Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

VERÃO MUITO QUENTE NO HEMISFÉRIO NORTE

 

France Presse 22/07/2013 19h30 - Atualizado em 22/07/2013 20h34

Onda de calor deixa quatro mortos em Nova York

Sensação térmica na cidade tem sido de pelo menos 43°C.
Mais de 420 'centros refrigerados' foram abertos para receber moradores.

Da France Presse
Quatro idosos morreram de hipertermia pela onda de calor que castigou Nova York nos últimos dias, anunciou nesta segunda-feira (22) a porta-voz do Instituto Médico Legal local.
Duas pessoas faleceram na sexta-feira passada: um homem de 78 anos, no Brooklyn; e uma mulher de 81, em Manhattan - declarou a porta-voz Ellen Borakove, em um e-mail enviado à agência de notícias France Presse.
Outro senhor, de 88 anos, morreu no sábado, em Staten Island, assim como uma quarta pessoa, uma senhora de 83, no Bronx - acrescentou a mesma fonte.
Em todos os casos, a causa oficial do óbito foi hipertermia. Até sábado passado, os nova-iorquinos sofreram uma onda de calor excepcional, com sensação térmica de pelo menos 43°C.
O prefeito Michael Bloomberg intensificou as recomendações para que a população 'use o ar-condicionado, evite a desidratação e se informe sobre a saúde de amigos, ou familiares vulneráveis'.
Mais de 420 'centros refrigerados' foram abertos para receber os moradores.
Nesta segunda, a temperatura se situava em torno dos 27ºC, com chuvas intermitentes.

 

 

Alemão transforma carro em piscina móvel para fugir do calor

Polícia não gostou da invenção e prendeu o motorista, após perseguição e muita água esparramada

23 de julho de 2013 | 14h 22


SÃO PAULO - Um alemão adaptou um BMW conversível para transformá-lo em piscina móvel. Com o calor que assola o Hemisfério Norte, ele saiu pelas ruas da cidade de Eibenstock, na Saxônia, com o carro cheio dágua.
O carro chamava a atenção dos curiosos, enquanto o motorista acompanhado de amigos já fazia as contas de quanto poderia ganhar com a patente da invenção. 



Mas a polícia não gostou da ideia e saiu em perseguição, o que fez a piscina móvel esparramar água a cada curva durante alguns minutos, segundo informou o jornal Corriere Della Sera.

A polícia prendeu o motorista e os três passageiros, que estavam em trajes de banho. A piscina móvel foi apreendida e o inventor foi multado.


BMW transformado em piscina móvel apreendido pela polícia alemã (fotos: Corriere Della Sera)

Cidade siberiana bate recorde histórico de calor

• segunda, 22 de julho de 2013 - 09h41

Norilsk
Moscou - A cidade russa de Norilsk, que fica na região siberiana de Krasnoyarsk, bateu neste fim de semana o recorde histórico de calor ao alcançar 32ºC de temperatura, informou nesta segunda-feira o serviço de imprensa da região.
"No sábado, o termômetro alcançou 32 graus, o máximo em toda a história das observações meteorológicas em Norilsk desde 1972", precisou um comunicado.


Esse registro superou em um décimo o anterior recorde alcançado em julho de 1979, acrescentou o texto.
As temperaturas oscilarão entre os 30 e 32 graus de calor até na próxima sexta-feira, enquanto a temperatura média no verão é de 17,3 graus de calor, segundo a norma climática para esta região ártica.
Norilsk, com temperaturas que no inverno alcançam os 50 graus sob zero e ventos de até 25 metros por segundo, é considerada uma das cidades mais contaminadas no mundo pelas explorações mineiras que existem nessa zona.
Enquanto, a onda de calor que chegou em meados de junho a algumas regiões da zona europeia da Rússia como Lipetsk, Sarátov, Ulianovsk e Voronej cedeu perante um ciclone com chuvas e temperaturas em torno dos 14ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário