Seguidores

sábado, 5 de outubro de 2013

TUFÃO DANAS CHEGA NO JAPÃO



 IMAGENS EM TEMPO REAL
 HOJE, 07 DE OUTUBRO

Tufão Danas
Ventos de 201 km/h e deslocamento no sentido noroeste a 10 km/h EM DIREÇÃO AO JAPÃO.


 

HOJE, 06 DE OUTUBRO

Tufão Danas
Ventos de 168 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 13 km/h EM DIREÇÃO AO JAPÃO.









CARTA SINÓTICA ATUAL
Vemos o Tufão Danas(baixa pressão) com pressão atmosférica de 940hPa ao sul do Japão.
-

Mundo Nipo - Cultura japonesa e notícias da Ásia
Mundo-Nipo

Novo tufão deve atingir sul do Japão na terça-feira

06/10/2013 - 08:43

Do Mundo-Nipo
Um poderoso tufão pode se aproximar da região de Kyushu, sul do Japão, na terça-feira (08), informou neste domingo (06) a Agência Meteorológica do Japão.

Trajeto previsto para o tufão de número 24, apelidado de Danas (Imagem: Agência Meteorológica do Japão)
Trajeto previsto para o tufão de número 24, apelidado de Danas (Imagem: Agência Meteorológica do Japão)
O tufão de número 24, apelidado de Danas, deve chegar perto das ilhas de Okinawa e Amani, esta última em Kagoshima, na segunda-feira (07) e se mover para o nordeste.
A agência alertou para ventos fortes e ondas grandes.
Ás 06h00 deste domingo (hora local), o mais recente tufão estava a cerca de 490 km a sudoeste da Ilha Minami-Daito, província de Okinawa, movendo-se a uma velocidade de 30 km/h, com rajadas de até 198km/h.
Outro tufão atingiu neste domingo a província de Okinawa, causando ventos e chuvas fortes.
A partir das 07h00 (hora local) de domingo, o tufão se movia a cerca de 130 km ao norte da Ilha de Ishigaki, província de Okinawa, a 15 km/h.

Autoridades aconselham evacuação no sul do Japão devido a tufão

07/10/2013 - 08:27

Do Mundo-Nipo
Ventos e chuvas fortes causados pelo tufão Danas levaram municípios no sul do Japão a emitirem alertas de evacuação nesta segunda-feira (07).

Tufão Danas (Imagem: Agência Meteorológica do Japão)
Tufão Danas (Imagem: Agência Meteorológica do Japão)
Na manhã desta segunda-feira (hora local), a cidade de Yoron, província de Kagoshima, instou cerca de 2.500 famílias a abrigarem-se.
Funcionários da cidade de Nago, província de Okinawa, emitiram um alerta de evacuação para 4.000 famílias em áreas costeiras na parte da tarde (hora local).
O tufão Danas, 24º do ano, estava se movendo em direção ao norte nesta segunda-feira e deve chegar perto da Ilha Amami, em Kagoshima, à noite, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
Por volta das 09h00 (hora local), o tufão estava cerca de 270 km de Naha, em Okinawa, e movendo a uma velocidade de 35 km/h.


atualizado às 03h51

Manobras militares com EUA na Coreia são suspensas por tufão

Um tufão que se aproxima do extremo sul da península coreana obrigou a suspensão, nesta terça-feira, das manobras de três dias programadas pelas forças militares da Coreia do Sul, EUA e Japão, que foram alvo de ferozes críticas do regime de Pyongyang.

O tufão Danas, que se aproxima do território continental sul-coreano com fortes ventos e ondas, obrigou a suspensão dos exercícios militares dos aliados, que ainda não têm uma nova data programada, informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul.

"Por enquanto, se desconhece se os exercícios serão adiados ou cancelados", afirmou o porta-voz, após revelar que as autoridades de defesa sul-coreanas e americanas estão fazendo contato neste momento para tomar uma decisão a respeito.

As manobras estavam programadas para começar hoje e iriam até a quinta-feira nas águas sul-coreanas e teriam a participação do porta-aviões nuclear USS George Washington, um dos grandes navios da Marinha americana que se encontra atracado há vários dias no país asiático.

Os exercícios militares despertaram duras críticas da Coreia do Norte, pois os considera como uma ameaça de agressão ao seu país, elevando a tensão na região.

O regime de Kim Jong-un pôs hoje suas tropas em estado de emergência e "preparadas para iniciar operações", segundo a agência estatal "KCNA", como uma resposta às manobras.

A Coreia do Norte advertiu aos EUA que a presença do porta-aviões George Washington pode causar "os desastres mais imprevisíveis" e condenou à nova estratégia de defesa de Seul e Washington, que na semana passada confirmaram sua intenção de fazer um ataque preventivo se Pyongyang resolver utilizar suas armas nucleares.

Deste modo, a tensão na península coreana se elevou de novo após a etapa de diálogo que sucedeu à agressiva campanha de ameaças feitas nos meses de março e abril pelo regime de Kim Jong-un.

Em relação ao tufão, espera-se que amanhã cause chuvas em toda a Coreia do Sul, sem provocar danos graves, mas as autoridades do país advertiram à população para que tome precauções.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário