Seguidores

terça-feira, 16 de julho de 2013

EXTREMOS NO BRASIL

 Imagem de hoje das 18h, mostra massa de ar polar na região sul que deixa o céu claro.

do CLIMATEMPO

Sul abaixo de zero

16 de julho de 2013 às 10:44 por Josélia Pegorim

O ar polar atua forte sobre o Sul do Brasil na madrugada desta terça-feira causando um resfriamento intenso. Houve condições para geada nos três estados. Cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina voltaram a registrar temperaturas abaixo de zero.

Pela medição do Epagri/Ciram, de Santa Catarina, a região serrana do estado registrou as menores temperaturas, com -4,4º em Urupema, -4,3C em Bom Jardim da Serra, -2,5ºC em São Joaquim. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou -0,6ºC em Cambará do Sul (RS), -0,3ºC em Lages (SC) e -0,2ºC em Caçador (SC).

No Sudeste, no alto da serra da Mantiqueira, a estação meteorológica do Parque Nacional de Itatiaia também registrou temperatura negativa. A mínima foi de -1,9ºC. O local de medição está 2451 metros acima do nível do mar e e por ser um lugar de grandes altitude, é relativamente comum a ocorrência de temperaturas abaixo de zero, especialmente no inverno.

O centro da massa polar que provocou o resfriamento intenso no Sul se afasta para i mar e o frio diminui no Sul nesta quarta-feira, mas ainda deve gear em lugares das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com menor intensidade do que hoje e em menor quantidade.

Nova onda de frio e possibilidade de neve

A partir de sexta-feira, 19 de julho, nova onda de frio intenso começa a ingressa no Sul do Brasil. Com a atuação deste sistema, acentuando novamente o frio, e o excesso de umidade, há uma possibilidade de nevar entre os dias 21 e 23 de julho em áreas elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Calor de inverno

16 de julho de 2013 às 14:04 por Josélia Pegorim

Ar seco predomina no Brasil

16 de julho de 2013 às 19:27 por Josélia Pegorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário