Seguidores

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FORTE TEMPESTADE SOBRE O RIO GRANDE DO SUL


Imagem das 07h de 21 de outubro mostra forte instabilidade sobre o Rio Grande do Sul onde causa chuvas e trovoadas, com queda de granizo isoladas. A causa é uma baixa pressão que se formou no norte da Argentina de 998hPa, bem baixa para a região.

Abaixo, imagem das descargas elétricas que ocorrem no momento da imagem de satélite. 


Aqui outra imagem das descargas elétricas que ocorrem no momento da imagem de satélite:

Imagem visível das nuvens às 08h de 21.10.2013

 Fotos pela webcam das 08h de 21.10.2013 de Porto Alegre acima e Farroupilha na Serra Gaúcha em baixo.



DO CLIMATEMPO

Vento forte em Santa Maria (RS)

21 de outubro de 2013 às 03:36 por Paulo Takeshi
  
Áreas de instabilidade que acompanham o avanço de uma frente fria provoca vento forte agora em Santa Maria. Os registros do aeroporto local indicam vento de sul com rajadas de 48km/h e trovoadas. Não há ainda registro de chuva, mas há intensa atividade elétrica. A região teve dia quente com temperatura chegando a 35 graus por 4 horas, com umidade relativa caindo até 17%. No momento, a temperatura está em 23 graus.

Previsão de chuva forte no Rio Grande do Sul

21 de outubro de 2013 às 04:06 por Paulo Takeshi
 
Uma frente fria que avançou pelo  sul e oeste do Rio Grande do Sul  durante a madrugada provocou pancadas de chuva em algumas áreas próximo a fronteira com o Uruguai, acumulando volume de cerca de 25mm em Santana do Livramento, 17mm em Uruguaiana e 12mm em Bagé, acompanhada de intensa atividade elétrica e ventos fortes. O sistema deverá ganhar força nas próximas horas e deslocar pelo estado no decorrer desta segunda-feira, provocando temporais, inclusive na capital. No final do dia deverá estar avançando sobre o estado de Santa Catarina e oeste do Paraná.

JORNAL ZERO HORA
21/10/2013 | 06h44

Temporal generalizado, com granizo e rajadas de vento de 80 km/h, marca esta segunda-feira no RS

Chuva deve cobrir o Estado entre o final da manhã e o início da tarde, registrando alto volume nas regiões Norte e Noroeste


Temporal generalizado, com granizo e rajadas de vento de 80 km/h, marca esta segunda-feira no RS Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Porto Alegre amanheceu com termômetros na casa dos 20°C e chuva Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Após um final de semana de sol e calor, um temporal generalizado provoca um alto volume de chuva pelo Rio Grande do Sul, com direito a rajdas de vento de até 80 km/h, granizo e acumulados na casa dos 70 mm. As temperaturas fora altas neste amanhecer, mas ao longo do dia o clima deve ficar ameno.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, uma frente fria com umidade amazônica provoca a virada do tempo no Estado. O deslocamento dessa árera de instabilidade acontece do Sul para o Norte. A queda de granizo, além da grande quantidade de descargas elétricas, pode ser generalizada.
— A chuva deve permanecer sobre o Estado ao longo da semana, mas com menos força. É possível que nas regiões das Missões e Noroeste, sejam registrados, nesta semana, a precipitação do mês — afirma o meteorologista.

Imagem de satélite com a área de instabilidade sobre o estado. Regiões rosa e branca apresentam maior probabilidade de queda de granizo.
Foto: Reprodução, Cptec-Inpe


A estação RBS em Uruguaiana registrou, até as 6h, 72 mm de chuva, o equivalente a 45% da média mensal. Em Bagé, na Campanha, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 45 mm de chuva. O Inmet também registrou rajadas de vento de 81 km/h em Quaraí, e 75 km/h em Uruguaiana.
As temperaturas máximas foram registradas na madruga, com 23,6°C em São Luiz Gonzaga, e 21,8°C em Santo Augusto. Em Porto Alegre, o Inmet registrou 20,8°C. Para Oliveira, ao longo do dia a temperatura deve cair, com as mínimas acontecendo à noite, quando as temperaturas devem ficar entre os 15°C e os 20°C pelo Estado.

Pontos roxos apresentam a ocorrência de descargas elétricas pelo Estado
Foto: Reprodução, Cptec-Inpe



Previsão do tempo


Capital: O tempo muda e pode chover forte principalmente no decorrer da tarde. A temperatura diminui em relação ao dia anterior. Mínima de 19°C e Máxima de 24°C

— Pelotas: Tempo volta a mudar e ocorrem pancadas de chuva desde o período da manhã. A temperatura fica mais baixa. Mínima de 19°C e Máxima de 25°C

— Caxias do Sul: O tempo muda e pode chover forte principalmente no decorrer da tarde. A temperatura diminui em relação ao dia anterior. Mínima de 18°C e Máxima de 22°C

— Santa Maria: O tempo muda e pode chover forte principalmente no decorrer da tarde. A temperatura diminui em relação ao dia anterior. Mínima de 18°C e Máxima de 26°C

— Litoral: Tempo instável, com chuva no decorrer da tarde e mar um pouco agitado com ondas de 1,2m de altura.
 TERRA NOTICIAS

atualizado às 10h52

Temporal com ventos atinge RS e deixa mais de 100 mil clientes sem luz

Houve queda de granizo e ventos de 120 km/h no norte do Estado, onde casas foram destelhadas durante a tempestade


Um temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira deixou pelo menos 114 mil clientes sem luz no Estado. Chuvas e ventos fortes mudaram o tempo na região, causando destelhamentos de casas e quedas de árvores em várias cidades, inclusive em Porto Alegre. Houve queda de granizo em Lagoa Vermelha (RS), e os ventos chegaram a 120 quilômetros por hora em Santa Rosa (RS) - ambos no norte do Estado.

A maior parte dos pontos sem energia elétrica - cerca de 100 mil - pertence à concessionária Rio Grande Energia (RGE). Os municípios mais atingidos são os da região de Santa Rosa, Santo Ângelo, Palmeira das Missões e Passo Fundo.

Na área de concessão da empresa AES Sul, há cerca de 14 mil clientes sem luz em Uruguaiana, Santiago, Santana do Livramento e Alegrete. Na região da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), faltou energia elétrica em alguns pontos de Porto Alegre.

Segundo a Defesa Civil do Estado, nenhum município havia decretado situação de emergência até a metade da manhã. Alguns moradores de Santa Rosa comunicaram o destelhamento de casas diretamente ao órgão estadual, mas não há registro de feridos.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário