Seguidores

sábado, 30 de novembro de 2013

TUFÕES ESPALHARAM RADIAÇÃO DE FUKUSHIMA

28/11/2013 18h10 - Atualizado em 28/11/2013 20h50

Tufões espalham partículas radioativas de Fukushima, diz estudo

Solo contaminado foi depositado em rios e riachos, alertam cientistas.
Variedades radioativas de césio podem chegar ao Pacífico, afirmam.

Da AFP e  G1

Imagem de satélite de quinta-feira (17) da GeoEye mostra a usina nuclear de Fukushima. (Foto: GeoEye / AP Photo)Imagem de satélite da GeoEye mostra a usina nuclear de Fukushima  (Foto: GeoEye / AP Photo)
Cientistas advertiram que os tufões que atingem anualmente o Japão estão ajudando a espalhar o material radioativo liberado no desastre da usina nuclear de Fukushima para os cursos d'água do país.
Solo contaminado foi lixiviado por fortes ventos e chuva e depositado em rios e riachos, demonstrou um estudo conjunto realizado pelo Laboratório de Ciência Climática e Ambiental francês (LSCE) e pela Universidade Tsukuba, do Japão.
Um tsunami provocado por um forte terremoto destruiu a usina de Fukushima em março de 2011, provocando o derretimento dos reatores e causando o pior acidente atômico registrado desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.
Depois do acidente, um grande número de partículas radioativas foi liberado na atmosfera, dispersando partículas de césio que costumam aderir no solo e em sedimentos.
Estudos têm demonstrado que a erosão do solo consegue mover as variedades radioativas de césio 134 e 137 das montanhas ao norte, perto de Fukushima, transportando-as para os rios e dali para o Oceano Pacífico.
"Há uma dispersão definitiva rumo ao oceano", afirmou nesta quarta-feira (28) o pesquisador da LSCE, Olivier Evrard.
Os tufões "contribuem fortemente" para a dispersão do solo, afirmou Evrard, embora só meses depois, após o derretimento da neve do inverno, esta contaminação vá realmente chegar aos rios.
As populações locais que escaparam do vazamento inicial, dois anos e meio atrás, agora poderiam descobrir que sua água e comida estão contaminadas por partículas de césio, uma vez que estas entram nas terras agrícolas e planícies costeiras, afirmaram os cientistas.
No ano passado, os níveis radioativos dos rios japoneses caíram devido à ocorrência de tufões moderados. No entanto, tempestades mais frequentes e intensas em 2013 trouxeram um novo fluxo de partículas de césio.
Segundo Evrard, isto "prova que a fonte da radioatividade não diminuiu a montante".
A Universidade de Tsukuba concluiu uma série de estudos sobre Fukushima em novembro de 2011.
Os cientistas "se concentraram sobretudo na liberação direta de partículas de Fukushima, embora esta seja outra fonte de depósitos radioativos" que precisa ser levado em conta, advertiu Evrard.
As áreas costeiras, onde vivem pescadores ou onde as pessoas tomam banho de mar, correm um risco potencial elevado.
Dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas do entorno da usina de Fukushima após o acidente e cidades e vilarejos vizinhos continuam vazios devido ao temor dos moradores de se expor à radiação.
Enquanto isso, o delicado processo de descontaminação do local deve levar décadas.

A NEVE NA EUROPA

publicado em 29/11/2013 às 09h22:

Amazon Alemanha diz estar mais preocupada com neve do que greves

ReutersReuters

HAMBURGO, 29 Nov (Reuters) - A Amazon.com Inc não tem intençao de se dobrar à pressão de trabalhadores em greve na Alemanha, seu segundo maior mercado depois dos Estados Unidos, e está mais preocupada com tempo ruim afetando as entregas no Natal, disse o presidente da empresa para o país.
"Estamos falando de uma minoria que participam de ações convocadas pelo sindicatos", disse Ralf Kleber em uma entrevista à Reuters.
"A Amazon é uma empregadora justa. Muitos dos nossos funcionários estão conosco há mais de 14 anos. A maioria dos funcionários diria que é um bom trabalho, com um bom salário."
O sindicato Verdi fez uma série de greves este ano em uma disputa sobre salários e condições nos centros de distribuição em Leipzig e Bad Hersfeld, e na segunda-feira cerca de 1.000 funcionários suspenderam o trabalho, quase um quinto do quadro de funcionários regular no local.
"A neve na Alemanha é o problema maior nos negócios de Natal ... que me dá rugas de preocupação", disse Kleber, acrescentando que até agora as greves não afetaram as entregas.
Estima-se que as vendas do comércio eletrônico aumentem 12 por cento no ano na Alemanha, para 33,1 bilhões de euros (45 bilhões de dólares), crescendo com ainda mais rapidez, a 15 por cento, no período do Natal, quando o setor deve realizar 8,5 bilhões de euros em vendas.
A Amazon emprega cerca de 9.000 trabalhadores de armazéns na Alemanha e outros 14.000 funcionários sazonais, e as vendas no país cresceram quase 21 por cento em 2012, para 8,7 bilhões de dólares, respondendo por um terço de suas vendas fora dos EUA.
(Por Emma Thomasson e Nadine Schimroszik)


YAHOO NOTÍCIAS

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

FORTE TEMPESTADE NO ATLÂNTICO NORTE










 

FORTES CHUVAS NO NORDESTE DO BRASIL

 Mapa mostra as fortes chuvas que caíram ontem no Nordeste do Brasil em verde.


 Nas imagens das 12h de 29 de novembro, vemos porque foi possível chover tanto no Nordeste do Brasil. É que as nuvens e a umidade do Brasil, está sendo "puxada" em direção à Europa e atinge bastante a Ilha da Madeira com grandes volumes de chuva.




Por Agência Lusa
publicado em 29 Nov 2013 - 09:45
// 

Madeira: Porto da Cruz vive situação de "castástrofe" devido a fortes chuvas

A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis
A freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, vive hoje uma “situação de catástrofe completa” devido à forte precipitação que caiu esta noite naquela zona da Madeira, disse o presidente da câmara à agência Lusa.
“É uma situação de catástrofe completa e o panorama é mais sério com o clarear do dia”, declarou Ricardo Franco, adiantando que a intensa precipitação provocou “o transbordo de vários ribeiros e ribeiras, várias derrocadas que bloquearam o trânsito nas vias regionais e municipais, habitações alagadas e populações isoladas, além de pessoas que ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas e danos em outras casas”.
O autarca mencionou o caso de uma habitação em que a família teve de ser retirada. “Pelo menos três pessoas ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas devido a esta ocorrência”, referiu.
Ricardo Franco apontou ainda a situação de “uma oficina onde todo o material que se encontrava no andar térreo desapareceu”, inclusive viaturas, bem como quedas de muralhas e muros.
Ao nível da circulação naquela freguesia do norte da Madeira, o responsável referiu que a Via Expresso, principal acesso à localidade, ficou bloqueada devido a uma grande derrocada e que as autoridades demoraram “três horas e meia a abrir um corredor de segurança” e das dificuldades em diversas vias municipais.
“Esta é uma situação extraordinária em termos de chuva, havia o alerta amarelo, e estamos a acudir à situação com máquinas privadas, porque a câmara não dispõe deste tipo de material”, realçou o autarca de Machico.
O responsável informou que com a luz do dia será efetuado “um levantamento dos prejuízos para elaborar um relatório para apresentar ao Governo Regional e a quem de direito para ajudarem”.
A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis, devido às previsões de chuva e trovoada fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto já tinha colocado na quinta-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo – o terceiro mais grave - e mantém este aviso hoje a partir das 18:00 até às 05:59 de sábado.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PARTE DO COMETA ISON RESISTIU

 Imagens das 23h de 28 de novembro, mostram que parte do cometa ISON sobreviveu ao entrar na atmosfera do Sol, a coroa solar e se move para fora.



 
Velocidade Máxima!
A ilustração ao lado mostra como será o periélio do cometa ISON em 28 de novembro visto através do telescópio solar SOHO.

Neste dia, a velocidade do cometa atingirá nada menos que 1.36 milhões de km/h ou 377 km/s. Se fosse um avião, seria possível fazer uma viagem de São Paulo à Nova York em menos de 20 segundos




Veja o cometa ISON em tempo real clicando no link:
http://filosofiaclimatica.blogspot.com.br/2013/11/veja-em-tempo-real-cometa-ison.html 

Quinta-feira, 28 nov 2013 - 09h32


Contagem regressiva: cometa ISON resistirá ao periélio?

Atualização: 28 nov 2013 - 19h15 BRT
Fragmento de ISON pode ter resistido ao periélio Olá pessoal.
Imagens astronômicas brutas feitas pelo satélite SOHO mostram que um fragmento do ISON pode ter resistido e poderá surgir nos coronógrafos nas próximas horas. Vejam:

Fragmento de ISON
Clique para ampliar
É esperar para ver.




Atualização: 28 nov 2013 - 18h30 BRT
Ao que tudo indica, o cometa C/2012 S1 ISON não resistiu ao periélio e foi consumido pelo calor do Sol.
Lasco C3 fits mostra ISON
Clique para ampliar
Apesar do fim da viagem, o cometa deu um verdadeiro show e pode ser visto durante quase dois dias nas imagens registradas pelo telescópio solar SOHO.
As últimas cenas mostradas pelo telescópio revelaram que ISON havia perdido muito brilho nas últimas horas antes de atingir o periélio, provavelmente devido à intensa sublimação de sua massa gelada.
Apesar de ainda não termos uma confirmação oficial através de imagens, é muito pouco provável que algum fragmento do cometa tenha resistido ao intenso calor da corona solar.
A imagem acima mostra o rastro do cometa ao contornar o Sol, visto através das imagens sem tratamento registradas pelo telescópio solar SOHO. Na foto é possível ver um pequeno fragmento que pode ter sido o último remanscente do cometa.
O vídeo abaixo mostra como foram os últimos momentos do cometa, transmitidos ao vivo pelo ApoloChannel.



Atualização: 28 nov 2013 - 15h20 BRT
Neste momento o cometa ISON está a 2.69 milhões de quilômetros do Sol e apenas 1 hora e 20 minutos do periélio.
O cometa já está escondido pelo anteparo do coronógrafo do instrumento LASCO C3 (azul) do satélite SOHO e deverá ser ocultado pelo anteparo do LASCO C2 na próxima imagem.
Depois disso o cometa estará no periélio e as próximas atualizações já mostrarão se ISON resistiu ou não ao calor da estrela.
Dedos cruzados!


Atualização: 28 nov 2013 - 13h10 BRT
As imagens do telescópio solar SOHO foram reestabelecidas.
Neste momento, o cometa ISON está a 4.036 milhões de km da superfície do Sol e deverá atingir o periélio em 3 horas e 30 minutos.
A imagens do SOHO mostram que o cometa perdeu ligeiramente o seu brilho, mas está aparentemente intacto.



Atualização: 28 nov 2013 - 11h22 BRT
As notícias não são boas. Tweets do pessoal que recebe as imagens do SOHO acabam de informar que o cometa diminuiu consideravelmente de brilho.
A imagem abaixo mostra o cometa ISON penetrando no campo de visão do instrumento LASCO C2. Em breve teremos a atualização na animação.
ISON no LASCO C2
Clique para ampliar


Atualização: 28 nov 2013 - 11h11 BRT
Faltam 5 horas e meia para o periélio e ISON está neste momento a 5.38 milhões de quilômetros do Sol.
Na próxima atualização de imagens o cometa deverá aparecer no campo de visão do coronógrafo LASCO C2.


Contagem regressiva: cometa ISON resistirá ao periélio?
A poucas horas do encontro fulminante com o Sol, as imagens de satélites mostram que ISON é um cometa forte e aparentemente intacto, que possivelmente sobreviverá ao calor de 2 milhões de graus da corona solar. A hora chegou!
Quando for exatamente 16h43 pelo horário de Brasília o cometa ISON será colocado à prova. Desde que partiu da nuvem de Oort há mais de 4 milhões de anos, essa é a primeira vez que o cometa enfrentará um inimigo mortal, capaz de consumi-lo em poucas horas.
ISON é uma rocha de gelo com cerca de 1400 metros de diâmetro e aproximadamente 1.5 bilhão de toneladas e já está sentindo o calor fulminante da estrela que o atrai. Às 09h00 BRT o cometa se encontrava a 6.7 milhões de km do Sol, viajando à extraordinária velocidade de 1 milhão de km/h.
No momento do periélio, às 16h43 pelo Horário de Brasília, ISON "raspará" a estrela, passando a apenas 1.1 milhão de quilômetros da superfície a uma velocidade de 1.3 milhão de km/h.
Essa espetacular velocidade é a sua maior arma, que impede de ser atraído pelo Sol. Se for resistente o suficiente, poderá contornar a estrela e seguir seu caminho. Se for fraco ou estiver fragilizado poderá não aguentar o calor e as forças de maré e será fatalmente pulverizado. Ninguém sabe.
Devido à sua proximidade com o Sol, salvo raras exceções as imagens feitas de Terra não são mais possíveis. A única forma de acompanhar a dinâmica de ISON é através das imagens captadas pelos telescópios espaciais, em especial o observatório heliosférico SOHO, da agência espacial europeia e as sondas gêmeas STEREO A e B, da NASA.
Na quarta-feira, o cometa entrou no campo de visão do instrumento LASCO C3, a bordo do telescópio SOHO e as imagens mostravam um cometa aparentemente intacto e bastante brilhante. De acordo com alguns especialistas, o brilho chegou a atingir a magnitude -2.5 no final do dia, rivalizando com estrelas muito brilhantes como Antares, vista no canto inferior esquerdo da imagem azul disponibilizada nesta página.
Às 11h00 BRT, quando ISON estiver a menos de seis horas do periélio, deverá entrar no campo de visão do coronógrafo LASCO C2, a imagem vermelha exibida ao lado da imagem azul. Esse instrumento tem um campo de visão (FOV) bem mais estreito e permitirá ver com mais detalhes a estrutura cometária e também a aproximação final.
O Apolo11 está acompanhando todos os momentos do cometa e esta página sofrerá atualizações ao longo dia. Será que ISON sobreviverá aos 2 milhões de graus da corona solar? A hora da verdade está chegando!




publicado em 28/11/2013 às 14h06:

Cometa atinge proximidade máxima do Sol e pode ser destruído

BBC Brasil
BBC

Astrônomos do mundo todo esperam com ansiedade para observar se um cometa vai sobreviver a sua aproximação máxima com o Sol, nesta quinta-feira.
Seguindo sua trajetória orbitando a estrela, o cometa Ison vai ficar a cerca de 1,2 milhão de quilômetros do Sol às 16h37 (hora de Brasília) na tarde desta quinta-feira.
Os cientistas afirmam que, por ter potencial de grande brilho nesse momento, o Ison pode acabar se transformando no 'cometa do século', mas, por outro lado, o calor do Sol e o campo gravitacional do astro podem destruir o Ison.
Tão perto da estrela, o Ison terá que enfrentar uma temperatura de mais de 2 mil graus celsius.
'É como atirar uma bola de neve no fogo. Será difícil sobreviver', afirmou Tim O'Brien, professor associado do Observatório Jodrell Bank, na Grã-Bretanha.
'Mas, por sorte, é um objeto grande e se move rapidamente, então não vai passar muito tempo perto do Sol', acrescentou o professor.
Rastro brilhante
O cometa Ison veio da Nuvem de Oort, uma região gelada, misteriosa e remota nos limites do nosso Sistema Solar.
O cometa vem avançando em direção ao Sol a mais de um milhão de quilômetros por hora e agora está entrando na fase mais perigosa de sua jornada.
'(O cometa) ficará exposto ao pior que o Sol tem para oferecer. Ficará exposto ao mais intenso calor solar, que vai começar a sublimar (transformar em vapor) o gelo a uma taxa crescente', afirmou Marke Bailey, professor no Observatório Armagh, na Irlanda do Norte.
Além do calor, o intenso campo gravitacional do Sol também produz uma força descomunal.
Os cientistas temem que o Ison tenha o mesmo destino do cometa Lovejoy, que se despedaçou depois de passar perto do Sol em 2011. Mas, os especialistas afirmam que o tamanho do Ison poderá protegê-lo.
Os astrônomos estimam que o núcleo do Ison pode ter vários quilômetros de diâmetro, o que poderá ajudar o cometa a resistir à passagem pelo Sol.
Se o Ison permanecer intacto em sua maior parte, o calor do Sol vai agitar a poeira e o gás em seu centro, permitindo que ele deixe um rastro de grande brilho no céu.
'Se ele sobreviver, a melhor chance de vê-lo será no começo de dezembro', explicou Robert Massey, da Sociedade Real de Astronomia da Grã-Bretanha.
Além disso, cientistas acreditam que as pessoas no Hemisfério Norte terão a melhor visão do fenômeno.
'Eu realmente duvido que ele será o tipo de objeto que apareça de uma forma espetacular no céu noturno de madrugada, pouco antes do amanhecer', diz Massey.
'É muito mais provável, sendo otimista, que ele seja visível, a olho nu ou com um binóculo, com sua cabeça e uma bela cauda.'

BOAS PREVISÕES PARA O NORDESTE


 Imagem das 09h de 28 de novembro, mostra fortes instabilidades sobre o Nordeste, principalmente no sertão onde a seca castiga à muito tempo, chove forte com trovoadas e possível queda de granizo. No mapa abaixo vemos a previsão de chuvas para hoje:

Previsão detalhada clic no link:
http://tempoglobal.blogspot.com.br/2013/05/o-tempo-na-regiao-nordeste-do-brasil.html 


 

do Climatempo

Chuva moderada em Petrolina (PE)

28 de novembro de 2013 às 09:06 por Michele Fernandes


A massa de ar quente que atua sobre Pernambuco somado ao ar úmido e quente que vem do interior do País favorece a formação de muitas nuvens carregadas sobre o interior do Estado. O aumento da nebulosidade e a chuva reduziram a visibilidade no aeroporto local para 6000 m. A temperatura no momento é de 20 °C.



Logo Portal O POVO Online
28/11/2013

Funceme prevê chuva "normal" nos próximos 3 meses no Ceará

Segundo a Funceme, o mais provável é que as chuvas no Ceará de dezembro a fevereiro fiquem "em torno da normal climatológica"



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que as chuvas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, na maior parte do Ceará, devem ficar em torno da “normalidade climática”. A informação foi divulgada ontem. Segundo nota da Funceme enviada ao
O POVO, apenas na região noroeste do Estado, onde está a Serra da Ibiapaba, a maior probabilidade é de “chuvas acima do normal”.


O texto da fundação ressalta, porém, que a normalidade deste período não deve corresponder à chuva que o cearense espera (e, em muitos casos, precisa). A média normal de dezembro para o Estado é de apenas 29,2 milímetros e a de janeiro, 98,7. Só fevereiro, que já compõe a quadra chuvosa, tem média mais alta: 127,1 milímetros.

O prognóstico da estação de chuvas deve ser divulgado pela Funceme em janeiro. É o dado que definirá ações a serem tomadas em 2014 pelo Governo para garantir o abastecimento em regiões que hoje já são atingidas pela falta de água. Segundo levantamento feito pelo O POVO a partir de dados do Portal Hidrológico do Estado, 49 dos 144 açudes monitorados no Ceará estão com menos de 10% da capacidade. Um mês atrás, eram 47. Além disso, 106 reservatórios (20,4% a mais que em outubro) têm menos de 30% de água.

“Realmente, os volumes estão em situação praticamente crítica. A gente precisa de um inverno bom pra evitar agravamento da crise”, frisa o assistente da Diretoria de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Gianni Lima.

“Como no segundo semestre, normalmente, não tem chuva, é natural que os açudes estejam sempre (com nível) mais baixo a cada dia”, avalia Lima, que representa a Cogerh no Comitê Integrado de Combate à Seca. Ele destaca ainda que um açude ter menos de 10% de capacidade não necessariamente representa falta d’água. Grandes açudes podem garantir abastecimento mesmo quando o nível fica baixo, ele lembra.

“Preocupação é grande”

“O quadro de acumulação hídrica é crítico, um dos mais críticos da década, mas houve grande reação do Estado, em um esforço comum para evitar colapso - principalmente nas grandes cidades ameaçadas. A gente espera que tenhamos chuva dentro média para comemorar que o Estado conseguiu sair dessa sem grandes traumas”, diz Gianni Lima.

O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, César Pinheiro, destaca que “a esperança é que chova” para a recuperação do volume de água acumulado no Ceará - que ontem chegava a 33,3%. O gestor reforça que o Governo tem tomados medidas para garantir o abastecimento nos municípios afetados pela seca. “O que não podemos fazer é a chuva. O momento é de apreensão e a preocupação é grande”, confidencia. (colaborou Bruno de Castro)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MUITA CHUVA EM MINAS GERAIS

 Imagem das 15h de 27 de novembro, mostra canal de umidade sobre o centro-norte do Brasil onde causa muitas instabilidades com chuvas fortes e uma frente fria sobre o Uruguai onde também causa chuvas e trovoadas. A seguir, vemos no mapa a chuva que caiu e em verde foi forte sobre Minas Gerais.

otempo.com

Bombeiros registram 14 inundações durante forte chuva em Montes Claros

Ao todo, foram 29 ocorrências; uma família teve que deixar a residência que tinha risco de queda; a previsão de chuva até o fim de semana




chuva montes claros inundações desabamentos
Foram registradas sete ocorrências de risco de desabamento

PUBLICADO EM 27/11/13 - 14h22

A forte chuva que atingiu Montes Claros, na região Norte de Minas, nessa terça-feira (26), causaram grandes estragos na cidade. O Corpo de Bombeiros atenderam 29 ocorrências, sendo 14 de inundações e uma área teve que ser evacuada.


De acordo com os bombeiros as inundações aconteceram nos bairros Jardim Palmeiras, Vila Campos, Ciro dos Anjos, Monte Carmelo, Canelas II, Edgar Pereira, Todos os Santos e Vargem Grande. Além disso, foram registrados sete árvores caídas ou com risco iminente de queda.
Também foram atendidas sete ocorrências de perigo de desabamento, nos bairros Centro, Vila Telma, Santa Rita, Monte Carmelo II, Conjunto Joaquim Costa. O caso mais grave, ocorreu no bairro, Monte Carmelo II, na rua Cobre, onde moradores, tiveram que deixar a casa que corria risco iminente de desabamento, uma vez que na lateral e no fundo do imóvel, existe um barranco de aproximadamente sete metros que está desmoronando devido as chuvas e provocando rachaduras na casa. Os moradores da residência, decidiram retornar para a cidade de Juramento, próximo a Montes Claros, e se hospedarem na casa de familiares. 
Os bombeiros compareceram nas residências que foram inundadas, avaliando os danos e orientando os moradores acerca de procedimentos de segurança a serem adotados. Em nenhuma ocorrência houve vítimas fatais ou feridas atendida pelos bombeiros, bem como, desmoronamento total de residências. 
 

Previsão
Segundo o centro de climatologia TempoClima PUC Minas, nas últimas quatro horas choveu na cidade. O tempo por lá está nublado e há forte possibilidade de chuva até o fim de semana. Mínima nesta quarta-feira (27) é de 21ºC e máxima de 26ºC. No geral, a instabilidade climática toma conta de toda a região Norte do Estado nesta semana.
Atualizada às 14h30.

ATIVIDADE SOLAR



 Para saber mais sobre o SOL, acesse o link:
http://www.apolo11.com/atividade_solar.php?disp=c2

 
  Imagens do Sol

Imagens  em tempo real. Observe  as explosões solares que causam o vento solar.

 
imagem do site  APOLO 11

O projeto Solar Heliospheric Observatory (SOHO) é um esforço cooperativo entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a NASA. O SOHO foi projetado para estudar a estrutura interna do Sol, sua atmosfera  exterior e a origem do vento solar, isto é, o fluxo de gás altamente ionizado que sopra continuamente para fora do Sol através do Sistema Solar.
Nave Espacial SOHO
Nave Espacial SOHO
O SOHO foi lançado em 02 de dezembro de 1995. A nave espacial SOHO foi construída na Europa por uma equipe liderada pela Matra, e os instrumentos foram fornecidos por cientistas europeus e americanos. A NASA foi responsável pelo lançamento e agora é responsável pelas operações da missão. Grandes antenas  de rádio ao redor do mundo formam a Rede de Espaço Profundo da NASA (figura abaixo) e são usados para controlar a nave espacial para além da órbita da Terra. O controle da missão é baseado em Goddard Space Flight Center em Maryland.
Rede antenas de Espaço Profundo da NASA
Rede antenas de Espaço Profundo da NASA

A nave espacial Soho é um observatório em posição privilegiada. Ficará atenta especialmente às ondas gigantes (ejeção de massa coronal) que agitam a superfície solar. É um meio indireto mas engenhoso de saber o que está se passando nas regiões interiores do Sol. O Soho também fará medições constantes do chamado vento solar, uma corrente de plasma que está constantemente se desgarrando do Sol e indo para todo siatema solar. As observações feitas a partir das naves da missão SOHO são usadas para testar várias teorias. As teorias distribuem-se em duas categorias: 1- modelos de stresse, nos quais a energia é extraída de campos magnéticos que rodeiam a coroa, 2- modelos de ondas, nos quais a energia é depositada por ondas que se propagam de baixo para cima. Atualmente, crê-se que a energia provém de campos magnéticos que são constantemente agitados e desviados, mas a investigação continua.

 FONTE: http://bussoladeplasma.wordpress.com/2013/01/21/soho-observatorio/

terça-feira, 26 de novembro de 2013

CHUVAS MELHORAM ENERGIA NO NORDESTE

País

Chuvas devem melhorar produção de energia no NE

Elevação pode contribuir para desligamento das térmicas

Jornal do BrasilGabriella Azevedo*
As chuvas de fim de ano finalmente chegaram e devem contribuir para um cenário mais favorável para o sistema elétrico brasileiro. O Nordeste, que estava em alerta por conta do baixo nível do reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, responsável pelo abastecimento da região, deve respirar aliviado neste fim de ano, com a maior incidência de chuvas na cabeceira do Rio São Francisco neste mês de novembro. Se o cenário de chuvas se mantiver e o nível dos reservatórios atingir a capacidade necessária, o despacho das termelétricas pode ser reduzido, o que significa economia no bolso do consumidor brasileiro.
Na próxima quarta-feira (04/12), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), composto pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se reúne mais uma vez em Brasília para realizar a avaliação mensal do sistema elétrico do país. A reunião avalia a situação dos reservatórios nacionais e determinará, se necessário, as medidas a serem tomadas, tais como a permanência da utilização das termelétricas ou a sua redução ou desligamento.
No caso de Sobradinho, até o mês passado, o reservatório estava com menos de 30% da sua capacidade ocupada, recebendo transmissão de energia principalmente do Sudeste e Sul, este último com 96% da sua capacidade total. As duas regiões têm enviado em torno de 3 mil MW médios ao Nordeste. A transferência já chegou a ser de 3,8 mil MW médios, mas desceu para 3 mil MW médios após a queimada no Piauí, que provocou o desligamento de uma linha de transmissão no estado, no mês de agosto deste ano.
Com menos energia sendo enviada, o CMSE havia determinado que a compensação energética fosse feita pelo despacho de térmicas, que geram os 800 MW médios restantes para atender o Nordeste. O atual despacho térmico total para o país tem sido da ordem de 10,5 mil MW médios, levando em conta um custo marginal de operação de R$ 260/MWh. Caso a previsão climática positiva se confirme, a redução do uso das termelétricas fica cada vez mais provável. 
No mês passado, o presidente da ONS, Hermes Chipp, já havia afirmado em coletiva de imprensa que as previsões meteorológicas, realizadas pela ONS em parceria com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), apontavam para um fim do ano de chuvas, ao contrário do fim de 2012, que foi extremamente seco. O presidente havia afastado qualquer possibilidade de apagão e afirmou que a incidência de chuvas já se concentravam nas principais bacias do sistemas, incluindo a cabeceira do Rio São Francisco, e se estenderia pelo último trimestre do ano.

*Do programa de estágio do Jornal do Brasil

COMETA ISON RUMO AO SOL

Não poderia deixar de colocar esta fantástica imagem do cometa Ison rumo ao Sol e ainda não se sabe, se ele se desintegrará.



atualizado às 14h35

Nasa registra viagem de "cometa do século" em direção ao Sol


O Observatório de Relações Terrestres e Solares (Stereo, na sigla em inglês), que monitora o Ison, o "cometa do século", registrou a movimentação do corpo celeste em seu trajeto em direção ao Sol durante os dias 20 e 22 de novembro. Na imagem, além da Terra e do planeta Mercúrio, o cometa Encke também pode ser visto em movimento no centro do cenário.


O Sol está fora do campo de visão da câmera, mas sua presença é notada pelo intenso fluxo de vento solar movendo-se pelo espaço a partir da direita.

MUITA CHUVA NO SUDESTE NO BRASIL

Imagem pelo Meteosat das 14h de 26 de novembro, vemos um vórtice ciclônico de altos níveis(VCAN) sobre o sudeste do Brasil e oceano Atlântico onde causa muita chuva. Grandes instabilidades na Amazônia e uma frente fria ao sul do Paraguai, nordeste da Argentina e fronteira Brasil/Uruguai onde causa chuvas e trovoadas.


Chuvas deixam dez cidades do Rio de Janeiro em alerta

Frente fria atinge o Estado desde o fim de semana; no domingo, homem foi levado pela correnteza e morreu em Nova Iguaçu

26 de novembro de 2013 | 11h 26

    Thaise Constancio - O Estado de S. Paulo
    RIO -  O Rio Capivari, na Baixada Fluminense, deixa as cidades de Belford Roxo e Duque de Caxias em estado de alerta para possíveis cheias nesta terça-feira, 26. Outras oito cidades da Baixada Fluminense e da Região Serrana do Rio permanecem em estado de atenção devido à frente fria que está sobre o Estado desde o fim de semana.
    No domingo, 24, Antônio Rocha do Nascimento, de 42 anos, foi arrastado no Rio Iguaçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele tentava atravessar uma ponte que não tinha mureta de proteção e acabou sendo levado pela correnteza. O corpo de Nascimento só foi encontrado na segunda-feira, 25, a cerca de dois quilômetros do local da queda.


    26/11/2013 12h50 - Atualizado em 26/11/2013 12h50

    Macaé, RJ, está em estágio de atenção por causa das chuvas

    Inmet também fez o alerta a quatro municípios da Região Serrana.
    Existe a possibilidade de aumento do nível dos rios.

    Do G1 Região dos Lagos
    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou que cinco minicípios do interior do estado do Rio estão em estágio de atenção por causa da chuva. Existe a possibilidade de aumento do nível dos rios nas cidades de Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim.
    Em Macaé, a previsão é que a ressaca dure até a próxima quinta-feira (28) com ondas podendo chegar a até dois metros e meio de altura. Na orla do bairro Fronteira a água invadiu a barreira de pedras. A Defesa Civil informou que está monitorando a área, assim como outros pontos críticos da cidade como os bairros Sol e Mar, Visconde de Araújo e Campo Doeste. A população pode acionar a  Defesa Civil através do telefone 199.
    A Prefeitura da cidade informa que, por conta da forte chuva que atinge o município desde a madrugada desta terça-feira (26), o prefeito, Dr. Aluízio, o secretário de obras, Antônio Nunes pires, e o secretário de limpeza pública, Célio Chapeta, estão desde às 5h da manhã  acompanhando os pontos de alagamento na cidade.

    No bairro Imboassica, o trecho em que está sendo feita a obra de macrodrenagem é o ponto mais crítico de alagamento. Outros locais como Linha Verde, Linha Azul e alguns pontos da RJ-106, apresentam retensão de água. No momento o índice pluviométrico é de 69 mm e a maré está cheia. A orientação para os motoristas é que redobrem a atenção, reduzam a velocidade e mantenham os faróis acessos.


    26/11/2013 17h28 - Atualizado em 26/11/2013 17h54

    Defesa Civil divulga número de desabrigados pela chuva no ES

    Em Vila Velha, há nove pessoas desabrigadas.
    Em Domingos Martins, 32 pessoas estão desalojadas.

    Do G1 ES
    Mais alagamentos foram registrados no bairro Cobilândia, em Vila Velha. (Foto: Matheus Henrique/VC no G1)Mais alagamentos foram registrados no bairro Cobilândia, em Vila Velha. (Foto: Matheus Henrique/VC no G1)
     

     
     
    A Defesa Civil Estadual do Espírito Santo divulgou durante a tarde desta terça-feira (26) o balanço com o número de pessoas atingidas pela chuva. Há nove pessoas desabrigadas e cinco desalojadas no município de Vila Velha,  32 desalojados no município de Domingos Martins e 2 desalojados em Cariacica. Já a Defesa Civil Municipal de Cariacica registrou 36 desalojados. As principais ocorrências registradas por moradores são relacionadas a alagamentos, sendo os municípios de Vila Velha, Cariacica, Vitória, Serra e Viana os mais afetados. Mantém-se o alerta de chuva volumosa para a região.
    De acordo com a Defesa Civil estadual, 21 edificações foram danificadas em Vila Velha. Nove residências também estão alagadas no município, sendo seis apenas no bairro Barramares. O Plano de Contingência já foi acionado pela Defesa Civil municipal.
    Além disso, deslizamentos ocorreram nos bairros Jardim Tropical e Planalto Serrano, na Serra, também na Grande Vitória. Há alagamento no bairro José de Anchieta II, no município.
    Há alerta de risco de movimento de massa para os municípios de Bom Jesus do Norte, no Sul do estado, e para Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha. Com isso, mantém-se o alerta de chuva volumosa, conforme informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
    Volume de chuva
    De acordo com os meteorologistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nas últimas 24 horas, choveu mais da metade do que o esperado para novembro, em Viana, na Grande Vitória, e 39% do esperado para Vitória, para o mesmo mês.

    O Incaper informou que o volume previsto para chover em novembro, em todo o estado, é de 219,5 milímetros, mas já atingiu a marca de 209,6 milímetros, nesta terça-feira. Na Grande Vitória, até o momento choveu um total de 147mm nas últimas 24 horas, também segundo o Instituto.

    O meteorologista Bruce Pontes disse que a chuva vai continuar no decorrer do dia variando de intensidade em toda Grande Vitória, São Mateus, Alfredo Chaves, Presidente Kennedy, Anchieta, Rio Novo do Sul e em toda região Serrana.

    Peixes em avenida alagada
    Três peixes foram capturados no meio da rua, durante alagamentos provocados pelas chuvas no bairro Barramares, em Vila Velha, na Grande Vitória, na manhã desta terça-feira. A comerciante Diva da Silva, de 51 anos, contou ao G1 que pescou um dos peixes com as mãos. Os moradores reclamam dos constantes alagamentos em todo o bairro. A Prefeitura de Vila Velha informou que iniciou neste mês as obras de macrodrenagem para a acabar com as constantes enchentes que causam transtornos aos moradores da região.

    Diva da Silva contou que duas amigas passavam pela avenida Primavera quando viram o peixe se debatendo. “Eu estava na minha padaria e fui ver. Um dos peixes que estava perto do esgoto eu consegui pegar com a mão mesmo. Todas as vezes que chove, nosso bairro fica prejudicado. Foi uma surpresa encontrar peixe assim por que aqui no nosso bairro não tem rio”, contou Diva.
    Segundo os moradores, cada peixe pesa aproximadamente 3 kg. Os animais foram colocados em baldes para que outros moradores pudessem.

    Ambulância para de funcionar
    Uma ambulância parou de funcionar enquanto tentava passar por uma área alagada na Avenida Carlos Moreira Lima, no bairro Bento Ferreira, em Vitória, na manhã desta terça-feira. Veículo estava indo buscar um paciente. Um motorista que passava próximo ao local foi quem guinchou a ambulância com uma corda. Por conta das chuvas que atingem a Grande Vitória, desde esta segunda-feira (25), vários pontos também tiveram alagamentos e outros condutores também reclamaram que tiveram problemas nos motores dos veículos.

    A ambulância estava indo até o Hospital São Lucas, na capital, para buscar um paciente que precisava realizar um exame. "Infelizmente não tínhamos o que fazer. O carro ficou ilhado mesmo, agradeci ao Teodoro por ter ajudado a gente, mas por conta do nosso atraso, o exame do paciente precisou ser remarcado para o dia seguinte", disse o socorrista Victor Miguel.
    Ambulância ficou presa em alagamento, em Vitória (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Ambulância ficou presa em alagamento, em Vitória (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
     
    Buraco na Norte Sul
    Um buraco no meio da Avenida Norte Sul, na Serra, tem causado muitos transtornos a motoristas. O asfalto cedeu por causa da chuva, nesta segunda-feira (25). Na última noite, o carro de um estudante acabou caindo no local. A prefeitura informou que vai enviar uma equipe, nesta terça-feira, para sinalizar o buraco e tentar resolver o problema o mais rápido possível.

    O trecho da avenida onde está o buraco passou recentemente por uma obra da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), ocasião que o asfalto precisou ser refeito. Com a chuva, o trecho começou a dar problemas e o carro de um estudante acabou caindo no buraco. Apenas com o auxílio de um guincho ele foi retirado do local.
    Asfalto cedeu na Avenida Norte Sul e formou um grande buraco (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Asfalto cedeu na Avenida Norte Sul e formou um grande buraco (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
     

    segunda-feira, 25 de novembro de 2013

    FORTES TORMENTAS EM BUENOS AIRES

     Imagem de ontem, 24 de novembro às 23h, mostra forte tempestade na região de Buenos Aires, com chuvas e trovoadas e queda de granizo. No mapa abaixo, vemos as descargas elétricas(raios) no momento da imagem:

    infobae.com

    Rige una alerta por tormentas fuertes en la Ciudad de Buenos Aires

    Según informa el Servicio Meteorológico, lluvias de variada intensidad caerán sobre diferentes zonas de CABA,  Provincia de Buenos Aires, Córdoba, Entre Ríos, La Pampa, La Rioja, San Luis y Santa Fe. Se espera una máxima de 24 grados
    El SMN emitió una alerta "áreas de lluvia y tormentas de variada intensidad" desde la madrugada de hoy para el norte, centro y sudeste de la Provincia de Buenos Aires, zonas de Córdoba, Entre Ríos, noroeste de La Pampa, este de La Rioja, centro y norte de San Luis y sur de Santa Fe.

    Aclara además que algunas de las tormentas podrán alcanzar durante esta jornada una fuerte intensidad y abundante caída de agua en períodos cortos de tiempo, ráfagas de viento y ocasional caída de granizo.
    Según el parte, "el desplazamiento de un frente frío desde el norte de la Patagonia provoca áreas de lluvias y tormentas sobre la zona de cobertura".
    Asimismo, la jornada en la ciudad de Buenos Aires y alrededores se presenta con lluvias y tormenta, cielo nublado, vientos del sector norte con ráfagas, desmejorando hacia la noche con un marcado descenso de la temperatura, que registrará una máxima de 24 grados.
    Para el día de mañana, se espera cielo nublado con probabilidad de chaparrones y tormentas, vientos moderados y posterior descenso de la temperatura, con mínima y máxima que se ubicarán entre los 16 y 22 grados.
    En tanto, y siempre según el SMN, el miércoles el clima todavía seguirá inestable con cielo parcialmente nublado o nublado, vientos leves provenientes del sur y temperaturas que oscilarán entre los 16 y 24 grados.