Seguidores

sexta-feira, 5 de julho de 2013

AS CHUVAS NO MARANHÃO

  Imagem de hoje das 10h, mostra muitas instabilidades no norte do Brasil.

04/07/2013 13h34 - Atualizado em 04/07/2013 13h41

'Julho deve ser um mês de calor, com pancadas de chuva', diz especialista

Junho e julho são considerados períodos de transição no Maranhão.
Volume de chuva registrado nos últimos dias é considerado normal.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Os meses de junho e julho são considerados períodos de transição entre as estações chuvosa e seca no Maranhão. O curioso é que neste início do mês de julho o volume de chuvas parece estar maior do que no período chuvoso propriamente dito.
Nos três primeiros dias deste mês, por exemplo, choveu cerca de 50 milímetros, o que equivale a quase um terço do esperado para julho. Nesta quarta-feira, a chuva causou transtornos na capital.
Com a água empoçada em vários trechos, o trânsito ficou lento na Avenida dos Holandeses. No Centro, os pedestres tiveram dificuldade para passar próximo ao Mercado Central.
Para o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tudo normal para o mês que deve registrar uma media de 131 milímetros.
A sensação de que ainda chove bastante é em virtude da baixa na média dos últimos anos, quando a zona de convergência intertropical ficou mais ao norte, resultando em pouca chuva,
A explicação para as chuvas de julho vêm de um fenômeno que acontece no céu. Diferente da zona de convergência intertropical, quem predomina agora são as ondas do leste. Um conjunto de nuvens carregadas que se forma na costa da África e atravessa o oceano ate chegar ao nordeste brasileiro.

Este sistema meteorológico é responsável pela maioria das chuvas, principalmente as que ocorrem à tarde. Especialistas garantem que julho será um mês de calor, com algumas pancadas de chuva. "Até o fim do mês ainda esperamos que esperem esses eventos. A partir do mês de agosto esperamos que comece o período seco", disse a meteorologista Andrea Cerqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário