do que o que ocorre nos EUA
Diário da Manhã
 
Imagine as recentes cenas de congelamento e nevasca nos Estados Unidos que foram divulgadas em todo mundo. Recorde-se das Cataratas do Niágara completamente congeladas, dos carros imobilizados pelo gelo em Nova Iorque, de pessoas mortas por conta da hipotermia. Pense em gente andando pelos lagos, nos rios, seguindo em passos pelo mar...
Tudo isso poderá ser comum daqui para frente. Dois grupos de cientistas internacionais divulgaram que a partir desta semana o mundo entra em uma nova era do gelo, essa mesma da franquia de desenho animado Frozen ou do filme O dia depois do amanhã.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Conforme relatório divulgado pela Global Warming Policy Foundation, assinado por Rauf Galiulin e Vladimir Bashkin, a Terra entrou em uma fase de queda de temperatura. Em um período de 50 anos, estaremos literalmente imersos em uma nova era do gelo. Mas atenção aos brasileiros: não é preciso comprar roupa de frio agora. Trata-se de fenômeno para as próximas décadas e centenas de anos. 
Teoria incrível
A teoria parece incrível, na medida em que o senso comum espera exatamente o inverso: o aquecimento global. “A ideia é de que o homem, através da poluição, seria um agente causador do aquecimento, que não é descartado. Mas o aquecimento pode provocar frio. É um paradoxo aos olhos leigos”, diz o professor de Geografia e especialista em clima, Mateus Machado.
A controvérsia é tão grande que parece cena do filme catástrofe citado anteriormente. Nele, um conjunto de ocorrências climáticas provoca o congelamento da Terra, a ponto dos americanos invadirem as fronteiras do México para terem um pouco mais de calor. Essa cena, de fato, não é impossível de acontecer.
A diferença é que uma teoria diz que a nova “Era do Gelo” começa por conta da ação humana, o que provoca uma contradição entre aquecimento global e congelamento (a teoria exposta no filme) e outra visão científica enxerga um natural início da era, que seria provocada por desajustes do Sol.
De início, a queda de temperatura ocorreria de forma lenta. Após duas décadas, porém, entraríamos em um período realmente gelado, mais rigoroso do que o visto recentemente em Nova Iorque.
Russos
Os cientistas russos trouxeram uma controvérsia a respeito da ação dos humanos. Ao contrário do filme citado na reportagem, nós teríamos pouca influência.  
O mais interessante é que todo o atual debate resgata as teorias apresentadas ainda na década passada pelo climatologista e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Baldiceri Molion. Pós-doutor em meteorologia com formação na Inglaterra e nos Estados Unidos, membro do Instituto de Estudos Avançados de Berlim, Molion tem computado dados há mais de duas décadas que comprovam seus apontamentos.
Ele também defende que a Terra está a caminho de uma nova era glacial. Molion explica que o Sol entrou no mínimo de atividade – fato que ocorre a cada 90 anos. E sem sol, evidente, diminui-se o calor.
O mesmo evento teria ocorrido no começo do século 19. Entre 1910 e 1920, o Sol passou a produzir menos energia. O mundo sentiu um frio de congelar os ossos.
O resfriamento seria, portanto, consequência da diminuição dos ciclos de atividade solar.
Antes também teria ocorrido o mesmo fenômeno em momentos diferentes do mundo. A diferença é que agora temos satélites e equipamentos para descrever o que pode ocorrer e monitorar detalhes.
Uma reportagem do Times revelou que entre 1650 e 1715 teria ocorrido um período chamado de “pequena era do gelo”. Europa e América do Norte viveram longas décadas de gelo.
Consequências
Essa baixa atividade do ciclo solar é denominado de “Ciclo 24” e tem perturbado muitos cientistas devido às consequências. Molion explica que todas estas ameaças de queda de temperatura são naturais. Ele informa que a Terra passou por períodos frios no último um milhão de anos. Durante este período enfrentamos nove glaciações.
“Cada era glacial dura cerca de 100 mil anos. Então, em 90% de um milhão de anos, nós vivemos com clima mais frio do que hoje”.
No meio destas eras glaciais, o homem vive em um mundo mais quente. Esse período interglacial pode durar entre 10 e 12 mil anos.
Atualmente, portanto, o homem pode estar na era do gelo ou no fim de uma era interglacial. Como metáfora, Molion diz que “nós já estamos jogando a prorrogação”.
Ele suscita que “é possível que nós já estejamos dentro de uma nova era glacial”. A questão é que a temperatura não cai de repente, explica o cientista. E o esfriamento, detalhe, de qualquer jeito, não é bom. Molion diz que é ruim, “porque a humanidade sempre se desenvolveu em períodos de aquecimento”.
No Brasil, por exemplo, pode ocorrer mudanças radicais que prejudicam plantações, interferindo na agroindústria e nos preços. Goiás, por exemplo, teria quedas bruscas de temperatura.  Goiânia, que em 1939 chegou a marcar 2ºC nos termômetros, poderia avançar tranquilamente para 10 ºC abaixo de zero.

Vórtice polar é motivo de baixas temperaturas nos Estados Unidos

As consequências de baixas temperaturas têm sido observadas pelo mundo neste exato momento em um laboratório: a costa leste dos Estados Unidos. O país tem enfrentado dias gelados com quedas históricas das temperaturas. Tendo o vento como um motor, as nevascas chegam a provocar uma sensação térmica de até -50ºC.
O nome que motiva tais transformações é “vórtice polar”, que tem alimentado uma onda de ciclones. No caso americano, o vórtice veio do norte do Canadá e depois se deslocou para o Sul. Portanto, teoricamente, ele não estaria ligado ao anúncio de uma nova Era Glacial.
Trata-se de caso tópico e concentrado em uma determinada época, ou seja, agora. Com as mudanças do vórtice, chegaram fortes rajadas de vento, que provocaram alarme e medo nas comunidades americanas.
Teoria paralela
A nova era do gelo é uma teoria paralela e muito mais perigosa, pois anuncia um progressivo esfriamento. No caso do vórtice, após determinado tempo, podemos voltar a viver em um clima ameno e normal.
A nova onda de frio estaria mais ligada aos aspectos teóricos especulados no filme O Dia depois de Amanhã. Por esta ótica de ciência, que inspira de longe as ficção, o desvio do ar frio do Ártico para o Sul ocorreria devido às mudanças climáticas provocadas exatamente pela ação do homem.
Quando equilibrado, esse vórtice polar seria capaz de confinar o ar do Ártico no topo do mundo. Um vento circular o protegeria e tudo estaria bem. Ocorre que a perda de força do vórtice tem levado a liberação do ar frio, que caminha em direção ao Sul.
E o motivo do desequilíbrio que leva a este deslocamento de ar pode ser o aquecimento do Ártico. Mas não existem verdades científicas até agora, mas uma série de teorias e microteorias que se divergem e convergem para entender o que tem ocorrido nos Estados Unidos e no restante do mundo.
FONTE:
http://www.dm.com.br/texto/163014-bem-vindos-a-nova-era-do-gelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário