Seguidores

terça-feira, 16 de julho de 2013

MUITO FRIO NO SUL DO BRASIL

http://www.diariodecanoas.com.br 

Diário de Canoas

Semana gelada para os gaúchos com chance de geada e neve

Dias de veranico acabaram. Inverno promete chegar com tudo nos próximos dias




Da Redação



Foto: Néia Dutra/GES

Novo Hamburgo  - Se até poucos dias atrás os gaúchos aproveitavam um veranico fora de época, com temperaturas acima do normal, nesta semana o inverno vai deixar sua marca registrada. O frio chega ao Estado e promete arrepiar quem já se deixou desacostumar com as baixas temperaturas.
Conforme a MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul será atingido por uma sequência de pulsos de ar frio. Serão três em dez dias. O primeiro, hoje, é mais fraco. O segundo, a partir de quinta, forte. E o terceiro, de domingo para a segunda que vem, pode espantar pela força, e até pode ocorrer neve.
A madrugada desta segunda-feira (15) registrará geada com mínimas ao redor ou abaixo de 5 graus na maioria das regiões. Aquece quarta, mas faz frio na madrugada. Na quinta abre-se a porta da geladeira para não fechar tão cedo.
A quinta tem nuvens e chuva em parte do Estado com frio intenso até a tarde. Pela primeira vez no ano, teremos um dia com máximas abaixo de 10 graus em muitos locais. Condições favoráveis também para a geada e neve não pode ser descartadas no final de semana.
Ar polar
Há condições favoráveis à ampla geada no Estado segunda-feira e ocorrerá com maior intensidade e abrangência na sexta-feira. Devido à intensidade do ar polar, segundo a MetSul, neve é um fenômeno que não pode ser descartado nos pulsos de ar frio entre quinta e sexta, e também no próximo domingo.
Acompanhe a situação do tempo para esta semana
Segunda-feira - Muitas nuvens e chuva na madrugada. Mas durante o dia melhora, com presença do sol. Esfria. Frio mais intenso à noite. Mínimas entre 6 e 8 graus, à noite. Máximas, à tarde, entre 15 e 17 graus.
Terça-feira - Madrugada fria, podendo ter geada na zona rural da região. Mas o dia será ensolarado. Mínimas entre 4 a 6 graus. Máximas entre 17 a 19 graus.
Quarta-feira - Madrugada menos fria. Esquente com sol e nuvens. Mínimas entre 7 a 9 graus. Máximas entre 21 e 23 graus.
Quinta-feira - Chuva. Esfria muito durante o dia. Temperatura menor à tarde do que na madrugada. Máxima de 14 graus no começo do dia. Mínima de 5 graus no final do dia. Vento pode soprar do quadrante Sul.
Sexta-feira - Tempo volta a abrir, com ar seco e muito frio. Mínima entre 2 e 4 graus. Máxima entre 13 e 15 graus.
Sábado - Nebulosidade aumenta e chove. Mínima entre 6 e 8 graus. Máxima entre 14 e 16 graus.
Domingo - Novo pulso de ar muito gelado ingressa na região durante o dia. Vento minuano, com baixa sensação térmica. Mínima entre 3 e 5 graus. Máxima entre 10 e 12 graus.

 do CLIMATEMPO

Mais uma manhã gelada no Sul do Brasil

16 de julho de 2013 às 07:29 por Aline Tochio
O avanço de uma massa de ar polar diminuiu ainda mais a temperatura nesta terça-feira em várias cidades da região Sul

A região Sul do Brasil esta tendo mais uma manhã gelada nesta terça-feira. Segundo dados do Epagri/Ciram, a menor temperatura registrada hoje em Santa Catarina foi de 04ºC abaixo de zero, em Bom Jardim da Serra, na região serrana do Estado. O instituto registrou 0ºC em Caçador, no planalto norte do Estado. Em Florianópolis, o dia começou com apenas 10ºC.

No Rio Grande do Sul, a menor temperatura hoje registrada pelo INMET foi de 1,1ºC negativos em Vacaria. Canela, também na região serrana gaúcha, registrou mínima de 1,7ºC. Porto Alegre tinha 07ºC às 07 horas da manhã. O frio aumentou também no Paraná. O aeroporto de Foz do Iguaçu chegou a registrar 06ºC, às 06 horas.Mas em Inácio Martins, no sul do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 1,9ºC. Na capital, Curitiba, a temperatura mínima ficou em torno dos 8ºC.

Muitas outras cidades da região Sul amanheceram com termômetros abaixo de 05ºC. Amanhã esse frio intenso diminui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário