Seguidores

terça-feira, 15 de outubro de 2013

TUFÃO WIPHA NO JAPÃO

 INFO ABRIL
      17/10/2013 08h47

Tufão causa vazamento de elementos radioativos em Fukushima

fukushimaGovernador de Fukushima, Yuhei Sato (capacete laranja) inspeciona o reator 4 da central nuclear em 15 de outubro
A operadora da central nuclear de Fukushima informou na madrugada desta quinta-feira (17) que recolheu água radioativa de um canal que conduz ao mar, em um incidente provocado, provavelmente, pelas fortes chuvas do tufão Wipha.
Níveis de entre 1.400 e 2.300 becquerels/litro de radiação beta (provocada especialmente por estrôncio 90) foram descobertos na água deste canal que liga uma zona do lado da morro onde estão instalados depósitos de água radioativa ao oceano Pacífico.

O nível de 1.400 becquerels/litro foi detectado a cerca de 150 metros do mar, e os índices mais elevados, de 2.000 e 2.300 becquerels/litro, em dois pontos mais acima.
"Pensamos que devido ao tufão, a chuva arrastou com ela terra contaminada para o canal", o que elevou a radioatividade, explicou a Tokyo Electric Power (Tepco), que opera o complexo.
"Vamos proceder com a limpeza", destacou a companhia, que irá verificar os eventuais efeitos no mar da água radioativa acumulada devido ao acidente nuclear ocorrido em 2011.

 

 

 

 

 REVISTA VEJA  - EDITORA ABRIL 

16/10/2013 - 10:12

Ásia

Passagem de tufão provoca morte de 17 pessoas no Japão

Fenômeno chegou a atingir capital do país e usina de Fukushima

Mulher caminha em área inundada pelo tufão Wipha
Mulher caminha em área inundada pelo tufão Wipha  (EFE)
A passagem de um tufão provocou a morte de dezessete pessoas no Japão, nesta quarta-feira. Outras 50 pessoas estão desaparecidas e cerca de 20 000 tiveram de deixar suas casas.
A área mais atingida pelo tufão Wipha foi a ilha de Izu Oshima, que fica a cerca de 120 quilômetros ao sul da capital, Tóquio. A tempestade desencadeou deslizamentos de terra num trecho de dois quilômetros de serra e provocou inundações. Dezesseis pessoas morreram no local. 
Leia também: Tufão atinge China e força 750 mil a deixarem suas casas
Mais de 350 residências foram danificadas ou destruídas na região, incluindo 283 em Izu Oshima Cerca de 8 200 pessoas vivem na ilha.
Em Tóquio, a tempestade chegou a parar alguns serviços ferroviários, mas não provocou maiores estragos. Na capital, apenas uma morte foi registrada: a de uma mulher que caiu em um rio. 
A tempestade também não causou maiores estragos ao passar pela usina nuclear de Fukushima, de acordo com a operadora Tokyo Electric Power Corp Tepco). Por precaução, a operadora cancelou todos os trabalhos externos e prendeu o maquinário enquanto a tempestade se aproximava.
Horas depois de atingir a região, o tufão foi rebaixado para tempestade tropical. No auge, chegou a registrar ventos sustentados de 126 quilômetros por hora, com rajadas de até 180 quilômetros.
A agência meteorológica do Japão disse que o Wipha foi o tufão mais forte a se aproximar do leste do país desde outubro de 2004, quando o tufão Ma-on matou sete pessoas ao atingir a região de Kanto, que inclui a área metropolitana de Tóquio e outras sete prefeituras. 
(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)

 

Poderoso tufão aproxima-se do Japão e deve chegar a Tóquio

15/10/2013 - 08:37
Do Mundo-Nipo
O poderoso tufão Wipha está se movendo em direção as regiões centro e leste do Japão, Tóquio e províncias vizinhas, e deve chegar a terra firme na quarta-feira (16), segundo a Agência de Meteorologia do Japão.

(Imagem: Agência Meteorológica do Japão)
(Imagem: Agência Meteorológica do Japão)
O tufão número 26 é o mais forte a atingir a área em torno de Tóquio nos últimos 10 anos.
A agência de meteorologia japonesa emitiu um alerta de evacuação antes da chegada das chuvas e ventos fortes em amplas áreas do oeste e norte do Japão.
A partir das 16h00 desta terça-feira (15), hora local, o tufão estava viajando para o norte e nordeste a 35km/h no Oceano Pacífico, com pressão atmosférica de 945 hectopascals e ventos de até 144 km/h perto de seu centro. Na noite desta terça-feira os ventos devem tornarem-se mais fortes.
Chuvas torrenciais de mais de 80 milímetros por hora são esperadas em alguns locais do país. A região de Tokai deve receber até 400 milímetros de chuva até meio-dia de quarta-feira (16).
Agência de Gestão de Desastres e Incêndio do Japão instou governos locais a intensificarem os alertas de evacuação. As autoridades pediram cautela contra ventos fortes, ondas altas, deslizamentos de terra e inundações.
Cerca de 18 voos domésticos programados nesta terça-feira no Aeroporto de Haneda , em Tóquio, foram cancelados.
As informações são da rede NHK.


Nenhum comentário:

Postar um comentário