Seguidores

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

EXTREMOS DE TEMPERATURAS



Frio congelante e calor fatal: quando temperaturas extremas podem matar?

Saiba como nosso corpo reage ao calor e frio intensos nesta época de inverno rigoroso no Hemisfério Norte e verão muito quente no Sul

Enquanto banhistas tentam se refrescar do calor de até 39,8ºC na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, moradores de rua enfrentam temperaturas negativas com lareira improvisada nos Estados Unidos Foto: Mauro Pimentel / Terra e Michael Patrick/AP / Arte Terra
Enquanto banhistas tentam se refrescar do calor de até 39,8ºC na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, moradores de rua enfrentam temperaturas negativas com lareira improvisada nos Estados Unidos
Foto: Mauro Pimentel / Terra e Michael Patrick/AP / Arte Terra

A costa leste dos Estados Unidos enfrentou ontem seu dia mais gelado em quatro décadas, com uma queda histórica das temperaturas que, aliada ao intenso vento, provocou sensação térmica de até -50ºC em alguns pontos. A intensa onda de frio foi provocada por um "vórtice polar" – uma massa de ar densa e fria que gira no sentido anti-horário –, e Estados como Minnesota viram descer seus termômetros até -48ºC, batendo recordes de duas décadas, acompanhada de neve e chuvas de granizo. Tais temperaturas são difíceis de se imaginar no Brasil, onde no mesmo período foi registrado calor de quase 40ºC no sul do Brasil, onde o clima costuma ser mais ameno.





O "vórtice polar" que atingiu os Estados Unidos esta semana é um ciclone de ar extremamente frio situado normalmente no norte do Canadá, mas que se deslocou para o sul acompanhado de fortes rajadas de vento. O fenômeno ligou o alarme no nordeste e meio-oeste do país, onde escolas foram fechadas, milhares de voos cancelados e recomendando que os cidadãos, na medida do possível, não saiam de suas casas. O frio é tanto que inclusive os ursos polares e os pinguins dos zoológicos de algumas cidades como Chicago foram cobertos.


O frio registrado em boa parte dos EUA foi tão intenso que a água quente, em ponto de fervura, de um copo lançada ao ar congela quase instantaneamente, passando a se transformar automaticamente em neve. A severa frente fria afeta 140 milhões de pessoas de 26 Estados e provocou milhares de atrasos e cancelamentos de voos, além de cortes de luz em diversas regiões. Existe risco de hipotermia, e não é recomendado permanecer parado à intempérie durante muito tempo. Combinadas com rajadas de vento, temperaturas tão baixas são potencialmente fatais. Mais de uma dezena de mortes foram registradas, de maneira direta ou indireta, devido ao mau tempo e baixas temperaturas nos Estados Unidos.

 
9 de janeiro - Arco-íris é visto sobre as congeladas Cataratas do Niágara
 
9 de janeiro - A intensa recente onda de frio que atingiu os Estados Unidos provocou o congelamento de parte das Cataratas do Niágara, no Estado americano de Nova York, fronteira com o Canadá


REVISTA VEJA - 08.01.2014
Calor no Brasil – Enquanto isso, os termômetros marcam temperaturas altas no Brasil. Na última sexta-feira, nove das dez estações meteorológicas mais quentes do mundo estavam no país. A mais escaldante era a de Joinville (SC), com termômetros marcando 39 graus Celsius. No Rio de Janeiro, a temperatura chegou aos 38 graus Celsius, com sensação térmica de 52.​ Para os próximos dias, a temperatura deve diminuir, mas não muito. A previsão é que, na próxima quinta-feira, a capital carioca chegue aos 36 graus Celsius e São Paulo atinja os 34 graus Celsius, de acordo com o Climatempo.
No calor intenso, o corpo transpira mais, buscando diminuir o superaquecimento. O hipotálamo, região cerebral que regula a sensação de sede, dispara o comando para que o corpo beba líquidos e evite a desidratação, o principal vilão das temperaturas elevadas. Com a transpiração elevada e a falta de água, o organismo sofre com tonturas, sensação de torpor e cansaço. Os membros se movimentam lentamente, buscando não gerar mais calor, e a respiração se torna acelerada: é a estratégia para eliminar vapor pela respiração e diminuir a temperatura interna.
Quanto mais quente e úmido, maior a sensação térmica - associação entre a temperatura na escala do termômetro e a umidade relativa do ar. Por isso, ela pode ultrapassar os 50 graus Celsius. "Além disso, quando há ventos, a sensação é de uma temperatura mais amena, pois o vento refresca o ambiente", afirma Fábio Rocha, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Para não sofrer esses efeitos do calor extremo, as melhores opções são buscar ambientes ventilados, tomar água e sucos e usar roupas leves, que não impeçam o calor de escapar do organismo. "Convivendo durante muito tempo com temperaturas muito baixas ou muito altas, o metabolismo corporal tem a tendência a se adaptar e a sofrer cada vez menos", diz Olzon.



09/01/2014 12h20 - Atualizado em 09/01/2014 14h59

Onda de calor provoca morte de milhares de morcegos na Austrália

Temperaturas no país chegam a 50°C.
Segundo ONG, mais de 50 mil morcegos morreram nos últimos dias.

Do G1, em São Paulo

Filhotes de morcegos são protegidos e amamentados em clínica de ONG em Queensland (Foto: Trish Wimberley/Australian Bat Clinic/AP)Filhotes de morcegos são protegidos e amamentados em clínica de ONG em Queensland (Foto: Trish Wimberley/Australian Bat Clinic/AP)
A onda de calor que atinge a Austrália provocou a morte de milhares de morcegos nos últimos dias. De acordo com a ONG Bat Conservation and Rescue (conservação e resgate de morcegos), mais de 50 mil animais caíram mortos de suas árvores após sucumbirem ao calor na região de Queensland, no nordeste australiano.
Os ativistas resgataram alguns filhotes que perderam suas mães para alimentá-los e ajudar no combate ao forte calor. Segundo reportagem da Associated Press, os morcegos chegam a urinar em si mesmos na tentativa de resfriar o corpo. Eles caem às centenas em volta das árvores e a decomposição dos animais provoca mau cheiro no local.

Queensland, Austrália
  •  
"É possível encontrar mais de 250 morcegos mortos ao redor das árvores", afirma Louise Saunders, presidente da ONG.
Além dos morcegos, outros animais como papagaios, cangurus e emus (ave nativa, parecida com o avestruz) estão sofrendo com o forte calor na Austrália. Algumas regiões do país atingiram a temperatura de 50°C.

YAHOO NOTÍCIAS  10.01.2014 

Onda de frio com temperaturas de 45 graus negativos atinge leste da Rússia


Moscou, 10 jan (EFE).- O Ministério para Situações de Emergência da Rússia pediu nesta sexta-feira que a população das regiões do extremo oriente do país tome medidas de precaução devido à onda de frio polar que, nos próximos dias, vai derrubar as temperaturas para até 45 graus negativos.

Leia também:
Frio congelante se espalha pelos EUA e prejudica comércio e viagens
Frio gera imagem impressionante nos EUA
O governo recomendou como medidas de segurança que as pessoas limitem seu tempo de permanência ao ar livre, principalmente as crianças, que deixem de usar os automóveis e evitem sair das áreas urbanas.
Nas principais estradas do extremo oriente foi organizado um serviço de guarda permanente, com mais de 60 patrulhas, para prestar assistência aos motoristas que necessitem de ajuda.
Segundo as previsões meteorológicas, as temperaturas mais baixas ocorrerão na região de Amur, na fronteira com a China, onde os termômetros devem marcar até 45 graus negativos nas próximas horas.
A onda de frio polar se manterá no leste da Rússia até a próxima quinta-feira, pelo menos.
Na parte europeia do país as temperaturas são, por outro lado, consideradas altas para esta época do ano: em Moscou, por exemplo, a mínima registrada hoje foi de 1 grau positivo.
No entanto, o Centro Meteorológico de Moscou advertiu hoje que a partir da próxima terça-feira as temperaturas vão cair pela noite até os 13 graus negativos e durante o dia não passarão dos 8 graus abaixo de zero, o que é comum durante o mês de janeiro. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário