Seguidores

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PERIGO: O MAR ESTÁ MAIS QUENTE NO SUL


Capa do Portal da Ilha

 

Água do mar quente na costa de Santa Catarina

Publicado em 27/01/2014 às 23:56:26

A água do mar deste ano esta mais quente quando comparada aos anos anteriores para essa época do ano. Os mapas abaixo mostram que a água da superfície do mar esta aproximadamente 2°C mais quente, em relação aos anos de 2012 e 2013.
A água quente que atinge a costa catarinense se deve a Corrente do Brasil, que nesta época ano, ganha força e provoca o aumento da temperatura do mar na região sul do Brasil.
Outro fator que pode estar relacionado a este aumento de temperatura da água do mar na costa são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo observado nas últimas semanas.  Água mais calma com pouca mistura e o forte calor, resultou no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.
Quando temos vento do quadrante norte soprando por vários dias, a água da superfície do mar quente é deslocada para o oceano aberto e ressurge água mais fria do fundo, deixando a água da costa mais fria, independentemente da temperatura de ar. Ou seja, na areia tem-se forte calor, mas a temperatura da água do mar fica fria.

 

Água quente

28 de janeiro de 2014 0

Estudo da Epagri/Ciram constatou que água do mar no litoral catarinense nesta temporada está mais quente se comparada aos anos anteriores para esta época do ano. A superfície na costa subiu em torno de 2°C em relação a 2012 e 2013. A principal causa é a Corrente do Brasil, que ganha força neste período e provoca a elevação da temperatura do mar na região Sul.

Confira abaixo a temperatura da água da superfície do mar nos dias 26 de janeiro dos anos 2012, 2013 e 2014 (Figura: Epagri / Ciram / Divulgação):
temperatura 1 temperatura2 temperatura3
Segundo a Epagri, outro fator que pode estar relacionado a este aumento são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo das últimas semanas. Água mais calma com pouca mistura e o forte calor, resulta no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.

Geral  | 27/01/2014 20h05min  clicrbs.com.br

Onda de calor volta a Santa Catarina com temperaturas elevadas e muita umidade

A combinação provoca sensação de calor que pode chegar até os 53ºC

Atualizada às 20h15min Quem aproveitou o vento Sul que deu uma amenizada na onda de calor no fim de semana pode comemorar, porque as temperaturas altas voltam a Santa Catarina pelo menos até o próximo domingo. Aliadas à alta umidade, elas podem provocar nos próximos dias sensação térmica de até 50ºC.
A partir de terça-feira as temperaturas começam a subir. A previsão para essa semana é que elas fiquem por volta e acima dos 35ºC. O termômetro passa rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproxima dos 40°C à tarde, principalmente no Litoral e no Vale do Itajaí. Neste período o índice ultravioleta segue máximo, mesmo nos dias mais nublados. As informações são da Epagri/Ciram.
De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, a diferença desta onda de calor para a da última semana é que ela deve ser mais úmida, com maior presença das nuvens. A partir de quarta-feira estão previstas pancadas de chuvas para o final do dia, típicas de verão e elas devem ocorrer nos outros dias desta semana também.
Mas é justamente a umidade combinada com as altas temperaturas que provoca a sensação de calor. Marilene explica que se as temperaturas ficam entre 30 e 35ºC e a umidade relativa do ar entre os 70 e 75% a sensação pode ficar entre os 40 e 53ºC.
Apesar das reclamações que o calor tem provocado, a meteorologista observa que ele está dentro do normal para o verão. Temperaturas altas também estão previstas para fevereiro.
O calor ainda está presente na água mar. Comparada aos anos anteriores, ela está até 2ºC mais quente. Isso ocorre devido à corrente marítima do Brasil, que nesta época do ano ganha força e provoca o aumento da temperatura do mar na região Sul.
Outro fator que pode estar relacionado ao fenômeno são os ventos fracos do quadrante nordeste e o mar calmo observado nas últimas semanas. De acordo com o oceanólogo Argeu Vanz e a meteorologista Gilsânia Cruz, também da Epagri/Ciram, a água mais calma e o forte calor resultaram no aumento da temperatura da água do mar, principalmente próximo à costa.
Se há vento soprando por vários dias, a água da superfície é levada para o oceano, o que dá espaço para a água mais fria do fundo do oceano, e consequentemente a temperatura do mar não sobe tanto.

 

07/01/2014 17h24 - Atualizado em 20/01/2014 16h55

Pesquisa revela que temperatura no fundo do mar de SC influencia corais

Projeto proposto por aluno de mestrado da UFSC analisa temperaturas.
Estado é área de transição das faunas tropical e sub-tropical.

Luíza Fregapani Do G1 SC

Sensores foram instalados em ilhas costeiras de Santa Catarina (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal)Sensores foram instalados em ilhas costeiras de Santa Catarina (Foto: Edson Faria Junior/Arquivo pessoal)
A temperatura no fundo do mar no Litoral de Santa Catarina influencia as espécies de cnidários que existem em cada região do estado. Esta análise é tema da dissertação de mestrado de Edson Faria Junior, biólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto vai completar dois anos de desenvolvimento em março deste ano. Segundo o estudante de 25 anos, Santa Catarina é uma área de transição entre as correntes tropical e sub-tropical, o que influencia diretamente na temperatura da água e também a fauna existente em cada região do Litoral.

Edson instalou 19 sensores para medir a temperatura (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal)Edson instalou 19 sensores para medir a
temperatura
(Foto: Edson Faria Junior/Arquivo pessoal)
O projeto "Distribuição espacial e estrutura das comunidades de cnidários em substratos consolidados do Litoral de Santa Catarina" faz parte do projeto Biodiversidade Marinha do Estado de Santa Catarina, com financiamento da FAPESC e apoio da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Os principais objetivos do projeto são sintetizar informações sobre a Biodiversidade Marinha no estado, com ênfase nos Filos das esponjas e Cnidaria (águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais), e obter novos dados sobre a Biodiversidade Marinha do Estado.
O projeto propõe identificar o grupo dos cnidários e a ocorrência de cada espécie de acordo com a temperatura do água. Para isso, foram instalados diversos sensores nas Ilhas da Costa de Santa Catarina, com diferentes profundidades. "Os 19 sensores medem a temperatura a cada 10 minutos, o que foi feito durante um ano. Assim, conseguimos medições bem precisas", explica Edson.
O ponto mais ao Norte são as Ilhas do Arquipélago de Tamboretes, em Balneário Barra do Sul, e o local mais ao Sul é a Laje da Jagua, em Jaguaruna. "No ponto mais ao Norte registrei temperatura mínima de 24ºC, já no ponto das Ilhas Moleques do Sul foi de 17ºC", comenta Edson.

Coral conhecido como 'Baba-de-boi' (Foto: Edson Chuck/Arquivo pessoal)Coral conhecido como Baba-de-boi é mais
abundante no Norte
(Foto: Edson Faria Junior/Arquivo pessoal)
O biólogo explica que os dados preliminares mostram que os corais são  influenciados pela temperatura. "O zoantídeo baba-de-boi, Palythoa caribaeorum, bastante abundante no Norte, onde a temperatura mínima foi de 24ºC já não foi mais avistado na Ilha Moleques do Sul, onde a temperatura era de 17ºC", esclarece.
Segundo o mestrando, a temperatura mínima para a existência desta espécie de coral é de cerca de 18ºC. "Alguns dias com a água abaixo disso ela até aguenta, mas se forem todos os dias, dificilmente a espécie vai se desenvolver no local", diz.
Como Santa Catarina é área de transição das correntes, o jovem comenta que, se pudesse escolher um local onde esta mudança é percebida, seria a partir da Ilha do Xavier, no Leste da Ilha, em direção ao Sul do estado. "A partir do Norte do estado até o Sul, este é o último ponto onde registrei a ocorrência do coral-baba-de-boi. A partir dali, esta espécie não é mais avistada", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário