Seguidores

quarta-feira, 3 de julho de 2013

CONSEQUÊNCIAS DAS ONDAS DE LESTE


 Imagem de hoje das 14h, mostra no nordeste do Brasil as ondas de leste, onde causa muita chuva.


14:15:23

Nordeste // Clima


Natal registra maior chuva do ano nessa terça-feira


Publicado em 03.07.2013, às 09h01




59c2b4738c6ef8e0d66ebe5a2bed3d74.jpg
Índice de chuva foi de 120,4 mm segundo a Emparn, causando transtornos na cidade. A previsão é de que as chuvas continuem nesta semana.
Fotos: Bombeiros RN/Via Certa Natal

Kívia Soares Do NE10/Rio Grande do Norte

Entre a madrugada e a manhã dessa terça-feira (2), o índice de chuva em Natal foi de 120,4 milímetros segundo a empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O acumulado em apenas um dia foi mais da metade do esperado para todo o mês de julho, fazendo com a capital potiguar atingisse a maior precipitação do ano. 
LEIA MAIS:
>> Chuvas causam mais de 100 pontos de alagamento em Natal nesta terça-feira
A chuva causou transtornos em todas as regiões da cidade com os mais de 100 pontos de alagamento segundo a Defesa Civil e grandes congestionamentos. O órgão foi acionado 17 vezes para atender à população, a maioria dos chamados foi decorrente de alagamentos de ruas e avenidas, e desmoronamento de casas, como a que ocorreu nas encostas da lagoa do Jacó, no bairro das Rocas, Zona Leste. Já a secretária de Mobilidade Urbana (Semob) precisou interditar o tráfego em 15 pontos da cidade e desviar o trânsito.
O diretor do Departamento de Defesa Civil, Jeoás Santos,  explica que a intensidade da chuva contribuiu para aumentar o número de ocorrências nas últimas 24 horas.  A Emparn prevê que as chuvas devam continuar nos próximos dias, porém com menor intensidade do que registrada na terça, quando choveu mais da metade da precipitação normal num mês de chuva, cuja média para a época é de 210 mm.
A Defesa Civil alerta aos motoristas para que fiquem atentos ao trafegar em trechos de consideradas críticos nos dias de chuva, como as avenidas Capitão-Mor Gouveia, em Lagoa Nova, Xavantes, na Cidade Satélite,  e Moema Tinoco,  na Zona Norte. Outros pontos considerados críticos são os entornos das lagoas do Preá, Alagamar e São Conrado, que transbordaram.
Para esta quarta-feira (3), a previsão segundo o Climatempo é de sol com muitas nuvens durante o dia, e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Maceió

TNH10

Chuva atinge Zona da Mata e níveis de rios sobem em Alagoas

12:14 - 03/07/2013 Da Redação
União do Palmares e municípios da Zona da Mata também registram alagamentosUnião do Palmares e municípios da Zona da Mata também registram alagamentos
As chuvas que começaram a cair em Maceió deste ontem se estederam pelos municípios do Litoral Norte, da região metropolitana e da Zona da Mata alagoana, deixando a Defesa Civil Estadual em alerta principalmente nesta última região, onde enchentes registradas em 2010 devastaram 19 cidades. Casos de deslizamentos e alagamentos estão sendo registrados em vários pontos e os níveis do rios estão sendo monitorados. 
Pilar, Capela, Marechal Deodoro, União dos Palmares e outros municípios já registraram ocorrências devido às chuvas, mas segundo a Defesa Civil estadual sem nenhuma vítima grave até o momento. Em União, um conjunto do Programa da Reconstrução ficou inundado e o prefeito Beto Baía decretou estado de alerta por causa das chuvas, que fez transbordar o Riacho Canabrava e o nível do Rio Mundaú subir.
"Estamos trabalhando com as defesas civis municipais para preservar vidas", disse o soldado André Luiz, da Defesa Civil Estadual. Segundo ele, os rios dessas regiões ainda não transbordaram, mas as equipes já estão monitorando todos que apresentam risco de enchentes, incluindo o rios Paraíba e Mundaú, das tragédias de 2010. "Os níveis ainda não estão em situação alarmante, mas subiram", afirmou.
Em Maceió: risco alto de desabamentos
Em Maceió, a Defesa Civil Municipal segue em atenção nas mais de 550 aréas de risco da capital. Sob forte chuva desde a madrugada, a cidade registra alagamentos, desabamentos e bloqueios de avenidas e rodovias em vários bairros. No Alto da Alegria, no Benedito Bentes, 14 casas correm risco de serem atingidas por uma barreira que já começou a deslizar.
“Quando fomos informados das chuvas fortes nesta quarta-feira, prevíamos um risco médio de desabamento. Esta manhã, esse risco se intensificou pelo volume de água e agora é alto”, disse Paulo Noronha, coordenador de emergência da Defesa Civil Municipal, ao TNH TV.
Noronha aconselha aos moradores dessas áreas a deixarem suas casas se estiverem em áreas de risco. “Essas pessoas devem pegar seus documentos e procurar se abrigar na casa de parentes e amigos. O importante é proteger a vida dos familiares, pois patrimônio material vem depois”, incentivou.
Os bombeiros também redobraram a atenção devido às chuvas. São nove viaturas em prontidão para atender ocorrências na capital. O Corpo de Bombeiros pedem também para a população evitar sair de casa nesta quarta. "Quem puder, deve adiar os compromissos e evitar transtornos hoje", pediu o coronel Paulo Marques.
No Benedito Bentes, a situação da população é preocupante. Além do risco de desabamento de casas no Alto da Alegria, alguns moradores da Grota da Alegria já tiveram prejuízos por causa das chuvas. Uma barreira derrubou a parede da cozinha de uma das casas e outras também foram atingidas, mas ninguém ficou ferido. A Defesa Civil, até o fim desta manhã, ainda não tinha chegado ao local.
Ainda na noite dessa terça-feira (2), uma casa no assentamento Alto do Boi, em Ipioca, desabou deixando uma pessoa ferida, que foi socorrida pela própria população e depois levada ao Hospital Geral do Estado pelo Corpo de Bombeiros.
Alagamentos
Vários pontos da capital estão praticamente intransitáveis. Como sempre acontece em dias chuva, a região do Dique Estrada e as proximidades do Mercado da Produção estão alagadas. A água chega até aos joelhos dos comerciantes.
Em Cruz das Almas, onde está sendo construído um novo shopping, a rua está coberta de barro novamente. A água e o barro desceram das obras e chegaram até a calçada do estabelecimento, do outro lado da pista. Desde o início da manhã os carros transitam com lentidão.
O acesso ao Sítio São Jorge por Jacarecica também está alagado. Desde às 7h da manhã, a SMTT interditou a via que dá acesso à ova Avenida Pierre Chalita, onde também há deslizamento de barreira e alagamento.
Falta de Energia
Os bairros da Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Poço e Tapriche estão sem energia desde o início da manhã. Semáforos apagados atrapalham o trânsito e até o quartel do Corpo de Bombeiros está sem eletricidade. Através da assessoria, a Eletrobrás informou que dobrou a equipe para solucionar os problemas de hoje.


Fotos 
Click nas fotos para ver melhor
    Córrego do Dique Estrada já transbordouRegião do Mercado da Produção está completamente alagadaAlagamento causa transtorno aos comerciantesAvenida Pilar, em Cruz das Almas, ficou alagadaBarro Duro também registra alagamentoPraça Dois Leões, em Jaraguá, também registra alagamento esta manhãGraciliano tem ruas alagadas na parte alta de MaceióAvenida Fernandes Lima apresenta trânsito lento por causa da chuvaRua abaixo do Viaduto João Lyra também está alagadaMoradores do Gama Lins bloquearam a rodovia BR-104Pinheiro também apresenta ruas alagadasMoradores da Grota da Alegria ficam rodeados de lamaGrota da Alegria fica cheia de barroAçude no Graciliano Ramos corre risco de transbordarEntrada do conjunto Henrique Hequelman ficou inundadaMoradores do Graciliano Ramos ficaram ilhadosBairro da Gruta também ficou alagadoUnião dos Palmares também registrou alagamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário