![Capa do Portal da Ilha](http://www.portaldailha.com.br/topo/logo.png)
Água do mar quente na costa de Santa Catarina
Publicado em 27/01/2014 às 23:56:26
A água do mar deste ano esta mais quente quando comparada aos anos anteriores para essa época do ano. Os mapas abaixo mostram que a água da superfície do mar esta aproximadamente 2°C mais quente, em relação aos anos de 2012 e 2013.
A
água quente que atinge a costa catarinense se deve a Corrente do
Brasil, que nesta época ano, ganha força e provoca o aumento da
temperatura do mar na região sul do Brasil.
Outro fator que pode estar relacionado a este aumento de temperatura da água do mar na costa são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo observado nas últimas semanas. Água mais calma com pouca mistura e o forte calor, resultou no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.
Quando temos vento do quadrante norte soprando por vários dias, a água da superfície do mar quente é deslocada para o oceano aberto e ressurge água mais fria do fundo, deixando a água da costa mais fria, independentemente da temperatura de ar. Ou seja, na areia tem-se forte calor, mas a temperatura da água do mar fica fria.
Outro fator que pode estar relacionado a este aumento de temperatura da água do mar na costa são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo observado nas últimas semanas. Água mais calma com pouca mistura e o forte calor, resultou no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.
Quando temos vento do quadrante norte soprando por vários dias, a água da superfície do mar quente é deslocada para o oceano aberto e ressurge água mais fria do fundo, deixando a água da costa mais fria, independentemente da temperatura de ar. Ou seja, na areia tem-se forte calor, mas a temperatura da água do mar fica fria.
Água quente
28 de janeiro de 2014 0
Estudo
da Epagri/Ciram constatou que água do mar no litoral catarinense nesta
temporada está mais quente se comparada aos anos anteriores para esta
época do ano. A superfície na costa subiu em torno de 2°C em relação a
2012 e 2013. A principal causa é a Corrente do Brasil, que ganha força
neste período e provoca a elevação da temperatura do mar na região Sul.
Confira
abaixo a temperatura da água da superfície do mar nos dias 26 de janeiro
dos anos 2012, 2013 e 2014 (Figura: Epagri / Ciram / Divulgação):
![temperatura 1](http://wp.clicrbs.com.br/visor/files/2014/01/temperatura-1.jpg)
![temperatura2](http://wp.clicrbs.com.br/visor/files/2014/01/temperatura2.jpg)
![temperatura3](http://wp.clicrbs.com.br/visor/files/2014/01/temperatura3.jpg)
Segundo a Epagri, outro fator que pode estar relacionado a este aumento são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo das últimas semanas. Água mais calma com pouca mistura e o forte calor, resulta no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.
Geral
| 27/01/2014 20h05min clicrbs.com.br
Onda de calor volta a Santa Catarina com temperaturas elevadas e muita umidade
A combinação provoca sensação de calor que pode chegar até os 53ºC
A partir de terça-feira as temperaturas começam a subir. A previsão para essa semana é que elas fiquem por volta e acima dos 35ºC. O termômetro passa rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproxima dos 40°C à tarde, principalmente no Litoral e no Vale do Itajaí. Neste período o índice ultravioleta segue máximo, mesmo nos dias mais nublados. As informações são da Epagri/Ciram.
De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, a diferença desta onda de calor para a da última semana é que ela deve ser mais úmida, com maior presença das nuvens. A partir de quarta-feira estão previstas pancadas de chuvas para o final do dia, típicas de verão e elas devem ocorrer nos outros dias desta semana também.
Mas é justamente a umidade combinada com as altas temperaturas que provoca a sensação de calor. Marilene explica que se as temperaturas ficam entre 30 e 35ºC e a umidade relativa do ar entre os 70 e 75% a sensação pode ficar entre os 40 e 53ºC.
Apesar das reclamações que o calor tem provocado, a meteorologista observa que ele está dentro do normal para o verão. Temperaturas altas também estão previstas para fevereiro.
O calor ainda está presente na água mar. Comparada aos anos anteriores, ela está até 2ºC mais quente. Isso ocorre devido à corrente marítima do Brasil, que nesta época do ano ganha força e provoca o aumento da temperatura do mar na região Sul.
Outro fator que pode estar relacionado ao fenômeno são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo observado nas últimas semanas. De acordo com o oceanólogo Argeu Vanz e a meteorologista Gilsânia Cruz, também da Epagri/Ciram, a água mais calma e o forte calor resultaram no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.
Se há vento soprando por vários dias, a água da superfície é levada para o oceano, o que dá espaço para a água mais fria do fundo do oceano, e consequentemente a temperatura do mar não sobe tanto.
07/01/2014 17h24 - Atualizado em 20/01/2014 16h55
Pesquisa revela que temperatura no fundo do mar de SC influencia corais
Projeto proposto por aluno de mestrado da UFSC analisa temperaturas.
Estado é área de transição das faunas tropical e sub-tropical.
![Sensores foram instalados em ilhas costeiras de Santa Catarina (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal) Sensores foram instalados em ilhas costeiras de Santa Catarina (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal)](http://s2.glbimg.com/r1wfFTDG1P45cFYI6WKVtAokj9E=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/01/06/pesquisa1.jpg)
![Edson instalou 19 sensores para medir a temperatura (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal) Edson instalou 19 sensores para medir a temperatura (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal)](http://s2.glbimg.com/JGwKiStmkkZwyLH8LwiChvYxUiQ=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/01/06/pesquisa.jpg)
temperatura
(Foto: Edson Faria Junior/Arquivo pessoal)
Os principais objetivos do projeto são sintetizar informações sobre a Biodiversidade Marinha no estado, com ênfase nos Filos das esponjas e Cnidaria (águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais), e obter novos dados sobre a Biodiversidade Marinha do Estado.
O projeto propõe identificar o grupo dos cnidários e a ocorrência de cada espécie de acordo com a temperatura do água. Para isso, foram instalados diversos sensores nas Ilhas da Costa de Santa Catarina, com diferentes profundidades. "Os 19 sensores medem a temperatura a cada 10 minutos, o que foi feito durante um ano. Assim, conseguimos medições bem precisas", explica Edson.
O ponto mais ao Norte são as Ilhas do Arquipélago de Tamboretes, em Balneário Barra do Sul, e o local mais ao Sul é a Laje da Jagua, em Jaguaruna. "No ponto mais ao Norte registrei temperatura mínima de 24ºC, já no ponto das Ilhas Moleques do Sul foi de 17ºC", comenta Edson.
![Coral conhecido como 'Baba-de-boi' (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal) Coral conhecido como 'Baba-de-boi' (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal)](http://s2.glbimg.com/SIIlAOFj4QnZjPtS01oNsu9azLs=/300x225/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/01/06/baba_de_boi.jpg)
abundante no Norte
(Foto: Edson Faria Junior/Arquivo pessoal)
Segundo o mestrando, a temperatura mínima para a existência desta espécie de coral é de cerca de 18ºC. "Alguns dias com a água abaixo disso ela até aguenta, mas se forem todos os dias, dificilmente a espécie vai se desenvolver no local", diz.
Como Santa Catarina é área de transição das correntes, o jovem comenta que, se pudesse escolher um local onde esta mudança é percebida, seria a partir da Ilha do Xavier, no Leste da Ilha, em direção ao Sul do estado. "A partir do Norte do estado até o Sul, este é o último ponto onde registrei a ocorrência do coral-baba-de-boi. A partir dali, esta espécie não é mais avistada", explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário