Seguidores

segunda-feira, 22 de julho de 2013

NEVE NO SUL DO BRASIL



atualizado às 09h43

Sul do país registra primeira neve do ano nesta segunda-feira

São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na madrugada desta segunda-feira Foto: São Joaquim Online / Especial para Terra
São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na madrugada desta segunda-feira
Foto: São Joaquim Online / Especial para Terra

A cidade de São Joaquim, na serra catarinense, registrou a primeira ocorrência de neve por volta das 4h30 desta segunda-feira. O fenômeno voltou a ocorrer pela manhã. Segundo a Epagri/Ciram, também nevou em outros municípios catarinenses, como Lages, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Chapecó e Xanxerê.



"Neve em Chapecó e nas cidades do oeste é pouco frequente, mas não é algo raro", informou o meteorologista Marcelo Martins. Segundo ele, foi registrado ainda chuva congelada em São Joaquim, Catanduvas, Xanxerê, Água Doce, Campos Novos, Joaçaba e São Domingos. 


De acordo com a Epagri/Ciram, o Estado teve temperaturas negativas no início da manhã em Água Doce (-0,4ºC), São Joaquim (-0,5ºC) e no Morro da Igreja, divisa dos municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici (-0,3ºC). A previsão é que o frio se torne mais intenso no decorrer do dia. 


Há registros de neve também em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. O fenômeno teria começado por volta das 5h30. No início da manhã, muitos aproveitaram a neve acumulada para fazer bonecos. 


O frio intenso é provocado por uma super onda de frio que começou a invadir o Brasil nesta segunda-feira. Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro oeste, sul de Santa Catarina e o sul do Paraná registravam temperatura abaixo de 5°C por volta das 6h da manhã.


Como o frio intenso persiste e a umidade continua alta na maior parte do Sul do Brasil, a previsão da Climatempo indica que isso favorecer a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e o sul do Paraná. "A condição é de neve que possa acumular, mas ficará mais propício nas partes mais altas do planalto sul do Estado, como São Joaquim, Bom Jardim, Painel, Urubici e Urupema", informou Martins.


Possibilidade de neve em Curitiba
Na terça-feira, as condições para a ocorrência de neve persistem sobre parte do Sul do Brasil. Há possibilidade do fenômeno da madrugada de terça-feira no leste do Paraná, incluindo áreas da Grande Curitiba.


De acordo com a Climatempo, a última vez que nevou na capital paranaense foi em 1975, uma histórica nevada que cobriu Curitiba com uma grossa camada de neve. Outras áreas no centro-sul do Paraná também poderá registrar o fenômeno. Áreas de planalto e serra de Santa Catarina e a serra do Rio Grande do Sul ainda poderão ter mais neve nesta terça-feira.

22/07/2013 11h27 - Atualizado em 22/07/2013 12h20

Dez cidades de Santa Catarina registram neve nesta segunda-feira

Além da neve, muitos municípios catarinenses tiveram chuva congelada. Número de cidades com registro de neve ainda pode aumentar.

Do G1 SC
Acúmulo de neve é registrado em São Joaquim, na Serra catarinense (Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)Acúmulo de neve é registrado em São Joaquim, na Serra catarinense (Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)
Com o frio intenso e a umidade predominando em Santa Catarina, só na manhã desta segunda-feira (22) dez municípios já registraram neve. Segundo a Epagri/Ciram, as precipitações ocorreram a partir das 5h e foram registradas por  moradores das cidades e confirmadas pela equipe da Epagri/Ciram.
Turistas visitam Serra para esperar neve (Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)Em São Joaquim nevou pelo menos três vezes
(Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)
Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, o número de cidades com registro de neve pode aumentar nas próximas horas. "Temos de confirmar as informações que chegam, pois às vezes as pessoas confundem neve com chuva congelada", explica Martins. De acordo com a Epagri/Ciram, em anos anteriores já foi registrada ocorrência de neve nos dez municípios, entretanto, em alguns a precipitação é muito rara.
Mapa São Joaquim SC (Foto: Arte/G1)
Turistas de todo o Brasil esperavam desde a noite de domingo (21) para ver a neve. Foi a primeira vez que o paulista Renato Franco, de 47 anos, presenciou o fenômeno.  "Eu queria muito ver a neve e acabei tendo a felicidade de chegar no dia certo. É maravilhoso", disse ele, que chegou em São Joaquim no domingo (21) e permanece na cidade até o final do mês.
Mais frio
A temperatura vai despencar com o avanço da intensa massa de ar polar por Santa Catarina. De acordo com informações da Epagri/Ciram, durante a segunda (22), a sensação térmica na Serra catarinense pode chegar a -22°C à noite. Já na capital catarinense, deve ser de -3°C. O cálculo é feito utilizando a combinação de temperatura e intensidade do vento.


22/07/2013 05h41 - Atualizado em 22/07/2013 11h44

Neve chega e mínima fica abaixo de 0°C em São José dos Ausentes, RS

Fenômeno começou por volta das 4h desta segunda-feira (22).
Meteorologia havia antecipado chance de neve para a região.

Caetanno Freitas Do G1 RS, em São José dos Ausentes

Neve muda a paisagem em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)Neve muda a paisagem em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)
Para confirmar as previsões, a neve chegou a São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, por volta das 4h desta segunda-feira (22), acompanhada de uma temperatura congelante de -0,3°C, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os flocos se acumularam em cima dos carros e se intensificaram com o passar das horas, com a temperatura caindo para -0,6°C por volta das 8h.
A expectativa é de que o fenômeno persista durante as primeiras horas da manhã.  Às 6h, o termômetro de rua da cidade marcava quase -1°C. A neve chegou a se acumular nas roupas de moradores e visitantes e nos veículos estacionados nas ruas. Os flocos demoraram para derreter, o que descarta a possibilidade de ser chuva congelada. Nestas circunstâncias, o gelo cai e se transforma em estado líquido rapidamente.
Neve rendeu até boneco em São José dos Ausentes (Foto: Caetanno Freitas/G1)Neve rendeu até boneco em São José dos
Ausentes (Foto: Caetanno Freitas/G1)
Empolgado com a neve, o eletricista Max Nazário, de 34 anos, interrompeu uma sessão de filme com a mulher para ver o fenômeno do lado de fora, no termômetro da cidade. Ele diz que já viu neve diversas vezes e acredita que os flocos seguirão caindo durante o dia. "Eu estava vendo filme com a minha esposa quando olhei pela janela e percebi que estava nevando. Já vi várias vezes, eu gosto de admirar a neve. É uma coisa rara no nosso país", relata ao G1.
Neste domingo, o meteorologista Ronaldo Coutinho havia informado sobre as grandes chances de nevar durante a madrugada. “A primeira região que a neve vai atingir, segundo os prognósticos, é a de São José dos Ausentes e outros municípios da Serra Gaúcha. Ela deve chegar entre 2h e 4h da madrugada e persistir durante a manhã desta segunda-feira”, afirmou.
Confira algumas baixas temperaturas no RS, segundo o Inmet
Canguçu: -0.9°C
Santiago: -0.2°C
Soledade: 0.5°C
Santo Augusto: 0.7°C
Caçapava do Sul: 0.7°C
Palmeira das Missões: 0.9°C
Porto Alegre: 6.2°C
Neve deixa veículos encobertos em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)Neve deixa veículos encobertos em São José dos Ausentes, RS (Foto: Caetanno Freitas/G1)
 
mapas das projeções de neve para amanhã no Rio Grande do Sul do modelo Europeu com base na rodada das 0Z de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário