Seguidores

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O QUE DETERMINA O CLIMA NA TERRA?

O SOL E A DEFINIÇÃO DO CLIMA NA TERRA

Inclinação do eixo de retação terrestreUm fator importante na mudança do clima na Terra pode ser o relacionamento entre a Terra e o Sol, devido ao grau de inclinação de nosso planeta. Se a Terra não se inclinasse, não haveria estações e o dia e a noite teriam a mesma duração o ano inteiro. A quantidade de energia Solar que atinge determinado local da Terra seria constante durante o ano. Mas a Terra é inclinada em um ângulo de 23,5°. Quando é verão no hemisfério norte, que começa em junho, as latitudes do norte recebem mais luz do Sol que o hemisfério sul. Os dias são mais longos e o ângulo do Sol é mais agudo.
Enquanto isso, no hemisfério sul é inverno. Os dias são mais curtos e o ângulo do Sol é mais obtuso.
Seis meses mais tarde, a Terra vai para o outro lado de sua órbita em volta do Sol. Ela permanece inclinada na mesma direção. Portanto, é verão no hemisfério sul, com dias mais longos e luz do Sol mais direta, e inverno no hemisfério norte.
Movimento da terra ao redor do Sol
O astrônomo Milutin Milankovitch (1879 – 1958) estudou as variações na forma da órbita da Terra em torno do Sol e a inclinação do eixo da Terra. Ele teorizou que essas mudanças cíclicas e as interações entre elas eram responsáveis por mudanças de clima no longo prazo. De acordo com ele, Milankovitch teorizou que a inclinação do eixo da Terra não é sempre de 23,5°. Há um pouco de oscilação com o tempo. Ele calculou que a inclinação é alterada entre 22,1° e 24,5° em um ciclo de cerca de 41 mil anos. Quando a inclinação é menor, os verões são mais frios e os invernos mais amenos. Quando a inclinação é maior, as estações são mais extremas. O segundo fator estudado por Milankovitch é que a forma da órbita da Terra em torno do Sol não é exatamente circular. A Terra está um pouco mais próxima do Sol em alguns momentos do ano que em outros. Um pouco mais de energia Solar é recebida quando Sol e Terra estão mais próximos (o periélio) que quando eles estão mais longe (o afélio).
Mas a forma da órbita da Terra também está mudando em ciclos entre 90.000 e 100.000 anos. Há vezes em que ela é mais elíptica do que agora, portanto, a diferença na radiação solar recebida no periélio e no afélio será maior.
O periélio (maior aproximação da Terra com o Sol) ocorre em janeiro e o afélio (maior distanciamento da terra com o Sol), em julho. Isso serve para tornar as estações do hemisfério norte um pouco menos extremas, já que o efeito do aquecimento extra é no inverno. No hemisfério sul, as estações são um pouco mais extremas do que seriam se a órbita da Terra em torno do Sol fosse circular.

PRECESSÃO

Mas há uma outra complicação. A orientação da inclinação do eixo da Terra muda com o tempo. Como uma ponta giratória que está girando para baixo, o eixo se move em um círculo. Esse movimento é chamado precessão. Ele ocorre a cada 22 mil anos. Isso faz com que as estações sejam lentamente alteradas durante o ano. Onze mil anos atrás, o hemisfério norte era inclinado na direção do Sol em dezembro, em vez de em junho. Inverno e verão eram invertidos. Eles mudarão de novo daqui a 11 mil anos. Esses três fatores: inclinação do eixo terrestre, forma da órbita e o movimento de precessão, combinam-se para criar mudanças no clima. Como essas dinâmicas estão operando em diferentes escalas de tempo, suas interações são complicadas. Algumas vezes seus efeitos reforçam um ao outro e algumas vezes tendem a anular um ao outro. Por exemplo, daqui a 11 mil anos, quando a precessão tiver feito o verão no hemisfério norte começar em dezembro, o efeito de um aumento na radiação Solar no periélio, em janeiro, e a redução no afélio, em julho, irá extremar as diferenças sazonais no hemisfério norte, em vez de suavizá-las, como é o caso hoje. Mas também não é assim tão simples, pois as datas do periélio e do afélio também estão mudando. Tudo isso serve para provar que as razões das temperaturas mais quentes de hoje podem ser o resultado de um processo de milhares de anos.

FONTE: Clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário